Líder em transporte sustentável, a Scania colocou em
circulação no País o primeiro ônibus movido a biometano da história da
indústria de veículos comerciais. A iniciativa é fruto de parceria da
fabricante sueca com a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias
Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e
a Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do
biometano. Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e
envasado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o
ônibus foi utilizado em demonstração.
“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6
e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor
dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano
como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”,
explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e
estudantes de 31 de outubro a 26 de novembro abastecido apenas com biometano, o
ônibus seguirá para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de
Janeiro para mostrar a aplicação da tecnologia tanto em rotas urbanas, quanto
em fretamento e transporte intermunicipal.
Munhoz conta que os 3 mil quilômetros que o ônibus
percorreu dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível
renovável. “Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor
em 56% ante um veículo similar a diesel”, revela. “Para a Scania, sustentabilidade
significa a redução de emissão de CO2 por meio de inovação, comobilidade,
treinamento de motoristas, manutenção preventiva e uso de combustíveis
alternativos. Tudo isso resulta no aumento da rentabilidade de nossos
clientes.”
Tecnologia Scania – O ônibus Scania tem 15 metros de
comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros.
As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não
só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos.
Antes de chegar ao Brasil, o ônibus Scania passou pelo
México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em
condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado
e ladeiras.
Responsável por conduzir o ônibus no giro pela América,
Miguel Morales Gomes, master driver da Scania, disse que não notou diferença de
desempenho do veículo abastecido com biometano ou com o GNV convencional,
derivado do petróleo. “A diferença é zero tanto em topografias de subidas
quanto de descidas. Foram feitos testes em diversas condições, justamente para
provar que a performance desse ônibus Scania movido a biometano é ótima”,
afirma.
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