terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista - Propostas para depois de amanhã

Wagner Gonzalez

Se para muitos a mudança de ano significa a realização de novos projetos, uma empresa pneus trabalha há algum tempo no carro do futuro e explora conceitos visionários que se aproximam da realidade a cada novo dia. O projeto do argentino Sérgio Rinland condensa várias dessas possibilidades em um estudo atraente e fascinante.



Conhecido dos brasileiros que acompanham a F-1, o argentino Sergio Rinland foi comissionado pela Dunlop para esboçar um carro de competição do futuro a partir de ideias e conceitos recolhidos em uma promoção via internet. O resultado é uma proposta bastante interessante onde conceitos de direção, visibilidade periférica e recarga dos motores elétricos – entre vários outros -, exploram possibilidades dignas de um Júlio Verne do século XXI. As explicações em tom descritivo do projeto podem ser vistas neste vídeo, onde Rinland narra suas interpretações em um inglês de fácil compreensão; texto descritivo pode ser visto neste link.

Supostamente equipado com quatro motores elétricos – e correspondentes recuperadores de energia -, o modelo dispensa o uso convencional de freios e do movimento de esterço das rodas direcionais: as ações de frear e esterçar o volante controlam o torque aplicado em cada roda, solução que economiza energia e permite alterar a direção do veículo. Os espelhos retrovisores externos foram substituídos por um sistema de câmeras de TV que oferecem ao piloto a visão do que se passa ao redor do veículo e anulam toda a turbulência gerada pela instalação do equipamento tradicional.

Além de propostas fundamentadas em possibilidades próximas e não tão próximas, os efeitos deste projeto, divulgado e discutido ao longo do ano de 2015, mostra que é sempre tempo de aprimorar o que pode oferecer melhores soluções para um dos itens mais comuns da era moderna, o automóvel, e uma das paixões mais icônicas da humanidade, a competição.
Mais mudanças na F-1

A equipe Lotus, que já anunciou o francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado como pilotos e um acordo para usar motores Mercedes-Benz na temporada 2015 parece ter alguns problemas mais profundos. Na última lista de concorrentes para o campeonato do ano que vem o nome da equipe de Enstone aparece com um asterisco, tal qual as equipes Caterham e Manor (outrora conhecida como Marussia), detalhe que indica que a participação das três ainda deverá ser confirmada; caso as três equipes encerrem suas atividades o grid do ano que vem deverá apenas 16 carros. O GP da Coréia do Sul, que foi incluído de maneira surpreendente no calendário vindouro, deverá ser eliminado da agenda, embora outro evento possa vir a substituir essa competição. Os GPs da China e do Bahrain também deverão ter suas datas alteradas, respectivamente para 12 e 19 de abril.

F-E em Puerto Madero
Destino conhecido de turistas brasileiros que se aventuram por Buenos Aires, a região de Puerto Madero será palco da próxima etapa do Campeonato Mundial da F-E, dia 10. Um exemplar da categoria de monopostos movidos a energia elétrica está em exibição pelos pontos turísticos da capital argentina. O brasileiro Lucas Di Grassi lidera o certame após três etapas. 


WG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário