Alta Roda nº816/166 – 25/12/2014
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Fernando Calmon |
O ano automobilístico de 2014 realmente não deixará
saudades em razão da queda de vendas no mercado interno em torno de estimados
10%. Mesmo que seja ligeiramente menos, se somada ao encolhimento de 0,9% em
2013, significará que em relação ao ano recorde de 2012 os brasileiros terão
comprado 10% menos. Este ano tão difícil não estava no radar dos analistas em
dezembro de 2013. Até a Anfavea, que costuma acertar previsões, fez inesperadas
revisões para baixo ao longo dos meses. E o que esperar para 2015? Que passe o
mais rápido possível, segundo os mais pessimistas?
Na indústria automobilística a maioria das previsões
aponta para crescimento nulo por razões tangíveis ou mesmo medo de errar:
subida de impostos, inflação alta, PIB de novo perto de zero, aperto nos gastos
públicos, balança comercial deficitária. Bem poucos apostam em alguma alta por
outros fatores: base comparativa baixa sobre 2014, possível expansão de crédito
(por retomada do veículo facilitada em caso de inadimplência) e reação nas
exportações se o real continuar em desvalorização com tendência do dólar a R$
2,80. A Coluna aposta em 2 a 3% de aumento nas vendas.
Quanto à oferta de novos produtos, 2015 será uma festa e
olhe que ninguém pôde reclamar de 2014. Afinal este ano foram mais de 50
lançamentos entre nacionais e importados, de subcompactos a modelos grandes, de
automóveis a comerciais leves, de reestilizações a novas gerações (Corolla e
Fit/City), sem contar modelos inteiramente novos (Ka e up!) e importados a
serem nacionalizados (A3 sedã e Classe C). Até novo carro elétrico, BMW i3, fez
sua estreia.
Para o próximo ano o ritmo esperado é o mesmo e os SUVs
terão relevância como nunca. De produção local serão três produtos inteiramente
novos: Honda HR-V, Jeep Renegade (volta da marca americana à produção nacional
e arquitetura inédita no Brasil) e Peugeot 2008. O Renault Duster receberá
reestilização. Utilitários esportivos importados também se destacarão com a
chegada do novo ix35 (a nacionalizar em 2016), do JAC T6 e do Suzuki S-Cross,
entre outros.
Comerciais leves terão um ano importante, no segundo
semestre. Fiat lançará sua primeira picape média para uma tonelada de
capacidade, inédita estrutura monobloco no segmento, cabine dupla de quatro
portas e motorização flex e diesel. Renault contará com a Duster Oroch,
primeira picape compacta (anabolizada em dimensões) a oferecer cabine dupla e
quatro portas. GM planeja nova geração da Montana construída na mesma
plataforma de Onix/Prisma/Cobalt, inclusive cabine dupla, mas talvez a produção
não se inicie em 2015. VW partirá para um furgão leve, baseado na Saveiro, na
mesma faixa de mercado do Fiorino.
Também haverá novidades entre os automóveis, a começar
pelo Focus argentino alinhado ao europeu. Além do Golf nacionalizado, sua
versão sedã, o Jetta, terá operação de montagem embora com poucas peças
brasileiras. A Volkswagen já decidiu produzir o crossover derivado do Golf (em
2016), mas o Taigun, com base no up!, ainda carece de confirmação. Fiat
apresentará reformulação de meia geração do Palio e leves reformas no Punto e
Bravo. Seu novo subcompacto é para 2016. No próximo ano a GM entra na reta
final para o substituto do Celta, que estará mais para Ka do que para up!, e
incluiria também sedã e SUV compactos. Chery terá seu segundo produto nacional,
o subcompacto QQ em nova geração.
RODA VIVA
AGITAÇÃO em 2015 graças à nova leva
de motores turboflex de última geração. VW terá o de 1,4 litro (Golf, Jetta e
A3 sedã); Ford, o EcoBoost de 1 litro 3-cilindros (EcoSport e Fiesta); Honda, o
de 1,5 litro (City, Civic e HR-V). Se somarão aos da BMW e da Citroën. A GM
igualmente produzirá na Argentina motores turboflex para o Cruze, mas só a
partir de 2016.
TEREMOS final
de ano emocionante para as lideranças, ambas envolvendo a VW. No plano mundial,
talvez ultrapasse o Grupo Toyota pela primeira vez, embora resultados de vendas
nos EUA e no Brasil tenham puxado para baixo o desempenho do grupo alemão. E
aqui há a disputa roda a roda entre Gol e Palio (mais Palio Fire), depois de o
compacto da VW estar à frente por 27 anos. A diferença entre os dois produtos
será mínima no fechamento do ano.
SANDERO
Stepway demonstra que superar buracos, quebra-molas e valetas é com ele mesmo.
Sem grande prejuízo para estabilidade direcional e em curvas, cumpre seu papel
em ótimo acerto da engenharia brasileira da Renault. Direção e comando do
câmbio deixam algo a desejar. Mas a decoração aventureira não está exagerada e
no interior há retoques discretos e válidos nesta versão.
NOVA carteira nacional de habilitação será adotada em
junho de 2015. Vem em boa hora porque terá elementos adicionais de segurança e
se tornará até mais confiável do que cédulas de identidade tradicionais. Placas
de veículos com quatro letras e três algarismos, unificadas no Mercosul, estão
previstas para 2016, embora já em 1º de janeiro próximo estreiem em carros
novos na Argentina.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
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