domingo, 21 de dezembro de 2014

Volvo Cars e POC apresentam tecnologia para conectar carros e ciclistas

Em um movimento inovador na indústria automotiva, a Volvo Cars, em parceria com a POC, renomada fabricante de equipamentos de proteção esportivos, e a Ericsson, líder mundial em tecnologias de comunicação e serviços, irá apresentar uma revolucionária tecnologia de segurança que irá conectar carros e ciclistas pela primeira vez. A exposição do projeto acontece na CES International, em Las Vegas, entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2015.

A tecnologia consiste em uma conexão, via nuvem, entre o carro e o protótipo de capacete que irá estabelecer a ligação de duas vias de comunicação, gerando alertas de proximidade para os motoristas de carros da Volvo e para os ciclistas, como forma de evitar acidentes. Nenhum fabricante de automóveis lançou até agora tecnologia similar para resolver a questão, utilizando a conectividade como tecnologia de segurança.

O crescimento global do uso de bicicletas é contínuo. Isso resultou em um aumento de acidentes graves com ciclistas, algo inaceitável na visão da Volvo Cars e da POC, e que exige soluções inovadoras e certeiras. O sistema City Safety, da Volvo Cars, uma tecnologia que detecta, alerta e freia automaticamente para evitar a colisão com ciclistas foi o primeiro passo da indústria para aumentar a segurança dos ciclistas. Essa solução abriu caminho para a inovadora tecnologia conceitual de capacete, que será apresentada durante o CES International 2015.

Usando um aplicativo de celular popular entre ciclistas, como o Strava, é possível compartilhar a posição do ciclista em relação ao carro e vice versa, usando a rede de informações online da Volvo Cars. No caso de uma colisão iminente, os dois serão alertados – permitindo que se tomem as ações necessárias para evitar um potencial acidente. O motorista do Volvo será alertado da proximidade do ciclista por meio de um alerta no painel – mesmo se ele estiver em um ponto cego, atrás ou encoberto por outro veículo, ou em uma condição difícil de ser vista, como à noite. O ciclista será alertado por uma luz de alerta no capacete.

O inovador conceito é resultado de uma parceria 100% sueca entre a Volvo Cars, a POC, fabricante líder em equipamentos de proteção para esportes e a Ericsson, a líder mundial em tecnologias de comunicação e serviços. O inovador conceito de segurança, baseado em conectividade, gera interessantes oportunidades de desenvolvimento e também permite salvar vidas de usuários desprotegidos nas estradas.

Klas Bendrik, VP e Group CIO da Volvo Cars, comentou: "A parceria entre a Volvo Cars, POC e Ericsson é um marco importante na investigação dos próximos passos para a visão da Volvo Cars de construir carros que não se envolverão em acidentes. O nosso sistema City Safety, um padrão em todos os novos XC90, pode detectar, prevenir e frear automaticamente para evitar colisões com os ciclistas. Mas agora, ao explorar os sistemas de segurança baseados em nuvem, estamos chegando cada vez mais perto de eliminar os pontos cegos restantes entre carros e ciclistas e evitar as colisões”.

Stefan Ytterborn, CEO e fundador da POC, acrescentou: "A nossa missão é fazer o melhor que pudermos para salvar vidas e reduzir as consequências dos acidentes de atletas e ciclistas. A parceria com a Volvo Cars está muito alinhada com a nossa missão e estamos animados para ver como podemos contribuir para a segurança de ciclistas e aumentar a interação deles com os automóveis".

Per Borgklint, SVP e chefe da Unidade de Negócios de Soluções de Suporte na Ericsson, afirma: "Talvez não haja promessa maior de que a Sociedade Conectada detém a capacidade de criar conexões que salvam vidas. Esse projeto com a Volvo Cars para proteger os milhões de ciclistas nas estradas é apenas o mais recente exemplo de inovação que pode mudar o mundo. Estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa em conjunto com o POC. Permaneceremos comprometidos com a busca de avanços de conectividade automotiva para criar possibilidades ilimitadas aos consumidores".

Volvo City Safety
Desde 2013, todos os carros novos da Volvo são equipados com frenagem automática para ciclistas. O sistema da Volvo Cars, pioneiro, usa radar e câmera para detectar ciclistas e é baseado em uma avançada tecnologia de sensores que pode aplicar frenagem total no caso de uma colisão iminente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário