Lucas di
Grassi não teve muito descanso entre dezembro e janeiro, meses em que
geralmente as atividades de competição no automobilismo encontram-se paradas
nas pistas. Mas graças à Fórmula E, onde o brasileiro de 30 anos é o atual
vice-líder da competição e fazendo história ao ser o primeiro vencedor da prova
inaugural da categoria, o piloto da Audi Sport ABT no campeonato dos elétricos
não teve folga – já que o calendário contemplou etapas entre setembro e junho
-, correndo também em dezembro (em Punta del Este, no Uruguai) e em janeiro (em
Buenos Aires, na Argentina).
O calendário
corrido, ao contrário do que se pensaria, agrada a Lucas, que inicia em abril
mais um desafio: sua segunda temporada como piloto titular da Audi Sport na
disputa do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC (World Endurance
Championship), no dia 12 de abril com as 6 Horas de Silverstone.
E a Audi,
vencedora de 13 das últimas 15 edições das 24 Horas de Le Mans, promoveu uma
verdadeira revolução em seu já histórico protótipo, o Audi R18 e-tron quattro.
O carro ficou mais rápido e ainda mais eficiente, consumindo menos diesel em
seu motor 4.0 V6 biturbo. A equipe refez a configuração energética do bólido,
saltando da classe de dois megajoules para quatro. Além disso, a equipe revisou
toda a aerodinâmica do conjunto, deixando-o ainda mais rápido e eficiente – a
união destes quesitos é fundamental para o sucesso de um carro tanto no Mundial
como também em Le Mans.
O primeiro
semestre do piloto brasileiro que tem o melhor resultado geral do país em La
Sarthe (um segundo lugar em 2014, igualando os feitos de Raul Boesel em 1991 e
de José Carlos Pace em 1973) vem sendo de inúmeros compromissos. No último dia
14 ele disputou a quinta etapa da Fórmula E em Miami; em seguida voou para o
Brasil e disputou a Corrida de Duplas da Stock Car em Goiânia. No próximo dia 4
ele estará de volta aos Estados Unidos para a corrida de Long Beach da ‘F1
Elétrica’, onde busca retomar a liderança da competição recuperando uma
diferença de sete pontos em relação ao primeiro da tabela.
Depois Lucas
retorna à Europa e vai ao país que primeiro o acolheu no início de sua fase
internacional da carreira. Será na Inglaterra que o FIA WEC começará 2015, com
a disputa das 6 Horas de Silverstone. Em seguida, ele segue para a Bélgica
visando a disputa das 6 Horas de Spa Francorchamps na segunda etapa do Mundial
de Endurance no dia 2 de maio – a prova é a última do WEC antes das 24 Horas de
Le Mans.
Após correr no
desafiador e veloz traçado de Spa, Lucas segue para sua casa em Mônaco – mas
não para descansar. No sábado dia 9 de maio ele disputa o ePrix de Monte Carlo
da Fórmula E, sétima etapa do campeonato. Em seguida, Di Grassi disputa no dia
23 a oitava etapa dos elétricos em Berlim. O circuito onde será disputada a
corrida será montado no antigo aeroporto Tempelhof, na capital alemã.
Da Alemanha,
malas no avião rumo à França para o primeiro contato dos pilotos no ano com o
mítico circuito de 13 quilômetros de La Sarthe, no pré-teste de Le Mans, nos
dias 30 e 31 de maio. Serão dois dias de ajustes e trabalhos em acerto de
carros para a prova que acontece depois de 15 dias.
Sem descanso,
Lucas deixa a França e parte para a Rússia onde corre na penúltima etapa da
Fórmula E, nas ruas de Moscou – e então retorna à França para toda uma semana
de atividades em Le Mans que culmina com a disputa das 24 horas mais famosas do
planeta, com largada no dia 13 e bandeirada no dia 14.
“Esta temporada
e a última têm sido um pouco atípicas por causa da Fórmula E, que segue um
calendário parecido com o do futebol europeu. Mas tem sido uma experiência
muito legal, porque me mantenho em atividade correndo enquanto os outros
campeonatos não iniciam a temporada. 2015 será de imensos desafios – e eles são
muito bem-vindos”, diz Lucas.
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