sexta-feira, 27 de março de 2015

Lucas di Grassi tem em junho o “mês de sua vida”

Lucas di Grassi não teve muito descanso entre dezembro e janeiro, meses em que geralmente as atividades de competição no automobilismo encontram-se paradas nas pistas. Mas graças à Fórmula E, onde o brasileiro de 30 anos é o atual vice-líder da competição e fazendo história ao ser o primeiro vencedor da prova inaugural da categoria, o piloto da Audi Sport ABT no campeonato dos elétricos não teve folga – já que o calendário contemplou etapas entre setembro e junho -, correndo também em dezembro (em Punta del Este, no Uruguai) e em janeiro (em Buenos Aires, na Argentina).

O calendário corrido, ao contrário do que se pensaria, agrada a Lucas, que inicia em abril mais um desafio: sua segunda temporada como piloto titular da Audi Sport na disputa do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC (World Endurance Championship), no dia 12 de abril com as 6 Horas de Silverstone.

E a Audi, vencedora de 13 das últimas 15 edições das 24 Horas de Le Mans, promoveu uma verdadeira revolução em seu já histórico protótipo, o Audi R18 e-tron quattro. O carro ficou mais rápido e ainda mais eficiente, consumindo menos diesel em seu motor 4.0 V6 biturbo. A equipe refez a configuração energética do bólido, saltando da classe de dois megajoules para quatro. Além disso, a equipe revisou toda a aerodinâmica do conjunto, deixando-o ainda mais rápido e eficiente – a união destes quesitos é fundamental para o sucesso de um carro tanto no Mundial como também em Le Mans.

O primeiro semestre do piloto brasileiro que tem o melhor resultado geral do país em La Sarthe (um segundo lugar em 2014, igualando os feitos de Raul Boesel em 1991 e de José Carlos Pace em 1973) vem sendo de inúmeros compromissos. No último dia 14 ele disputou a quinta etapa da Fórmula E em Miami; em seguida voou para o Brasil e disputou a Corrida de Duplas da Stock Car em Goiânia. No próximo dia 4 ele estará de volta aos Estados Unidos para a corrida de Long Beach da ‘F1 Elétrica’, onde busca retomar a liderança da competição recuperando uma diferença de sete pontos em relação ao primeiro da tabela.

Depois Lucas retorna à Europa e vai ao país que primeiro o acolheu no início de sua fase internacional da carreira. Será na Inglaterra que o FIA WEC começará 2015, com a disputa das 6 Horas de Silverstone. Em seguida, ele segue para a Bélgica visando a disputa das 6 Horas de Spa Francorchamps na segunda etapa do Mundial de Endurance no dia 2 de maio – a prova é a última do WEC antes das 24 Horas de Le Mans.

Após correr no desafiador e veloz traçado de Spa, Lucas segue para sua casa em Mônaco – mas não para descansar. No sábado dia 9 de maio ele disputa o ePrix de Monte Carlo da Fórmula E, sétima etapa do campeonato. Em seguida, Di Grassi disputa no dia 23 a oitava etapa dos elétricos em Berlim. O circuito onde será disputada a corrida será montado no antigo aeroporto Tempelhof, na capital alemã.

Da Alemanha, malas no avião rumo à França para o primeiro contato dos pilotos no ano com o mítico circuito de 13 quilômetros de La Sarthe, no pré-teste de Le Mans, nos dias 30 e 31 de maio. Serão dois dias de ajustes e trabalhos em acerto de carros para a prova que acontece depois de 15 dias.

Sem descanso, Lucas deixa a França e parte para a Rússia onde corre na penúltima etapa da Fórmula E, nas ruas de Moscou – e então retorna à França para toda uma semana de atividades em Le Mans que culmina com a disputa das 24 horas mais famosas do planeta, com largada no dia 13 e bandeirada no dia 14.


“Esta temporada e a última têm sido um pouco atípicas por causa da Fórmula E, que segue um calendário parecido com o do futebol europeu. Mas tem sido uma experiência muito legal, porque me mantenho em atividade correndo enquanto os outros campeonatos não iniciam a temporada. 2015 será de imensos desafios – e eles são muito bem-vindos”, diz Lucas.

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