Os mais modernos barcos one design da vela oceânica chegam à Praia de Jurerê, em
Florianópolis (SC), para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, a
principal competição da categoria. Com 10 regatas previstas, o evento será
realizado entre os dias 7 e 16 de abril.
Desenhado pelo
consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal e construído no
estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que
compete como monotipo. Sua flotilha está espalhada por França, Alemanha,
Portugal, Chile, Argentina e Brasil, onde participa de regatas bastante
disputadas.
Na primeira edição
do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour
foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu
foi o veleiro inglês Ngoni.
Entre os veleiros
estrangeiros que marcarão presença está o campeão da primeira edição do evento,
Pisco Sour; o vencedor da Semana de Vela do Chile, Acuario II Mitsubishi
Motors; o campeão do VTR Oceánico Championship, Nuevo Maestra Santander, de
Jorge Araneda e também o sempre competitivo Patagonia, do argentino Norberto
Alvarez.
Entre os
brasileiros, Torben Grael, o maior medalhista olímpico do País, é um dos
prováveis participantes, assim como o veleiro Pajero, atual campeão brasileiro
de S40; o Carioca 04, do jovem Henrique Haddad, que está fazendo uma ótima
preparação para as Olimpíadas de 2016; o Crioula 29, do gaúcho Samuel Albrecht,
velejador olímpico que já venceu a Semana de Vela de Ilhabela e também o
Carioca 25, de Roberto Martins, outro grande nome da vela brasileira.
"Teremos
tripulações de todo o mundo disputando regatas com barcos rigorosamente iguais.
Em competições como essa, todo o trabalho que a equipe faz acaba sendo ainda
mais valorizado", explica Samuel Albrecht.
Com o conceito de one design, no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho,
peso e área das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o
talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.
As tripulações
participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a
menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica
marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos
participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais
imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho
serão premiados.
Considerada uma das
cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto é vela, Florianópolis (SC)
será o palco da primeira edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship
realizada no País. Entre as belas paisagens da capital catarinense, a baía de
Jurerê foi a escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais
raias de vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube
de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade.
Localizada entre o
continente e a ilha de Santa Catarina, a raia será montada a apenas um
quilômetro da praia, com previsão de ventos do leste e nordeste com até 15 nós,
tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas.
"A raia de
Jurerê está entre as melhores do Brasil. Não é uma raia viciada, e permite que
vários veleiros tenham chance de ganhar. Tornará as disputas ainda mais
acirradas", comenta Roberto Martins, do veleiro Carioca 25.
Outros destaques
serão o clima, bastante ameno e propício para provas de vela e também a cor do
mar, que tornará a regata, além de competitiva, muito bonita.
Veleiro Soto 40
Projetado pelo
argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o
veleiro S40 é um moderno barco de regatas que compete como monotipo. Sua
tecnologia inovadora trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica.
Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade
e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto
40 está cada vez mais em destaque no cenário da vela mundial, atraindo alguns
dos melhores velejadores do mundo.
FICHA TÉCNICA S40
Comprimento total:
12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento:
4,2ton
Peso Máximo de
Tripulação: 770kg
Projetista: Javier
Soto Acebal
Material do Casco:
Fibra de vidro e carbono
Calendário Mitsubishi Motors Soto 40 World
Championship
7 a 11/4 - Registro
e vistoria
11/4 - Treino livre
e briefing
12/4 - Primeira e
segunda regatas
13/4 - Terceira e
quarta regatas
14/4 - Quinta e
sexta regatas
15/4- Sétima e
oitava regatas
16/4 - Nona e
décima regatas
16/4 - Premiação
Nenhum comentário:
Postar um comentário