Pole position,
melhor volta da corrida e melhor tempo médio na curta história do Campeonato
FIA de Fórmula E deram o tom do ePrix de Punta del Este. O traçado uruguaio
configurou um poderoso desafio, com pista desnivelada, empoeirada e estreita,
além da tradicional gestão da energia. Neste cenário, Sébastien Buemi se
mostrou o mais dotado, oferecendo à e.dams-Renault sua primeira vitória da temporada.
Três semanas depois do ePrix de Putrajaya na Malásia, os
participantes do Campeonato FIA de Fórmula E rumaram para o Uruguai, para
realizar a terceira prova do ano em um dos países mais ecologicamente
responsáveis.
Dando continuidade ao trabalho de otimização dos carros,
as equipes da Renault Sport conheceram uma nova pista e desafios inéditos em
Punta del Este, com um traçado empoeirado, asfalto desigual e altas
temperaturas.
O trabalho realizado para obter uma confiabilidade
a cada dia melhor, máxima segurança e performances eficientes permitiu que os
carros Spark-Renault SRT01_E oferecessem um espetáculo mesmo com estas
condições, graças à arquitetura supervisionada pela Renault Sport.
Como prova da robustez dos monopostos, Jean-Éric Vergne
(Andretti Autosport) conquistou apole position mais rápida da história (média
de 134,1 km/h) da categoria recém-criada, mesmo tendo levemente tocado o muro
durante sua atuação.
Quando os semáforos se apagaram, Nelson Piquet Jr. (China
Racing) roubou a liderança do antigo piloto das World Series by Renault, que a
recuperou na décima terceira ultrapassagem. Nick Heidfeld (Venturi) e Sébastien
Buemi (e.dams-Renault) ganharam vantagem sobre o francês, mas o alemão foi
penalizado por não ter respeitado o tempo mínimo na troca de carro. Na
penúltima volta, Sébastien Buemi defendia sua posição de líder sobre Jean-Éric
Vergne, que foi obrigado a abandonar a prova. Assim, o suíço conquistou a
primeira vitória para a e.dams-Renault, tornando-se o novo líder do campeonato por
equipes. Nelson Piquet e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT), sempre na liderança
da classificação geral, o acompanharam no pódio.
Próxima etapa: Argentina,
para o ePrix de Buenos Aires, 10 de janeiro de 2015.
Para Eric Pasquier, Diretor de Marketing da Renault
Américas, “O Uruguai é um dos países mais adiantados em matéria de política
ambiental no continente americano. A organização de um ePrix em Punta del Este
está totalmente de acordo com esta filosofia. Este é o primeiro ePrix realizado
nas Américas, e será seguido por Buenos Aires, em janeiro. Utilizar a
competição para promover a tecnologia dos veículos elétricos é uma oportunidade
única, demonstrando também que a Renault é líder nesta área tanto nas pistas
como nas ruas. Nosso importador no Uruguai, a Santa Rosa, está totalmente
comprometido com a promoção dos veículos ZE (zero emissão). Trinta Kangoo ZE
foram fornecidos à companhia nacional de eletricidade em julho passado, e outro
acordo está em estudo atualmente. Em toda a região, o mercado de veículos
elétricos está deslanchando progressivamente, com nossos modelos presentes nas
ruas brasileiras, chilenas e colombianas, dentre outras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário