quinta-feira, 26 de março de 2015

Fase final da Copa de Direção Autônoma da Audi acontece, amanhã, na Alemanha

Um modelo de carro que reaja de forma independente a um obstáculo que surgir de repente e freie em resposta ao tráfego. Aproximadamente 50 estudantes de todas as partes da Alemanha estão trabalhando atualmente com esse cenário no Campeonato de Direção Autônoma da Audi. Os jovens talentos apresentarão os recursos dos modelos de carros que programaram no final da competição do Audi Museum Mobile, amanhã (sexta-feira, 27/03).
  
O Campeonato de Direção Autônoma da Audi é voltado essencialmente para estudantes de informática, engenharia elétrica/eletrônica e engenharia mecânica. Dez equipes de universidades de toda a Alemanha se classificaram para a competição, que a Audi está realizando pela primeira vez este ano. “O rápido avanço da digitalização e da conectividade na indústria automotiva estão fazendo surgir muitos desafios emocionantes”, diz o Membro do Conselho Administrativo da Audi para Recursos Humanos, Prof. Thomas Sigi. “É por isso que estamos procurando pelos melhores especialistas. O Campeonato de Direção Autônoma da Audi é uma boa oportunidade para conhecermos pessoalmente jovens com um talento promissor que gostariam de moldar conosco as inovações de amanhã”. 
  
Os estudantes receberam os modelos de carros da Audi em no outono passado. Os modelos Audi Q5* em uma escala de 1:8 são impulsionados por um motor elétrico e alcançam uma velocidade máxima de 40 km/h. Eles são todos equipados com uma sofisticada câmera, assim como vários sensores infravermelhos e ultrassônicos, que a Audi também usa de forma similar nos automóveis produzidos em série. Os participantes também receberam um software básico e uniforme. Sua tarefa nos últimos seis meses tem sido desenvolver sua própria arquitetura de software para avaliar os dados da câmera e dos sensores, interpretar a situação e controlar o carro de acordo com tais dados. 

No final da competição no Audi Museum Mobile, em Ingolstadt, os estudantes agora demonstrarão a eficácia do seu software em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados. Em competição direta com as outras equipes, seus carros terão de mostrar sua capacidade de reagir ao tráfego de veículos no sentido contrário, em cruzamentos, situações difíceis de estacionamento e obstáculos que surgem de repente. A meta é percorrer o trajeto o mais rápido possível e sem cometer nenhum erro. Acidentes, perda de tempo ou manobras de direção executadas incorretamente farão as equipes perderem pontos. As avaliações também levarão em conta um discurso científico, no qual os estudantes descreverão para os jurados como eles programaram seus veículos, assim como uma demonstração de direção “freestyle”. No último dia da competição, os participantes terão a oportunidade de apresentar suas próprias soluções ou manobras de direção criativas. A equipe com o maior número de pontos no final da competição levará um prêmio em dinheiro de 10.000 euros, com 5.000 euros para a segunda equipe melhor colocada e 1.000 euros para a terceira.

Equipes de dez universidades alemãs se classificaram para o primeiro Campeonato de Direção Autônoma da Audi: Universidade de Offenburg, Universidade Livre de Berlim, Universidade de Kassel, Universidade de Leipzig, Universidade Técnica de Ingolstadt, Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberg, Universidade Leibniz em Hanover, Universidade Técnica de Munique, Centro de Pesquisa em Informática de Karlsruhe, e Universidade de Freiburg. 


As chances dos participantes de obter um futuro emprego na fabricante de automóveis premium são muito boas. Apenas neste ano a Audi pretende recrutar mais de 6.000 funcionários no mundo todo. Cerca de 4.000 dessas novas admissões serão empregadas nas unidades alemãs em Ingolstadt e Neckarsulm, essencialmente nas áreas de construção leve, conectividade e mobilidade elétrica. Além de estágios e ajuda para dissertações de estudantes, a Audi oferece vários programas de iniciação a alunos já graduados e candidatos com experiência de trabalho. 

No programa de desenvolvimento para pesquisadores acadêmicos, por exemplo, os participantes desenvolvem valiosos conhecimentos em duas áreas durante um período de quatro anos e adquirem experiência nas interfaces com os departamentos especializados. Além disso, a Audi coopera com 31 universidades parceiras no mundo todo e apoia jovens qualificados e talentosos. Atualmente, mais de 140 estudantes de doutorado estão trabalhando nas suas teses em projetos de pesquisa financiados pela Audi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário