terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mitsubishi Motors e PUC-Rio investem em moderno laboratório de engenharia avançada

Em uma parceria inédita, a Mitsubishi Motors do Brasil e a PUC-Rio estão investindo em um moderno laboratório de desenvolvimento, testes de emissões e de consumo de combustível, durabilidade de motores, entre outros. Serão investidos R$ 5 milhões pela Mitsubishi para finalização do projeto, no município de Xerém, no estado do Rio de Janeiro, dentro das instalações do futuro parque Tecnológico do Inmetro.


"O laboratório da PUC contará com instalações para ensaios de emissões e dinamômetros de chassis e motores, inclusive para veículos diesel. A intenção da Mitsubishi é passar a realizar todos os ensaios de emissões relativos a desenvolvimento, homologações e controle de produção nas instalações da PUC-Rio, tão logo o laboratório esteja apto a operar e homologado pelo Inmetro e CETESB", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil.

A união entre a MMCB e a PUC-Rio surgiu graças ao apoio da Petrobras, parceira e fornecedora de combustíveis e lubrificantes da marca dos três diamantes.

"Trabalhamos na área de motores e emissões há muitos anos. Em 2003, inauguramos um dos laboratórios que utilizamos hoje em dia, mas que já está pequeno. Graças à Petrobras, que intermediou o contato com a Mitsubishi, teremos um novo local de 4.000 m2, que será fundamental para nós. É uma estrutura e equipamentos do que há de mais moderno no sistema de emissões e uma condição bem melhor de desenvolvermos projetos nesta área", explica Sergio Leal Braga, diretor do Instituto Tecnológico da PUC-Rio.

Com a finalização da construção do laboratório em Xerém, a Mitsubishi passará a realizar no local os ensaios de consumo para aferição da eficiência energética dos veículos comercializados no Brasil, conforme regulamentado pelo programa Inovar Auto do Governo Federal.

O futuro laboratório deverá entrar em operação no segundo semestre de 2015. "Será, sem dúvida, um dos mais modernos do país e do continente", ressalta Muratori.

Pesquisa, inovação e comprometimento
Mais do que participar das obras do laboratório da PUC-Rio, a Mitsubishi Motors abre as portas para os alunos do curso de graduação em engenharia, que terão acesso ao programa de estágio e terão prioridade para concorrer a futuras vagas no departamento de engenharia da MMCB."Nossa intenção é estabelecer uma parceria permanente que possa atingir outras atividades no futuro", garante Reinaldo Muratori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário