A Câmara de
Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) elegeu Carlos Ghosn, presidente e CEO da
Nissan Motor Co., Ltd., ‘Personalidade do Ano de 2014’. A premiação é realizada
anualmente, elegendo pessoas que tenham contribuído significativamente para o
fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e o Japão.
Ao escolher
Ghosn, os membros da CCBJ reconhecem tanto seu impacto na expansão das relações
econômicas entre o Brasil e o Japão como suas realizações como líder de
negócios global.
O evento de gala
da CCBJ aconteceu em um hotel na região central de Tóquio. Entre os presentes,
estavam André Corrêa do Lago, Embaixador do Brasil no Japão, e Marcos Turini,
Presidente da CCBJ. Após receber o troféu, Ghosn expressou sua gratidão aos
membros da CCBJ, que o escolheram pela maioria dos votos.
“Sinto-me
honrado por receber este prêmio da Câmara de Comércio Brasileira no Japão. Isso
comprova minha visão de que as diferenças entre pessoas e culturas podem
proporcionar ainda mais força, oportunidades e prosperidade potenciais. Estes
elementos se tornaram os fatores que alavancam o crescimento da Aliança
Renault-Nissan”, afirmou Ghosn.
Um exemplo do
compromisso da Nissan para promover as relações entre o Brasil e o Japão é a
inauguração de uma nova fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro, em
abril de 2014. Este complexo automobilístico tem capacidade para produzir até
200.000 veículos e 200.000 motores anualmente, empregando até 2.000
colaboradores. Trata-se de um polo de produção vital para o desenvolvimento das
operações da Nissan na América Latina. A Nissan quer se tornar a marca japonesa
de automóveis número 1 no Brasil até 2016.
O Brasil também
está se tornando um grande mercado para a Renault, que é parceira da Nissan na
Aliança. O país é o segundo maior mercado do Grupo Renault há três anos. No ano
passado, a Renault inaugurou a ampliação de sua fábrica em São José dos
Pinhais.
No Japão, a
Nissan está trabalhando para dar suporte ao bem-estar da comunidade brasileira.
Em 2014, sob o programa capitaneado pelo Consulado Geral do Brasil em Tóquio, a
empresa ajudou a custear a contratação de um conselheiro fluente em português
para os programas de assistência à comunidade. A Nissan também recebeu 160
estudantes de uma escola brasileira no Japão, que fizeram uma visita à sua
fábrica de Oppama, além de participarem do programa Waku-Waku Eco
School, onde aprenderam sobre a estratégia e a tecnologia ‘verde’ da
empresa para enfrentar os desafios ambientais.
Estes e outros
projetos espalhados pelo mundo fazem parte do compromisso da Nissan chamado de
Cidadania Azul, uma plataforma de responsabilidade social que tem o objetivo de
promover um impacto positivo na sociedade e retribuir de alguma forma a todas
as comunidades onde está presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário