sábado, 28 de março de 2015

NOVO PALIO GANHA SÉRIE ESPECIAL BEST SELLER PARA COMEMORAR A LIDERANÇA DE VENDAS DO MODELO

A Fiat Automóveis encerrou o ano de 2014 como líder de vendas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo 13º ano, e ainda, conquistou o título do automóvel mais vendido no Brasil em 2014, com o Fiat Palio. O modelo emplacou no ano passado 183.745 unidades e alcançou um market share de 5,5%. Para comemorar este feito e também a continuação da liderança do modelo em 2015, a Fiat lança no mercado a Série Especial Best Seller para o Novo Palio nas versões Attractive 1.0 e 1.4.

Esta nova Série Especial oferece itens que deixam o Palio Attractive mais completo e com um excelente custo-benefício. Traz acabamento interno com tecido exclusivo, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB, Viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming, retrovisores elétricos, banco com regulagem de altura, entre outros.

Externamente, as versões Attractive 1.0 e 1.4 chegam com spoiler traseiro na cor do veículo, faróis com máscara negra e adesivos Best Seller na colunas traseiras. Abaixo, o que cada versão traz a mais na Série Especial Best Seller além dos detalhes externos e os itens de série de cada versão. 


Novo Palio Attractive 1.0  Best Seller:
Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB, Viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming; 
 Banco do motorista com regulagem de altura; 
Volante com regulagem de altura; 
Retrovisores externos elétricos com Tilt Down; 
Acabamento interno em tecido exclusivo; 
Alças de segurança traseiras; 
3° apoio de cabeça traseiro rebaixado; 
Porta-óculos; 
Faixa horizontal no painel com tecnologia Insert Molding exclusiva; 
Apoia-braço central no banco do motorista; 
Revestimento interno da soleira das portas; 
Apoia-pé para o motorista.


Novo Palio Attractive 1.4 Best Seller:
Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB, Viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming; 
Retrovisores externos elétricos com Tilt Down; 
Banco do motorista com regulagem de altura; 

Acabamento interno em tecido exclusivo; 
Faixa horizontal no painel com tecnologia Insert Molding exclusiva; 
Apoia-braço central no banco do motorista.


No ano passado, o Palio Fire se tornou o carro mais barato fabricado no Brasil e ganhou ainda uma versão mais robusta, o Palio Fire Way. Com toda essa versatilidade, e com versões que atendem aos mais variados perfis de consumidores, o modelo alcançou a liderança no ranking de vendas em 2014.



PREÇOS DAS SÉRIES ESPECIAIS:
Novo Palio Attractive 1.0  Best Seller – R$ 40.740
Novo Palio Attractive 1.4 Best Seller – R$ 43.780

Conheça o veleiro que será usado pelas tripulações no Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship

A praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), será palco da 3ª edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship entre os dias 12 e 16 de abril. Durante as 10 regatas previstas, grandes nomes da vela, medalhistas olímpicos e campeões mundiais, como Torben Grael e o argentino Mariano Parada, participarão da competição no conceito de one design, com veleiros idênticos que tem como objetivo destacar o talento de cada uma das tripulações na hora de definir o vencedor.

"O que torna a classe Soto 40 especial é que os barcos são completamente iguais. Nenhuma tripulação entra com vantagem de equipamento. Com isso, o trabalho das equipes é destacado", explica Roberto Martins, do veleiro Carioca 25, que já conformou presença no mundial.

Desenvolvido pelo renomado projetista argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 conta com tecnologia inovadora que trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 é a classe one design mais moderna da vela oceânica.

"É um veleiro bastante rápido, moderno e financeiramente muito atrativo. Ele não precisa de adaptações por parte das equipes, que conseguem disputar regatas em igualdade", explica Mariano Parada, tático do veleiro argentino Patagonia e hexacampeão mundial de vela.

"O S40 traz uma sensação muito boa para a tripulação, além de ser muito veloz", comenta o gaúcho Samuel Albrecht, do Crioula 29, tricampeão brasileiro de Oceano, que também garantiu presença. Devido a essas características, o veleiro é usado por equipes na Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Chile, Argentina e Brasil. 

Características do veleiro: 
Desenvolvido para encontrar a melhora relação entre velocidade e equilíbrio, o Soto 40 conta com uma série de diferenciais que o tornam um barco único na vela de oceano.

Casco - As quinas na popa e a geometria das seções verticais do casco propiciam controle e potência em altas velocidades. Com a aba na lateral, é possível colocar o peso da tripulação mais para fora e permitir que a escora fique mais eficiente e o barco mais potente. As principais marcas ficam por conta dos 12,3 metros de comprimento, somados aos 1,4 metros do gurupés - e dos 3,75 metros de extensão lateral máxima.

Convés - A geometria da coberta foi cuidadosamente estudada para permitir um espaço completo de trabalho na navegação. O S40 foi projetado com um convés aberto, sem cobertura- e um cockpit grande e profundo, com baixo centro de gravidade, contribuindo para que se tenha uma boa altura de trabalho na zona das catracas. Estas, por sua vez, foram reposicionadas com o intuito de melhorar o equilíbrio entre a proa e a popa (o uso do pedestal para as catracas não é permitido na classe).

Aparelhamento - Com mastro de carbono e retranca de alumínio, o S40 traz a seguinte configuração: duas adriças de tope para balão; uma adriça fracionada para balão, que também pode ser usada como segunda adriça de genoa; uma adriça de genoa; e uma adriça de grande.

Navegando no contravento, o S40 tem cerca de 100 metros quadrados de superfície de vela, com genoas sem sobreposição e mestra com tope quadrado (como na America´s Cup). Esta última traz maior eficiência ao plano de vela sem tornar o mastro muito alto. A tensão do estai de proa em condição de vento e onda é ajustada por dois estais volantes de popa.

Construção - O barco é de construção relativamente simples, com custos reduzidos e fácil medição, além do rigoroso controle de peso das diversas partes para seguir as regras da classe.

Casco e convés - A construção é em molde fêmea, com núcleo de espuma core-cell e resina epóxi aplicada a vácuo. A matriz recebe toda a estrutura interna e fica pronta para receber o convés.

Estrutura interna - A estrutura interna é construída no molde fêmea, com biaxiais de fibra de vidro tipo "E" e unidirecionais de fibra de carbono nos reforços. A estrutura é composta de longitudinais centrais, reforços de quilha e bancadas laterais, além de ter cavilhas e divisórias de interior tipo "L".

Apêndices - A quilha e o leme têm alta relação de aspecto com perfis otimizados. O leme é oco, o que ajuda a manter o centro de gravidade mais baixo, permitindo agregar mais peso ao bulbo. Além disso, ele é profundo, construído em carbono/epóxi com seu extremo quase quadrado. Esta é uma área que trabalha muito nos ventos folgados e também em grandes ângulos de adernamento, por isso se optou por ganhar sustentação nesta zona crucial, apesar de incrementar a resistência.

FICHA TÉCNICA S40

Comprimento total: 12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento: 4,2ton 
Peso Máximo de Tripulação: 770kg
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do Casco: Fibra de vidro e carbono

sexta-feira, 27 de março de 2015

Honda promove ação de conscientização ambiental e segurança no trânsito na Praia do Futuro

O dia na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), foi movimentada hoje, dia 27 de março. Mais de 1.200 pessoas, entre crianças, turistas e população local que passaram pelo complexo Crocobeach, puderam conhecer de perto dois projetos socioambientais desenvolvidos pela Honda durante o evento "Juntos pelo amanhã - Educação no trânsito e respeito ao meio ambiente por um mundo melhor", realizado em parceria com as concessionárias: Unimaq Honda, Nossa Moto, Ceará Motos, Honda Nova Luz, Auge Motos e Fort Motos.

Sempre em busca de convívio harmonioso com as comunidades onde está inserida, a Honda realizou o “Beach Clean”, que consiste na limpeza de um trecho de praia com a utilização de um dispositivo acoplado a um quadriciclo. Mais do que a limpeza em si, o objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a importância de não deixar lixo na areia, contribuindo assim com preservação das praias para que as futuras gerações possam usufruí-las. Também pensando nas próximas gerações, a Honda levou para o local a estrutura itinerante do Clubinho Honda, onde monitores especializados ensinaram, brincando, os futuros condutores como se comportarem e garantirem a segurança no trânsito.


O público ainda pode conferir as novidades da Honda em motocicletas, automóveis e produtos de força e as ações em gestão ambiental realizadas pela empresa desde que se instalou no Brasil, em 1976. O investimento constante em ações que reduzam os impactos ambientais das suas atividades e produtos é premissa da Honda. A empresa tem como meta global a redução de 30% das emissões de CO2 geradas em suas atividades até 2020. Para atingir esse objetivo, somente no ano passado, quando inaugurou o primeiro parque eólico da marca no mundo, foram investidos R$ 118 milhões.

Em todas as unidades da Honda no mundo, o nível de CO2 emitido é constantemente monitorado, com planos de melhoria contínua. Os conceitos de Green Factory, Green Logistic, Green Dealer e Green Office adotados pela empresa consolidam ações de redução dos impactos ambientais em toda a cadeia produtiva, desde seus fornecedores, passando pelas fábricas e transporte de seus produtos até a rede de concessionárias.

Honda Beach Clean
O Honda Beach Clean teve início em maio de 2006 e já foi realizado mais de 300 vezes em 4 países: Japão, Estados Unidos, Portugal e Brasil, onde a atividade aconteceu pela primeira vez na Praia Grande - litoral Sul de São Paulo, há quatro anos.

A limpeza da areia da praia é realizada com um equipamento tracionado por um quadriciclo que recolhe lixos menores enterrados na areia dificilmente resgatados na coleta manual. Além de reduzir o tempo do trabalho, o procedimento é feito de maneira eficiente e com pouco impacto ambiental.


O Clubinho Honda
Educação no trânsito desde os primeiros anos de vida. Ciente da importância da educação para a construção de um mundo melhor, a Honda criou, em 1992, o projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. A iniciativa tem o objetivo de ensinar a importância da boa convivência no trânsito, entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, de forma leve e divertida.

Em 2009, foi a vez da versão digital do projeto ser apresentada ao público infantil. No endereço www.clubinhohonda.com.br - pais, professores e crianças têm à disposição histórias em quadrinhos, filmes e games. Nos materiais, personagens adultos e um super herói simulam situações reais do trânsito ensinando lições importantes sobre segurança de forma criativa.

Em 2012, o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Indaiatuba (SP) inaugurou a Cidade Mirim do Clubinho Honda em suas dependências. O espaço, aberto a crianças de escolas públicas e privadas do município, reproduz uma cidade com a intenção de transmitir conceitos de educação no trânsito. No local, os pequenos estudantes têm aulas práticas usando triciclos e motos elétricas.

A iniciativa também é compartilhada com as comunidades de outras regiões do Brasil através das concessionárias Honda, que promovem periodicamente atividades educativas, distribuindo gibis e livrinhos de brincadeiras para a criançada de todo o País.

Juntos pelos amanhã

Do modo de ser, pensar e agir da Honda, nasceu o lema Together for Tomorrow. Adotado mundialmente pela empresa, o lema transmite a filosofia que permeia suas atividades ao demonstrar que a união com as comunidades que abrigam suas operações é o caminho para ajudar na construção de um mundo melhor e mais justo para as gerações futuras.


Desde sua fundação, em 1948, a Honda procura contribuir para o desenvolvimento da sociedade criando tecnologias e produtos de qualidade, ao mesmo tempo em que busca o convívio harmonioso com as comunidades onde está inserida. A empresa visa contribuir de maneira cada vez mais proativa para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades, e compartilhar da alegria com pessoas no mundo todo.

Roberto Nasser - De carro por aí

 
Coluna 1315-27.03.2015 edita@rnasser.com.br
Renegade, da Jeep, redefine os SUV
Jeep, marca de volta à operação industrial no Brasil, entra no mercado com o pé direito: grande fábrica em Pernambuco, área de produção de autopeças, processos de manufatura otimizados. Começa com o Renegade, primeiro de sua escala de produtos, e por si só uma vitória: é um Fiat com decoração e parte do DNA Jeep, mas é assim visto até mesmo pelos executivos norte americanos à frente da parte Jeep na FCA. Produto mundial, mesma estrutura dará origem a novos produtos, um deles substituindo os atuais modelos Patriot e Comando.

Como toda novidade está distante dos concorrentes atuais, com equipamentos como tela maior de navegação, faróis em xênon, suspensão independente nas 4 rodas, Park Assist, o manobrador automático, freio para arrancada em subida, freio de mão com acionamento elétrico. Em segurança o modelo feito em fábrica ex-Fiat, em Melfi, Itália, passou pelo teste EuroNCap.

Terá quatro versões de decoração e conteúdo: Simplesmente Renegade; Sport; Latitude e Trailhawk – esta com maior distância livre do solo. Mecânica com motor 1.8 flex, base BMW aprimorado e flexibilizado pela Fiat, e agora novo cabeçote para maior torque em rotações inferiores. Outro motor, diesel, 2.0 e 190 cv. Três transmissões: mecânica 5 velocidades; automática com 6; e automática com 9, estas para as versões com tração nas quatro rodas. Desta renca de marchas, a saída faz-se em segunda marcha, e a primeira é utilizada em casos extremos, quando, por exemplo, o condutor pede a marcha reduzida. Não é engrazada numa caixa de redução, mas apenas engrena e retém a primeira velocidade, extremamente reduzida, a 20:1. Ampla gradação de preços, de R$ 66.900 a R$ 116.900.

Tem a diferença de contar com a opção do motor diesel e transmissão com 9 velocidades, único destes conjuntos no setor – a Ford poderia ter feito isto com o EcoSport, mas bobeou. O conjunto a par da extrema economia operacional, - a 120 km/h, em nona, estará a 1.000 giros, rotação quase marcha lenta - confere reações quase esportivas, como acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 9s e cravar 190 km/h como velocidade final.

Nova etapa
Não é apenas um produto adicional no mercado, um simples lançamento, mas a volta de uma das marcas pioneiras na indústria automobilística no Brasil – aqui os Jeeps começaram a ser montados em 1948. Como marca não é recente, necessitando de crença, mas uma das mais emblemáticas, com produto que abriu seu próprio caminho. O grande pacote inclui o atrevimento da mixagem de tecnologias italiana da Fiat, e da Jeep, para fazer um produto mundial para ser o de menor preço.

Tem grandes pretensões, de levar imagem a habilidades a segmento onde não estava presente por tamanho e preço, sendo uma das âncoras de amarração ao sucesso da operação de sobrevivência da Fiat e salvação da Chrysler e sua marca Jeep.

Diz a fábrica, é a reinvenção do segmento. Para o Brasil é mais, é o emprego uma região de ralo emprego de mão de obra, sua qualificação, o recolhimento de impostos.

Jeep é Jeep, não é jipinho
O segmento dos utilitários esportivos, ampla gradação misturando morfologia com habilidades – ou falta delas -, batizando-os genericamente SUVs ou pior ainda de jipinhos, é o de maior crescimento. Tanto, permite imaginar, um ano de contração geral de vendas, terá expansão. As 134 mil unidades vendidas em 2014 devem crescer a 180 mil, calcula Sérgio Ferreira , diretor geral da operação Chrysler/Dodge/RAM/Jeep.

Ano passado os líderes foram Ford EcoSport e Renault Duster, vendendo respectivos 53 mil e 47 mil unidades. Neste exercício mexida geral no setor: Duster reformulado no grupo óptico; EcoSport com novo motor e câmbio enfrentarão Honda HR-V, o Jeep Renegade, e pela beiradas haverá o Peugeot 2008.

Após o lançamento dos três novos competidores, o mercado não será mais o mesmo, e a liderança do EcoSport e os picos do Duster no setor serão apenas registro em história. Por ser novidades e por característica e conteúdo, as fatias deste bolo serão redesenhadas. No caso do Renegade, por ampla configuração, conteúdo e versões, conquistará vendas em todos os segmentos. As versões diesel, com transmissão automática absorverão a clientela órfã do Mitsubishi TR4, e tomará algumas unidades ao Troller – outras serão pinçadas pelo Suzuki Jimny, capaz das mesmas artes, porém custando metade do preço. Prejudicará diretamente o Duster 2.0, exigindo reposicionamento e preço menor.

Por características Jeep deveria fazer uma campanha para interessados comparem sua rolagem com a do Eco e do Duster. A suspensão independente nas 4 rodas, direção com assistência elétrica, suspensão e direção acertadas primorosamente o tornam muito mais agradável de uso contra Duster e Eco, ambos com tração simples.

Quantos R$

versão
motor
câmbio

Simplesmente Renegade
1.8
Manual
5 marchas
66.900 (+)
Sport
1.8 flex
Manual
5 marchas
69.900
Sport
1.8 flex
Automático
6 marchas
75.900
Sport
2.0 diesel
Automático
9 marchas
99.900
Longitude
1.8 flex
Automático
6 marchas
80.900
Longitude
2.0 diesel
Automático
9 marchas
109.900
Trailhawk
2.0 diesel
Automático
9 marchas
116.900
 (+) lançamento em 90 dias


Agenda positiva ex-governo
Neste princípio de re-governo que não deixará saudades a ninguém, quando o país desgovernado convive com más notícias econômicas e a falta de perspectivas, medidas, planos ou projetos, curiosamente a única boa notícia econômica não vem do governo, mas da iniciativa privada. Grande fábrica em região pobre, norte de Pernambuco e sul da Paraíba, empregadora por si só e pela instalação de vizinho parque de produção de auto peças, recolhedora de impostos, movimentadora da roda da economia. Estamos a quase 90 dias do governo Dilma 2, e a única novidade positiva não vem de quem recolhe impostos e os gasta muito e ma, mas de quem os recolhe. RN


Roda-a-Roda
Martelo – Surpresa no leilão dos ativos e restos da De Tomaso, fábrica italiana de esportivos. Ofertas em torno de 500 mil euros, dispararam na disputa entre holdings chinesa e outra com base em Luxemburgo, a L3. Ganhou com lance de 2 milhões e cinquenta mil euros e a proposta de voltar a funcionar, recontratar 360 funcionários, e fazer esportivo com motor traseiro.

Cadastro – A empresa com operações na Itália e base fiscal em Luxemburgo, é do ramo: é dona da Lotus, competidora da Fórmula 1. Propõe fazer esportivo com motor traseiro. Curioso abandonar o sedã Deauville, projeto recente da Pininfarina, encomendado e pago pela administração anterior.

Caminho – Governo argentino vai atrás e instiga Nissan fazer picape Frontier em seu país. Seria na fábrica da Renault, em Santa Isabel, Córdoba. Efetivado, sedimentaria na mesma usina a produção do picape Renault tratado como Raptur, aproveitando a base Nissan – como na Coluna da edição passada.

No freio – Má situação para os BRICS com crescimento apenas para China e Índia. Brasil sinaliza encolher impensáveis 25%, e Rússia caiu 20% em 2014. Lá, GM através da Opel, freou, parará produção, suprindo presença com importados.

Mais - No cenário governo russo disponibilizou auxílio de US$ 166M para indústrias locais fazer ponte até 2016. Ford mantém sua aposta; coreana SSang Yong suspendeu exportações, e Nissan, por queda de vendas, parou produção.

Liderança – Norbert Reithofer, presidente do Conselho da BMW, acredita na manter liderança no mercado Premium em 2015, incluindo recorde de faturamento, vendas e lucros antes dos impostos. Calca no leque de modelos e na soma das operações MINI, Rolls-Royce, e motos BMW.

Briga – Mercado dos veículos alemães Premium em briga embolada. BMW vendeu 1,82M em 2014, Audi 1,7M e Mercedes 1,6M, ambas em crescimento.

FériasAcima da disparada do Euro ? Vais a Paris até 10 de maio ? No bater pernas pela Avenida Champs Elisées, pare no número 42, o DS World Paris. Lá, exposição da jóias da designer Nathalie Colin, da  Casa Svarowski, conhecida pelos cristais, e em torno do Divine DS, carro conceito da nova marca.

Tempero – Hyundai fará série especial de 3.500 unidades do HB20. Itens para sugerir esportividade, como saias laterais e difusor de ar na traseira, rodas em desenho exclusivo. Cuidou do conforto com comandos de rádio no volante, tela de 7”. Nas versões de 2 e 4 portas hatch, 1.0 e 1.6. Simples, 1.0, transmissão manual  R$ 44,450. Equipado, 1,6, automático, R$ 53,545.

Racionalidade – Para difundir a necessidade de racionalização do uso da água, Mercedes-Benz realiza campanha dentro de sua fábrica matriz, em São Bernardo do Campo, SP. Dá exemplo no economizar anualmente 84 milhões de litros – nos últimos 10 anos reduziu consumo em 20%.

Festa – Em mais de seis décadas, da simplória montagem à produção, VW fixou seu emblema em 22 milhões de veículos – destes, exportou mais de 3,3 milhões. Agora em processo de nivelamento internacional, tem um produto global em cada uma de suas fábricas.

O que – Modernos motores EA 211 de três e quatro cilindros em São Carlos; novo Jetta em São Bernardo do Campo; up! em Taubaté, em São Paulo, e fará o novo Golf em São José dos Pinhais, Pr. Em motores já produziu 23 milhões.

Espartano – No processo de revitalização de sua pioneira fábrica em São Bernardo do Campo, SP, Toyota resgatou diretoria para lá. Economia de custos.
Base – Para aumentar produção de peças para motores, como virabrequins e bielas, para uso local e exportações, terá três turnos de funcionamento.

Assinatura – Novos terminais e ponteiras de escapamento como decoração automobilística, lançamento da Tuper, maior fabricante de escapamentos da América Latina. Para durar, são em inox polido, para nacionais e importados.

Reparos – Sikkens, linha Premium de itens de pintura da PPG será utilizada pela rede Toyota para reparos em veículos da marca. Não é apenas uso de material a preço atrativo, mas uso do conceito Reparo Rápido, processo de otimização dos carros nas oficinas, com vistas a maior lucratividade.

Razões – Pelo processo, pequenos reparos de pintura realizados em apenas 2 horas, durante a revisão ou reparo do veículo. Tipo Jac – jac o carro está na oficina, conserta tudo ... Diz, não há choque entre a pintura original e o retoque.
Nos dias atuais, seguros e serviços devem pagar a conta da concessionária – venda de veículos tende a ser lucro bruto.

Tecnologia – Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, parece, acertou a química na temporada de 2014, evitando dechapamentos, e melhorou-a para 2015. Nos treinos da prova de abertura, GP da Austrália, tempos baixaram entre 3s e 2s, e na corrida Lewis Hamilton fez a volta mais rápida em 1s e 5/10 menos.

Avião – Cada vez mais próxima a realidade do avião da Honda, o Honda Jet. A FAA, agencia estadunidense para aviação autorizou produção dos motores pela joint venture entre GE e Honda. Exigirá apenas comandante, será o mais econômico e o de maior autonomia. Fábrica é em Lynn, Massachussets, EUA.

Retífica RN Coluna informou produção dos BMW Serie 1 em Araquari, SC, e ilustrou com foto do modelo novo. Errou. Modelo inicialmente montado será o em descontinuação, de 2011. Cronograma e acordo com o programa Inovar-Auto, justificou a BMW.


GentePersio Lisboa, paulista, administrador, píncaro. OOOO Presidente de operações da Navistar, objetivo perseguido há 27 anos. OOOO Marca inclui operações da Internacional caminhões e motores MWM. OOOO

Fórmula 1 - NGK vai estampar marca nos carros da Ferrari

Fornecedora de velas de ignição de alta performance para a Fórmula 1 há mais de 50 anos, a NGK vai estampar, durante toda a temporada 2015, a sua marca na carenagem dos carros da Ferrari, guiados pelos campeões mundiais Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. A fabricante renovou a parceria tecnológica de 20 anos com a lendária escuderia italiana, cujos motores são equipados com velas de ignição de alta performance da NGK. 

“Já tínhamos uma parceria de longa data com a Ferrari, que foi ampliada para fora do motor, com a presença da marca na pintura do carro. Para a NGK, este é um case de marketing, pois a ação associa o nosso produto a uma categoria reconhecida pelo alto rigor tecnológico”, avalia Marcos Mosso, Chefe de Marketing da NGK do Brasil. 

O ano de 2015 também será marcante para a NGK em outras competições expressivas do cenário internacional, como o WRC, principal competição mundial de rali, e a Super GT, categoria de automobilismo de carros da classe Gran Turismo no Japão. No Moto GP, a fabricante equipa Yamaha, Honda e Ducati.

Helio Castroneves: Hora de descobrir quem escondeu o jogo

Helio Castroneves inicia nesta sexta-feira os treinos livres para a etapa de abertura do Verizon IndyCar Series, o Firestone  Grand Prix of St. Petersburg. Trata-se da estreia de uma nova fase da categoria, que passa a adotar os novos kits aerodinämicos da Honda e Chevrolet nos chassis Dallara DW12, que foram mantidos. 

Embora os treinos livres tenham mostrado uma aparente melhor performance do equipamento da Chevrolet que equipa, entre outros, os carros da Penske, o brasileiro vencedor de trës corridas em St. Pete prefere a prudëncia. Para ele, nem tudo foi mostrado no Spring Test de Barber. "Certeza, mesmo, apenas quanto o bicho pegar pra valer porque os caras podem estar escondendo o jogo", disse ele em um intervalo entre diversos eventos dos quais participou hoje.

Programaçao de ST. Pete (hora de Brasilia)

HOJE 27
Practice 1: 13:30 - 14:45
Practice 2: 17:15 - 18:30

Sabado
Practice 3: 13:30 - 14:15
Qualifying: 17:15 - 18:30

Domingo 29
Warm-up: 13:00 - 13:30

Largada: 16:30 para 110 voltas

DTM: Augusto Farfus destaca semana positiva de trabalho nos testes coletivos no circuito do Estoril

Pouco mais de três meses depois, Augusto Farfus voltou guiar a BMW M4, carro com o qual vai disputar, em 2015, sua quarta temporada no DTM. Depois de um começo de ano bastante intenso, com presença no grid das duas principais provas de endurance dos Estados Unidos 24 Horas de Daytona, onde foi ao pódio, e as 12 Horas de Sebring , o curitibano de 31 anos regressou à Europa nesta semana para participar da sessão oficial de testes coletivos que o DTM promove entre quarta e sexta-feira (25 a 27 de março) no tradicional circuito do Estoril, em Portugal. Farfus esteve na pista nos dois primeiros dias de atividades no traçado lusitano e conseguiu, em conjunto com o Team RBM, alcançar seus objetivos: ganhar quilometragem e acumular informações pontuais depois das atualizações que seu carro recebeu para a nova temporada.

As atividades de pista foram realizadas predominantemente com tempo bom na quarta-feira e com chuva durante boa parte desta quinta. O forte vento, característica desta região litorânea da Península Ibérica nesta época do ano, acabou por prejudicar um pouco o trabalho dos pilotos no Estoril. Ontem, o brasileiro completou 112 voltas, marcando como melhor tempo 1min33s585. Nesta quinta, Augusto deu 97 voltas (sendo o piloto que mais andou ao longo do dia) e registrou 1min33s246 na sua passagem mais rápida, fechando o top-10.

Hoje, o estreante Tom Blomqvist guia pelo Team RBM no Estoril. Augusto, por sua vez, segue para a Alemanha. Nesta temporada, o curitibano voltará a disputar as 24 Horas de Nürburgring, prova em que foi vencedor em 2010. Como preparação para uma das mais importantes corridas de longa duração do automobilismo mundial, Farfus vai disputar a primeira etapa do VLN, o Campeonato Alemão de Endurance, neste fim de semana. Ao lado de Jörg Müller, o piloto brasileiro está inscrito pelo Team Marc VDS e vai acelerar a BMW Z4 GT3. A prova, que terá 4 horas de duração, acontece no sábado.

Pelo DTM, a próxima sessão de testes coletivos será realizada entre 14 e 16 de abril no circuito alemão de Oschersleben. A etapa de abertura da temporada 2015 acontece entre 2 e 3 de maio em Hockenheim, marcando a readoção das rodadas duplas na categoria, com uma corrida, mais curta 40 minutos e sem pit-stop obrigatório no sábado e outra mais longa 60 minutos e pit-stop obrigatório no domingo.

Augusto Farfus:
"Foi muito bom voltar às atividades do DTM e guiar novamente a M4 depois de tanto tempo. Tivemos uma semana extremamente positiva: conseguimos fazer uma boa quilometragem e coletar muitas informações depois das atualizações que o carro teve durante o inverno. O vento forte acabou sendo o grande vilão dos pilotos aqui no Estoril ontem, enquanto a chuva durante o dia hoje não nos ajudou na evolução do treino, mas, no geral, o saldo é positivo porque conseguimos muitos dados do carro. Agora vamos para a Alemanha para fazer a primeira etapa do VLN como preparação para a disputa das 24 Horas de Nürburgring deste ano."

Lucas di Grassi tem em junho o “mês de sua vida”

Lucas di Grassi não teve muito descanso entre dezembro e janeiro, meses em que geralmente as atividades de competição no automobilismo encontram-se paradas nas pistas. Mas graças à Fórmula E, onde o brasileiro de 30 anos é o atual vice-líder da competição e fazendo história ao ser o primeiro vencedor da prova inaugural da categoria, o piloto da Audi Sport ABT no campeonato dos elétricos não teve folga – já que o calendário contemplou etapas entre setembro e junho -, correndo também em dezembro (em Punta del Este, no Uruguai) e em janeiro (em Buenos Aires, na Argentina).

O calendário corrido, ao contrário do que se pensaria, agrada a Lucas, que inicia em abril mais um desafio: sua segunda temporada como piloto titular da Audi Sport na disputa do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC (World Endurance Championship), no dia 12 de abril com as 6 Horas de Silverstone.

E a Audi, vencedora de 13 das últimas 15 edições das 24 Horas de Le Mans, promoveu uma verdadeira revolução em seu já histórico protótipo, o Audi R18 e-tron quattro. O carro ficou mais rápido e ainda mais eficiente, consumindo menos diesel em seu motor 4.0 V6 biturbo. A equipe refez a configuração energética do bólido, saltando da classe de dois megajoules para quatro. Além disso, a equipe revisou toda a aerodinâmica do conjunto, deixando-o ainda mais rápido e eficiente – a união destes quesitos é fundamental para o sucesso de um carro tanto no Mundial como também em Le Mans.

O primeiro semestre do piloto brasileiro que tem o melhor resultado geral do país em La Sarthe (um segundo lugar em 2014, igualando os feitos de Raul Boesel em 1991 e de José Carlos Pace em 1973) vem sendo de inúmeros compromissos. No último dia 14 ele disputou a quinta etapa da Fórmula E em Miami; em seguida voou para o Brasil e disputou a Corrida de Duplas da Stock Car em Goiânia. No próximo dia 4 ele estará de volta aos Estados Unidos para a corrida de Long Beach da ‘F1 Elétrica’, onde busca retomar a liderança da competição recuperando uma diferença de sete pontos em relação ao primeiro da tabela.

Depois Lucas retorna à Europa e vai ao país que primeiro o acolheu no início de sua fase internacional da carreira. Será na Inglaterra que o FIA WEC começará 2015, com a disputa das 6 Horas de Silverstone. Em seguida, ele segue para a Bélgica visando a disputa das 6 Horas de Spa Francorchamps na segunda etapa do Mundial de Endurance no dia 2 de maio – a prova é a última do WEC antes das 24 Horas de Le Mans.

Após correr no desafiador e veloz traçado de Spa, Lucas segue para sua casa em Mônaco – mas não para descansar. No sábado dia 9 de maio ele disputa o ePrix de Monte Carlo da Fórmula E, sétima etapa do campeonato. Em seguida, Di Grassi disputa no dia 23 a oitava etapa dos elétricos em Berlim. O circuito onde será disputada a corrida será montado no antigo aeroporto Tempelhof, na capital alemã.

Da Alemanha, malas no avião rumo à França para o primeiro contato dos pilotos no ano com o mítico circuito de 13 quilômetros de La Sarthe, no pré-teste de Le Mans, nos dias 30 e 31 de maio. Serão dois dias de ajustes e trabalhos em acerto de carros para a prova que acontece depois de 15 dias.

Sem descanso, Lucas deixa a França e parte para a Rússia onde corre na penúltima etapa da Fórmula E, nas ruas de Moscou – e então retorna à França para toda uma semana de atividades em Le Mans que culmina com a disputa das 24 horas mais famosas do planeta, com largada no dia 13 e bandeirada no dia 14.


“Esta temporada e a última têm sido um pouco atípicas por causa da Fórmula E, que segue um calendário parecido com o do futebol europeu. Mas tem sido uma experiência muito legal, porque me mantenho em atividade correndo enquanto os outros campeonatos não iniciam a temporada. 2015 será de imensos desafios – e eles são muito bem-vindos”, diz Lucas.