terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista



Wagner Gonzalez

Ícone da história brasileira do automóvel e do automobilismo, Anísio Campos tem sua obra voltada para a indústria documentada em vídeo dirigido por sua filha. Em Maranello, a Ferrari anuncia Esteban Gutiérrez  como terceiro piloto e marca o retorno da bandeira mexicana à equipe desde a passagem dos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez. 



Anísio e seus carros
Vinicius de Moraes passou por esta vida e deixou marcas e hedonismo através de poesias e melodias. Para autoentusiastas de carteirinha não é difícil enxergar em Anísio Campos um paralelo com o embaixador, poeta e bon vivant carioca. Autodidata de traços, cores, e principalmente idéias, Campos já tem parte de sua obra registrada com boa dose de poesia no documentário “Homem-Carro”, dirigido por sua filha caçula, Raquel Valadares. Em 72 minutos de cenas o filme mostra o resgate literal e figurado de boa parte do trabalho desenvolvido por Anísio em mais de seis décadas dedicadas à arte, ao automóvel e ao automobilismo.

Produzido com recursos gerados pelo que um dia se chamava vaquinha — ação hoje ciberneticamente rebatizada de crowdfunding e na qual o empresário Eduardo Souza Ramos foi importante contribuinte —, o documentário foca basicamente nos carros desenhados por Anísio e que foram fabricados em maior ou menor escala. A possibilidade de contar com modelos restaurados e em condições de uso limitou essa escolha aos mini-carros construídos pela Dacon, ao bugue Tropi/Kadron, ao GT Malzoni e ao AC, sem dúvida um dos carros de corrida mais belos construídos no Brasil e cujo único remanescente de cinco modelos construídos está vivo por capricho do colecionador paranaense Claudio Mader. Exemplares do Topazzio e da Ergo estão em fase de recuperação comandadas pelo filho de Anísio, Rodrigo Junqueira, e também aparecem na produção.

A obra de Anísio Campos transcende o belo trabalho de Raquel e Alexandre Sivolella, a boa fotografia de Flora Dias e a trilha sonora criada por Rafael Bordalo e André Colares. As pinturas, os trabalhos em móveis, suas esculturas, a criação da antológica equipe Hollywood e outras facetas deste personagem tão criativo e carismático certamente não se encaixavam na proposta sobre o homem-carro idealizada  por sua filha; mesmo assim o DVD que será vendido através do site homecarrofilme.com.br é um item obrigatório para quem aprecia ícones da história do automóvel no País.

Ferrari contrata Gutierrez
Foi uma daquelas contratações que parecem esconder mais do que mostram: a Ferrari anunciou ontem a contratação do mexicano Esteban Gutiérrez como terceiro piloto para a temporada de 2015. Contemporâneo de Sérgio Pérez, Gutiérrez divide com o conterrâneo as atenções do automobilismo mexicano na Europa e é apontado por boa parte dos entusiastas do seu país como mais rápido que o rival. O que parece ter pesado na sua contratação pela Ferrari, porém, vai além disso; pode-se dizer que é o conjunto formado por sua experiência com os carros atuais, os dois anos que passou pilotando os carros da Sauber, impulsionados por motores de Maranello e, principalmente o suporte que tem de Carlos Slim e o apelo junto a um dos mercados mais promissores para a venda de super-esportivos.

Ainda no campo das contratações, a Williams anunciou ontem a chegada de Steve Nielsen para atuar como gerente esportivo. No currículo de Nielsen, que começou a trabalhar na F-1 em meados dos  anos 1980 como motorista do caminhão de empresa que fornecia alimentação às equipes, destaca-se uma carreira bem-sucedida com passagens pelas equipes Lotus, Tyrrell, Benetton, Honda, Renault, Lotus, Caterham e Toro Rosso, onde trabalhou em 2013.

Vitória do MCR na 12 Horas de Tarumã
O protótipo MCR pilotado por Vitor Genz, João Santanna, Carlos Kray e Christian Castro venceu a edição 2014 da 12 Horas de Tarumã, disputada no último fim de semana em Tarumã. A competição ganha importância ano a ano e, tradicionalmente voltada para o automobilismo local, reúne cada vez mais representantes de outros estados do País.

WG


Nenhum comentário:

Postar um comentário