Além do retorno da Fórmula Truck a Campo Grande, depois
de quatro temporadas ausente, a capital do Mato Grosso do Sul terá outra
novidade na pista no dia 12 de abril, data da segunda etapa da sua 20ª
temporada. De acordo com o novo regulamento da mais popular categoria do
automobilismo da América do Sul, os três primeiros colocados na classificação
geral terão redução de potência nos caminhões nas provas seguintes. Na corrida
de abertura a vitória ficou com Felipe Giaffone (MAN Latin América) com
Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em segundo e Djalma Fogaça (Ford) em
terceiro.
Com isso, Giaffone, líder isolado do Campeonato Brasileiro com 53 pontos, será
o que mais vai sofrer, pois seu MAN receberá a instalação de uma espécie de
anel, a ser colocado na entrada de ar da turbina do caminhão, o que vai reduzir
a potência do motor em cerca de 70 cavalos. Esse aparato estabelecido pelo
regulamento tem a entrada de ar reduzida para 74 milímetros contra os 80 mm dos
outros caminhões sem o chamado lastro de sucesso.
Cirino, o segundo colocado na classificação geral com 44 pontos, perderá menos:
cerca de 50 cavalos, pois o restritor utilizado no seu Mercedes-Benz será de
76mm. Já o Ford de Fogaça, o terceiro na pontuação com 38 pontos, terá a
abertura de 78mm, o que implicará em algo em torno de 30 cavalos a menos no
motor.
Todos os outros pilotos, do quarto colocado na tabela da classificação geral em
diante, terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo. O
objetivo principal é tentar equilibrar mais ainda a disputa pela vitória e pelo
título da categoria mais popular no automobilismo da América do Sul.
Apesar de parecer pouco para a potência de cerca de mil cavalos dos caminhões
da Fórmula Truck, essa redução de potência deve ajudar a aumentar a briga por
posições na pista, o que eleva a adrenalina de pilotos e dos fãs da categoria.
Além disso, auxilia os outros pilotos a se aproximarem dos líderes na
classificação geral e a reduzir a diferença na tabela de pontuação.
A primeira corrida do ano, disputada dia 1º de março em Caruaru, Pernambuco,
não teve os restritores por ser início de temporada e todos terem começado do
zero. De Campo Grande até a etapa de Cascavel, no dia 9 de novembro, os três
primeiros continuarão a usar os restritores. No entanto, na última prova,
marcada para 6 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, todos os
pilotos entram com a mesma potência, ou seja, com a abertura de 80mm no turbo.
CALENDÁRIO DE 2015
12 de abril - Campo Grande (MS)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Brasília (DF)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)
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