O Desafio Renault Experience, concurso acadêmico
promovido pelo Instituto Renault, encerra sua terceira edição com projetos
recebidos de universidades de todo o Brasil nas áreas de Engenharia, Design,
Negócios e Comunicação. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos com
ideias criativas e inovadoras para a indústria automobilística. Ao longo de
todo o ano, o Desafio Renault Experience recebeu mais de 240 trabalhos
acadêmicos.
Foram inscritos 54 projetos na área de Engenharia, 63 em
Design, 39 na área de Negócios (Marketing, Ciências Contábeis, Recursos Humanos
e Administração de Empresas) e 86 em Comunicação Social. Destes, 12 projetos
foram selecionados para a final, que consistiu na defesa presencial dos trabalhos
na Renault do Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR)
pelos membros das equipes finalistas de cada categoria, cuja banca de avaliação
era composta por executivos da montadora e outros profissionais do mercado.
Os critérios para os projetos consideraram aspectos como
inovação, viabilidade econômica e técnica, adequação à indústria
automobilística e sustentabilidade. Conheça abaixo os projetos vencedores:
Engenharia
Na área de engenharia, o universitário Rafael Palma
(UniBrasil - PR) conquistou o primeiro lugar com o projeto “Alarme de
advertência para acionamento do freio de estacionamento”, um alarme que dispara
se o condutor estiver saindo do veículo (porta aberta) sem ter acionado o
“freio de mão”. Não existe sistema similar no mundo todo.
Comunicação
Os estudantes Bianca Bezerra e Pablo Cruz (PUC-Rio) se
destacaram com o projeto “O que muda você”: um jogo que busca conscientizar os
jovens, a partir do tema Educação para o Trânsito. Para isso, os estudantes
criaram um aplicativo para smartphones que funciona como um simulador de
direção.
Design
O melhor projeto de Design ficou a cargo de Danilo Saito
(Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP) com o projeto “Renault Trip”. A
proposta é um veículo off-road elétrico
que resgata a essência do design do Renault Duster, somados ao charme dos
buggies da década de 1970, ideal para o público que quer liberdade e conforto,
com apelo sustentável.
Negócios
O projeto “Women to Top – Desenvolvendo o lado feminino para
a liderança”, dos universitários Caio Henrique de Souza e Thiago Teixeira
(Universidade Federal do Paraná) foi o grande destaque na categoria Negócios. A
proposta é um programa para potencializar a liderança feminina e tornar a
Renault referência no assunto.
O Desafio Renault Experience carrega a marca do projeto
Renault Experience que já mobilizou mais de 35 mil estudantes nas cerca de
300 palestras dadas pela Renault em todo o Brasil entre 2010 e 2013. Os
primeiros colocados receberam a premiação de R$ 10 mil; os que ficaram em
segundo lugar R$ 5 mil e, em terceiro, R$ 2,5 mil. Os professores orientadores
também foram reconhecidos com tablets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário