A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi
completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo
brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de
posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a
liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando
Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17
segundos de vantagem para Davidson.
Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano
Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo
Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety
Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu
um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo
Cressoni e bater na curva do Café.
Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no
Campeonato Mundial de Endurance. "Esse resultado foi muito bom para
nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a
vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários
estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota",
comentou o francês.
Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que
impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. "Tivemos uma
grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas
vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível
disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito
especial, foi bom", disse.
Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da
corrida. "Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no
início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz", concluiu.
Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson,
Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar
com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao
longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal,
bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de
corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam
ameaçar o trio da KCMG.
O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que
chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com
os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e
Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em
relação aos vencedores da classe LMP2. "Esta primeira posição no
campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que
eu tive que contar com a sorte", comentou o campeão.
Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou
marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria
LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida,
ele falou."Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche
pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida
difícil".
"Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas
sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo
o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que
consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar
no pódio foi a realização de um sonho", encerrou Tom.
A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC terá início
no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na
Inglaterra.
Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1 - Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1) - 249 voltas
2 - Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1) - à 0s170
3 - Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team
Joest/LMP1) - à 1 volta
4 - Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1) - à
1 volta
5 - Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team
Joest/LMP1) - à 1 volta
6 - Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2) - à
24 voltas
7 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28
voltas
8 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à
28 voltas
9 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
10 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29
voltas
11 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin
Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
12 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à
29 voltas
13 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin
Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
14 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin
Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
15 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF
Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
16 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am)
- à 32 voltas
17 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed
Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
18 - Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion
Racing/LMP1) - à 35 voltas
19 - Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche (Rebellion Racing/LMP1) -
à 38 voltas
20 - Sergey Zlobin, Nicolas Minassian, Maurizio Mediani (SMP Racing/LMP2) -
à 42 voltas
21 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF
Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas
Não completaram
Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche Team/LMP1) - à 13
voltas
Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star
Motorsports-Ferrari/LMGTE-Am) - à 44 voltas
Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing/LMP2) - à 113
voltas
Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus/LMP1) - à 189 voltas
Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing/LMP2) - à 208
voltas
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