quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
Única equipe com vagas em aberto para o Campeonato Mundial de F-1 de 2015, a McLaren deveria ter anunciado ontem seus dois pilotos para a próxima temporada. Deveria: a decisão foi postergada e, dessa forma aumentou a angústia de pelo menos três pilotos: o inglês Jenson Button, o dinamarquês Kevin Magnussen e o belga Stoffel Vandoorne. Todos eles são cogitados como possíveis companheiros de Fernando Alonso, que se desligou da Ferrari, onde foi substituído por Sebastian Vettel. No ano que vem a equipe que já teve os brasileiros Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna voltará a usar os motores Honda, que a exemplo do que aconteceu com Ayrton, seria responsável por parte significativa do salário do espanhol.
 
As razões para prolongar o anúncio dos seus dois pilotos parece ir além das qualidades e potencial dos candidatos: circulam rumores que Ron Dennis busca, com relativa urgência, levantar recursos que lhe dariam o controle acionário do grupo McLaren. A operação envolve soma considerável de dinheiro — fala-se em US$ 300 milhões — e pode ter a participação de empresas dinamarquesas, detalhe que certamente pesaria a favor da manutenção de Magnussen. Outros, como Jackie Stewart, mencionaram que a escolha terá o dedo de Fernando Alonso, que certamente não gostaria de ter um nome capaz de lhe fazer sombra ou atrapalhar a condição de primeiro piloto absoluto.
 
Marussia em ritmo de black Friday
Fato comum na Inglaterra, a Marussia viverá momentos definitivos em sua apagada participação na F-1 dentro de duas semanas: nos dias 16 e 17 haverá o leilão dos bens da equipe que, mesmo marcando dois pontos na temporada deste ano e ficando à frente da Sauber e da Caterham, foi vítima da crise que assola a categoria. Para quem se interessar e quiser dar um presente especial de Natal, clique aqui para ver os itens que serão leiloados. Carros de F-1 sem motor, caminhões, uniformes de pilotos e mecânicos, ferramentas e equipamentos de ponta fazem parte dessa lista.
 
 
Embora oito pilotos chegassem à prova final do campeonato de 2014 com chances ao título, os paulistas Átila Abreu e Rubens Barrichello concentraram a disputa na prova realizada domingo em Curitiba (PR) e marcada por vários acidentes espetaculares. Barrichello largou na pole position mas perdeu a ponta para Daniel Serra, que dominou a prova, e em seguida foi superado também por Abreu. A longa experiência na F-1 (onde a metodologia e recursos de ponta são marcantes), a motivação extra que ele trouxe para a Scuderia 111,  uma equipe com gana de se estabelecer entre os melhores da categoria, e um bom apoio financeiro, formaram a base dessa conquista, primeiro campeonato que Rubinho vence desde que triunfou na F-3 inglesa em 1991, então com 19 anos. Piloto e equipe conseguiram seus primeiros títulos na categoria. Atualmente com 42 anos, Barrichello está mais maduro e ajuda a promover a Stock Car brasileira, onde é sem dúvida o nome mais popular do momento.
 
Disputado em formato inédito que permitiu a disputa de duas provas em nove de suas 12 etapas, o certame de 2014 viu também uma profusão de novos vencedores e novos valores surgindo na categoria, grupo que inclui Felipe Fraga, que estreou com pole position e vitória em Interlagos-, Rafael Suzuki e Vitor Genz. Entre os que subiram ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez incluem-se Galid Osman, Júlio Campos, Rafa Matos e Sérgio Jimenez. A Stock Car entra em recesso até 8 de fevereiro, quando haverá treinos livres no autódromo de Curitiba; o campeonato inicia-se em 22 de março, em Goiânia (GO). O resultado da temporada deste ano você pode ver aqui.

Porsche volta a vencer
Nome consagrado nas provas de resistência, a Porsche conseguiu em Interlagos sua primeira vitória desde seu retorno oficial à categoria: após seis horas de competição o modelo 919 Hybrid pilotado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb completou as 249 voltas à frente do Toyota TS040 tripulado por Anthony Davidson e Sébastien Buemi. Na última rodada de paradas no box o carro japonês recebeu pneus macios para tentar uma ultrapassagem sobre o protótipo alemão, mas um acidente com o modelo similar pilotado por Mark Webber (em equipe com Timo Bernhard e Brendon Hartley) acabou forçando a entrada do Safety Car e a conseqüente neutralização da prova. Levado ao centro médico do autódromo e posteriormente transferido ao Hospital Bandeirantes, o piloto australiano segue sob observação e deverá ter alta na sexta-feira. O italiano Matteo Cressoni, que pilotava o Ferrari atingido pelo Porsche de Webber na subida do box antigo (trecho hoje conhecido como Curva do Café), também foi transferido ao hospital mas foi liberado na tarde de ontem.
 
Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1) Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1), 249 voltas; 2) Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1), a 0s170; 3) Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1), a 1 volta; 4) Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1); 5) Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1); 6) Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2), a 24 voltas
WG

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