Uma experiência
de áudio tridimensional digna de um laboratório sonoro: a Audi torna esse
cenário uma realidade. O som 3D, que em breve entrará em uso na produção,
também possibilita que o ouvinte viva a experiência da altura espacial. O
acréscimo da terceira dimensão torna a impressão acústica ainda mais clara e
mais vívida. Essa rica experiência de áudio redefine o padrão de referência
para o prazer de ouvir música no carro.
Há muitos anos,
a Audi ganhou renome por estabelecer repetidas vezes novos marcos em termos de
qualidade do som. A tecnologia mais recente, o som 3D, estreará no Audi Q7 em
2015. Ela está disponível como um componente do Sistema de Som Avançado da Bang
& Olufsen e também do Som Surround da Bose. No seu coração há um complexo
algoritmo que calcula os sinais de controle para cada autofalante de forma
suave e precisa. A Audi o desenvolveu para o sistema da Bang & Olufsen em
parceria com o Instituto Fraunhofer para Circuitos Integrados de Erlangen.
No primeiro
estágio do processo, o software decompõe os dados da fonte musical nos seus
menores componentes espaciais. Ela faz isso usando as informações espaciais
contidas nos dados. Por exemplo, quando um artista está cantando no palco, o
piso, o teto e as paredes da sala de concerto refletem o som em diferentes
intervalos de tempo. O som é refletido ao tocar o solo em poucos milésimos de
segundos, ao passo que ele só é refletido por uma parede a 40 metros (131.2
pés) de distância após mais de 200 milésimos de segundos. Usando essas
diferentes reflexões sonoras, o algoritmo consegue calcular um modelo
matemático de qualquer sala de gravação. É irrelevante se o sinal de áudio é
gravado em mono, estéreo ou em um sistema 5.1 Surround Sound. O formato dos
dados da música e a sua fonte – tal com “online streaming”, rádio VHF ou CD –
também são irrelevantes.
O segundo
estágio do processo envolve o rearranjo das porções do som para que o padrão
sonoro dentro do carro corresponda ao padrão da sala de gravação original. Isso
requer um intenso esforço de cálculos. No Sistema de Som Avançado da Bang &
Olufsen, o processador de sinais digitais energiza 11 canais com um total de 23
autofalantes de tal forma que o som é igualmente preciso e harmonioso em cada
assento. Quatro autofalantes instalados nos postos A e cada um deles
alimentando seus próprios canais difundem as porções sonoras que geram a altura
espacial. Autofalantes desenvolvidos recentemente, tal como um subwoofer ampliado
de 200 milímetros (7,9 pol.) a 250 milímetros (9,8
pol.) e um novo amplificador agora com uma saída de 1.920 watts
garantem um prazer da audição do mais alto calibre. O sistema Surround
Sound da Bose, que gera o som surround com 20 autofalantes,
também possui quatro autofalantes localizados em uma posição mais alta para
gerar a terceira dimensão.
Com o som 3D, a
Audi mantém sua tradição de ser pioneira em soluções tecnológicas. Em 2005, por
exemplo, vimos o advento do som de altíssima qualidade no Audi A8 com o Sistema
de Som Avançado da Bang & Olufsen. O som premium da empresa
dinamarquesa chegou à categoria de carros compactos em 2012, quando ele surgiu
pela primeira vez na terceira geração do modelo Audi A3. O novo Audi TT deu um
passo importante em direção ao som 3D em 2014 com a adoção da tecnologia
Symphoria, um software desenvolvido mais uma vez em parceria com o Instituto
Fraunhofer para o processamento e reprodução de sinais de áudio.
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