Pela primeira vez em
quatro temporadas de história o Moto 1000 GP viu o troféu de um de seus títulos
ser levado para a Europa. Com quatro vitórias em oito etapas da GP 1000, sua
série principal, o francês Matthieu Lussiana, 26 anos, acrescentou a seu
currículo em 2014 o título máximo do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Ele cumpriu sua primeira temporada completa na competição representando a
Petronas Alex Barros Racing.
O primeiro título
conquistado com uma moto de mil cilindradas em mais de dez anos de carreira fez
Lussiana assumir metas mais ousadas para 2015. “Vou continuar disputando o Moto
1000 GP e também vou correr de Superstock 1000 na Europa. E com disposição para
ganhar os dois campeonatos”, avisa o piloto, que nasceu em Paris, reside
atualmente em Limoges e deu à BMW seu quarto título na GP 1000 em quatro
temporadas do Moto 1000 GP.
O maior desafio
apontado por Lussiana na campanha pelo título foi o de ajustar a nova versão
HP4 da BMW. “Com certeza foi a maior dificuldade, era tudo novidade para mim e
para a equipe”, falou o francês, que venceu duas etapas em Santa Cruz do Sul
(RS), uma em Goiânia (GO) e a segunda das duas em Cascavel (PR). Ele obteve
segundos lugares em São Paulo (SP) e Brasília (DF) e abandonou em Cascavel (PR)
e Curitiba (PR).
Credenciado pela
experiência de uma década de participação nas várias categorias da
motovelocidade europeia, Matthieu Lussiana enalteceu o alcance do Moto 1000 GP
na mídia. “A publicidade desse campeonato é ótima. Todas as corridas são
transmitidas pela televisão, inclusive com uso de câmeras onboard, e as corridas
estão todas disponíveis na internet. Isso é muito legal e ajuda muito a fazer o
campeonato crescer”, comentou.
Lussiana iniciou
sua carreira na motovelocidade aos 15 anos, atuando no Aberto da França da
categoria 125c, em que obteve um vice-campeonato. Em 2007 foi vencedor do
Junior Trophy e, no ano seguinte, estreou no Europeu de Stock 600, terminando
em 18º lugar. Em 2009 passou a atuar no FIM Stock 1000, em que foi 17º em 2010
e onde obteve seu melhor resultado em 2011 – um décimo lugar na etapa de Monza,
na Itália.
Em 2012, além do
12º lugar geral na Stock 1000, o piloto francês fez sua estreia no Moto 1000
GP, na rodada dupla que encerrou a temporada na pista de Curitiba – conquistou
a vitória em sua primeira participação. Em 2013, além do segundo lugar nas 500
Milhas de Interlagos, foi 11º na Stock 1000, sem ter participado de duas das
etapas. A campanha incluiu sextos lugares nas etapas de Monza, Portimão, em
Portugal, e Silverstone, na Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário