Quando a Kawasaki concebeu a Ninja H2, o
conceito do desenvolvimento era oferecer uma aceleração que nenhum piloto
jamais houvesse experimentado. Criar uma motocicleta 'divertida de pilotar' era
uma das diretrizes da Kawasaki.Embora existam diversas formas de se divertir
com uma motocicleta, ter uma aceleração incrível era fator fundamental para se
alcançar níveis de pilotagem que potencializassem a alegria de
conduzí-la.
No coração da exuberante Ninja H2 pulsa um motor com supercharger que
chega a 200 PS de potência que, aliado ao projeto de um motor compacto, se
equipara a outros motores vistos em modelos de 1000 cm3 em
motocicletas superesportivas. O ponto chave para alcançar este incrível
rendimento concentra-se no sistema de alimentação impulsionado pelo
supercharger - um conjunto projetado especificamente para a motocicleta,
concebido totalmente 'em casa' com tecnologias incorporadas pela Gas Turbine
& Machinery Company, Aerospace Company e também da Corporate Technology
Division.
Ao trabalhar no nome do modelo, aplicar a palavra 'Ninja'
- sinônomo de Kawasaki e utilizada em inúmeros modelos lendários através dos
anos - foi uma opção óbvia. Mas, também recebe este nome em homenagem a outro
modelo que marcou época: a H2, também conhecida como 750SS Mach IV.
Impulsionada por um motor 2 Tempos de três cilindros e 748 cm3, possuía
uma aceleração intensa que rapidamente a tornou sensação mundial. Para um
modelo que entrega dirigibilidade de modelos supersport com aceleração que
nenhum piloto tenha experimentado antes, não havia como pensar em um nome mais
apropriado e digno de tais características.
PONTOS CHAVE
Nível de aceleração nunca sentido antes.
De modo a oferecer uma aceleração intensa e velocidade
máxima em uma faixa nunca experimentada antes, era essencial que o motor fosse
capaz de produzir alto nível de potência. Ao passo que o aumento da cilindrada
poderia facilmente trazer mais potência ao modelo, também era desejo da marca
construir um motor compacto de baixo peso. Com a utilização de um supercharger
ambas as condições seriam atendidas: a Ninja H2 tem potência de 200 cv e o tamanho do
motor compatível com outras motocicletas de 1000 cm3 do mercado.
Supercharger 'feito em casa'
O supercharger usado na Ninja H2 foi projetado por um grupo de
engenheiros que teve auxílio de outras empresas do grupo Kawasaki, como a Gas
Turbine & Machinery Company, Aerospace Company e a Corporate Technology
Division. Este projeto 'feito em casa' permitiu que o desenvolvimento fosse
feito de modo a casar perfeitamente com as características da Ninja H2.
O supercharger altamente eficiente e exclusivo feito para
a motocicleta foi a chave para atingir a máxima potência com a intensa
aceleração que os engenheiros queriam proporcionar. Compacto, o motor é
resultado da fusão de tecnologias do grupo Kawasaki.
Projeto do Chassi - Os objetivos a serem atingidos na
construção do chassi foram assegurar uma postura serena em altíssimas
velocidades.
Oferecer performance em curvas de modo que possa ser
utilizada adequadamente em uma pista de corridas e ainda ter uma postura
cômoda. De um modo geral, a estabilidade em alta velocidade pode ser alcançada
com uma distância entre eixos longa, porém, foi adotada uma distância entre
eixos mais curta, a fim de obter um pacote geral mais compacto, com boas
respostas de dirigibilidade, o que também era desejado. O quadro precisava,
além de ser rígido, ser também capaz de absorver irregularidades externas, as
quais quando aparecem em alta velocidade poderiam facilmente afetar o chassi e
a dirigibilidade do piloto. Um novo quadro de treliças fornece tanto a
resistência para suportar a grande potência do motor, como flexibilidade
equilibrada para atingir a estabilidade e maleabilidade para a condução em alta
velocidade.
Aerodinâmica - À medida que a velocidade aumenta, a
resistência do vento aumenta exponencialmente. Para conseguir um bom
funcionamento em alta velocidade, uma combinação de alta potência e
aerodinâmica foi necessária. Com os requisitos de potência ficando a cargo do
motor com supercharger, o próximo passo foi desenhar carenagens que
minimizassem o arrasto e ajudassem no controle da condução em alta velocidade.
Entra aí a preciosa ajuda da Kawasaki Aeroespace Company, criando formas
esculpidas aerodinamicamente, garantindo a máxima eficiência aerodinâmica.
Mais do que qualquer outra motocicleta Kawasaki fabricada
até hoje, a Ninja H2 é uma bela amostra de manufatura, com
qualidade de construção, encaixes e acabamentos soberbos – juntamente com a
pintura espelhada prateada e brilhante especialmente desenvolvida para o
modelo.
Preço público sugerido:
R$ 120 mil ( sem frete e sem seguro)
Disponível para pedidos:
Abril/2015
Previsão de entrega:
Junho/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário