Wagner Gonzalez |
Se para muitos a mudança de ano significa a realização de novos
projetos, uma empresa pneus trabalha há algum tempo no carro do futuro e
explora conceitos visionários que se aproximam da realidade a cada novo dia. O
projeto do argentino Sérgio Rinland condensa várias dessas possibilidades em um
estudo atraente e fascinante.
Conhecido dos brasileiros que
acompanham a F-1, o argentino Sergio Rinland foi comissionado pela Dunlop para
esboçar um carro de competição do futuro a partir de ideias e conceitos
recolhidos em uma promoção via internet. O resultado é uma proposta bastante
interessante onde conceitos de direção, visibilidade periférica e recarga dos
motores elétricos – entre vários outros -, exploram possibilidades dignas de um
Júlio Verne do século XXI. As explicações em tom descritivo do projeto podem
ser vistas neste vídeo, onde
Rinland narra suas interpretações em um inglês de fácil compreensão; texto
descritivo pode ser visto neste link.
Supostamente equipado com quatro
motores elétricos – e correspondentes recuperadores de energia -, o modelo
dispensa o uso convencional de freios e do movimento de esterço das rodas
direcionais: as ações de frear e esterçar o volante controlam o torque aplicado
em cada roda, solução que economiza energia e permite alterar a direção do
veículo. Os espelhos retrovisores externos foram substituídos por um sistema de
câmeras de TV que oferecem ao piloto a visão do que se passa ao redor do
veículo e anulam toda a turbulência gerada pela instalação do equipamento
tradicional.
Além de propostas fundamentadas em
possibilidades próximas e não tão próximas, os efeitos deste projeto, divulgado
e discutido ao longo do ano de 2015, mostra que é sempre tempo de aprimorar o
que pode oferecer melhores soluções para um dos itens mais comuns da era
moderna, o automóvel, e uma das paixões mais icônicas da humanidade, a
competição.
Mais mudanças na F-1
A equipe Lotus, que já anunciou o
francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado como pilotos e um
acordo para usar motores Mercedes-Benz na temporada 2015 parece ter alguns
problemas mais profundos. Na última lista de concorrentes para o campeonato do
ano que vem o nome da equipe de Enstone aparece com um asterisco, tal qual as
equipes Caterham e Manor (outrora conhecida como Marussia), detalhe que indica
que a participação das três ainda deverá ser confirmada; caso as três equipes
encerrem suas atividades o grid do ano que vem deverá apenas 16 carros. O GP da
Coréia do Sul, que foi incluído de maneira surpreendente no calendário
vindouro, deverá ser eliminado da agenda, embora outro evento possa vir a
substituir essa competição. Os GPs da China e do Bahrain também deverão ter
suas datas alteradas, respectivamente para 12 e 19 de abril.
F-E em Puerto Madero
Destino conhecido de turistas brasileiros que
se aventuram por Buenos Aires, a região de Puerto Madero será palco da próxima
etapa do Campeonato Mundial da F-E, dia 10. Um exemplar da categoria de
monopostos movidos a energia elétrica está em exibição pelos pontos turísticos
da capital argentina. O brasileiro Lucas Di Grassi lidera o certame após três
etapas.
WG
Nenhum comentário:
Postar um comentário