Uma das maiores aventuras
dos tempos modernos está prestes a começar. No próximo sábado, dia 3 de
janeiro, competidores de todas as partes do mundo partem de Buenos Aires, na
Argentina, para enfrentar o Rally Dakar em um percurso de mais de 9.000 quilômetros,
em meio ao desconhecido, durante 14 dias.
Os brasileiros
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Equipe Mitsubishi Petrobras, partem
para o desafio após um ano de muita preparação e conquistas, já que venceram o
Rally dos Sertões, maior prova do off-road nacional. Eles serão a única dupla
brasileira nos carros. "É uma grande responsabilidade. Mas vamos enfrentar
todos os outros países e todas as outras equipes para representar o Brasil da
melhor forma possível", afirma Guiga Spinelli.
Desde 2009, o Rally
Dakar é realizado na América do Sul. A mudança de continente não tirou todo o
glamour que consagrou a prova em todo o mundo, nem diminui sua dificuldade.
Sempre com roteiros
inéditos, os pilotos não sabem o que irão enfrentar até horas antes da largada.
O dia pode ser sob o forte calor do Deserto do Atacama, com suas gigantescas
dunas, ou enfrentando o frio e a altitude da Cordilheira dos Andes. Todos esses
elementos, somados a alta quilometragem, tornam este um dos maiores desafios do
off-road mundial.
Na edição 2015, a
ASO, organizadora da prova, traz de volta a etapa maratona, onde os
competidores não podem ter apoio mecânico de suas equipes. "É bem crítico,
pois não temos a revisão tradicional no carro. Serão dois dias que passam a ser
somados como um, totalizando 1.380 km e 553 km de especiais", explica
Guiga. A etapa maratona abrange o 10º e 11º dias, entre as cidades de Calama
(CHL) e Termas Rio Hondo (ARG).
Outras
peculiaridades já tiram o sono dos competidores, como o dia mais longo da
história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e
Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que será realizada
a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique. "Estamos com
dois carros e com uma equipe bastante experiente que irá nos ajudar a buscar os
melhores resultados possíveis", garante Spinelli. O total de especiais do
Dakar 2015 é de 4.578 km.
Equipe Mitsubishi Petrobras
Com uma estrutura
de ponta, a Equipe Mitsubishi Petrobras vai para o Rally Dakar com dois ASX
Racing, desenvolvidos para enfrentarem as mais adversas situações. É chefiada
pelo francês Thierry Viardot, responsável pelos doze títulos da Mitsubishi no
Rally Dakar.
Além de Guiga e
Youssef, o time é formado pela experiente dupla portuguesa Carlos Sousa e Paulo
Fiuza que, na estreia com o ASX Racing em outubro, venceram o Atacama Rally.
"Receber o convite para fazer parte da Equipe Mitsubishi Petrobras foi um
grande prazer. Disse sim logo de cara. Não só pelo Guiga, mas pelo carro e
pelo projeto", comenta Sousa. "Será muito bom estar no Rally Dakar
com a Mitsubishi, marca onde obtive conquistas importantes e estive por anos.
Sem dúvida, contribuiu muito para o que sou hoje e acho que consegui retribuir
a confiança que a marca me deu ao longo dos anos."
Nascido em Almada,
Portugal, esteve durante muitos anos a bordo de veículos Mitsubishi, período em
que conquistou seus maiores feitos, como os quatro títulos no Campeonato
Português, considerado um dos mais disputados do mundo. Foi também nessa época
que alcançou sua melhor posição no Rally Dakar, o quarto lugar na classificação
geral.
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