A Porsche apresentou no circuito Paul Ricard a segunda
geração do 919 Hybrid, seu carro de corrida da categoria LMP1 (Le Mans
Prototype 1), com evoluções técnicas e com três pinturas diferentes, uma de
cada cor. A Porsche também confirmou que vai passar a disputar na mais elevada
entre as quatro categorias de energia da classe LMP1: o desempenho do sistema
de recuperação de energia pôde ser aumentado em aproximadamente 30% em
comparação à quantidade permitida em 2014. Isso significa que o 919 Hybrid tem
competitividade para disputar na categoria de 8 megajoules. As normas
revolucionárias do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que passaram a
vigorar no ano de 2014, exigem o uso de sistemas de propulsão híbrida muito
potentes e inovadores, e esse foi o principal motivo que fez a Porsche decidir
retornar à divisão principal (LMP1).
A equipe Porsche utilizará suas plataformas tecnológicas, que passaram por um
aperfeiçoamento ainda mais abrangente, em todas as oito corridas do Campeonato
Mundial de Endurance. Os carros estarão pintados na cor branca e portarão o
lema “Porsche Intelligent Performance” em sua carroceria. Isto também se aplica
ao terceiro 919 Hybrid da equipe, que vai disputar a corrida de
Spa-Francorchamps no dia 2 de maio. Entretanto, para a prova mais importante da
temporada (as 24 horas de Le Mans, nos dias 13 e 14 de junho de 2015), a equipe
vai mandar para o circuito um Porsche 919 Hybrid branco, um preto e um
vermelho.
Wolfgang Hatz, diretor do setor de pesquisa de desenvolvimento da Porsche AG,
declarou na apresentação dos protótipos da classe LMP1 no sul da França: “O
programa da classe LMP1 na Porsche dá enfoque a uma cooperação incluída em uma
rede abrangente entre os engenheiros que trabalham em nosso sistema de
propulsão inovador”. As normas do WEC foram concebidas para garantir que o
carro mais eficiente ganhe a corrida. O setor automotivo em geral deveria
adotar essa mesma abordagem para poder manter-se viável. A Porsche oferece
atualmente três carros esportivos de produção que contam com o sistema híbrido
de tomada. “Isto nos diferencia de nossos concorrentes e planejamos crescer
ainda mais neste segmento”, afirmou Hatz. “Para tanto, precisamos de uma
especialização substancial dentro da nossa empresa. A pressão enorme de termos
um bom desempenho na classe LMP1 significa que nossos especialistas de
desenvolvimento para os carros de produção aprendem muito em pouco tempo. Por
outro lado, jovens engenheiros recebem treinamento de altíssima qualidade a uma
velocidade turbinada e este conhecimento pode ser posteriormente aplicado muito
eficazmente na produção em série. Aprender a partir da experiência nas pistas
de corrida e aplicá-la nas estradas do dia a dia é uma tradição na Porsche.
Portanto, faz perfeito sentido criar uma ligação pelo menos parcial entre
nossos protótipos de Le Mans e nossa história no automobilismo por meio das
cores que utilizamos”.
O número e a cor vermelha do protótipo são uma homenagem ao carro da Porsche
que conquistou a primeira de um total de 16 vitórias gerais pela marca em Le
Mans em 1970. Nenhuma outra marca conta com tantas vitórias nessa corrida,
considerada a prova de endurance mais exigente do mundo. A cor do Porsche 917
KH (“cauda curta”) com o “Salzburg Design” que venceu a corrida há 45 anos no dia
14 de junho de 1970 também era vermelha. Os pilotos vencedores naquela ocasião
eram o alemão Hans Herrmann, atualmente com 87 anos de idade, e o inglês
Richard Attwood, agora com 74 anos de idade. Em 2015, na 83ª versão da clássica
corrida em Le Mans, o protótipo vermelho com o número 17 será dirigido por Timo
Bernhard, 34 (Alemanha), Brendon Hartley, 25 (Nova Zelândia) e Mark Webber, 38
(Austrália).
O LMP1 na cor preta com número 18 é um símbolo do parentesco técnico próximo
entre o carro de corrida Porsche 919 Hybrid e o supercarro esportivo Porsche
918 Spyder, que também vem equipado com um sistema de propulsão híbrido. Também
foi um 918 na cor preta que, no dia 4 de setembro de 2013, registrou um novo
recorde para um carro esportivo de rua de produção ao completar a volta de mais
de 20 quilômetros do Circuito Norte (Nordschleife) de Nürburgring em 6min57s. O
piloto que registrou esse recorde foi Marc Lieb, 34, da Alemanha. Lieb também
vai dirigir o 919 na cor preta em Le Mans neste ano, juntamente com Romain
Dumas, 37 (França) e Neel Jani, 31 (Suíça).
O terceiro carro da equipe, o 919 Hybrid na cor branca com o número de carro
19, estará disputando em Le Mans na cor que a Porsche escolheu para seu retorno
à categoria superior dos protótipos depois de uma ausência de 16 anos. A cor
branca, tradicional para os carros de corrida da Alemanha, também será
utilizada nos dois carros de fábrica Porsche 911 RSR que disputarão a corrida
na classe GTE Pro. Em Le Mans, o terceiro 919 será dirigido por Earl Bamber, 24
(Nova Zelândia), o piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg, 27 (Alemanha) e Nick
Tandy, 30 (Reino Unido).
Depois do chamado Prólogo (os testes que serão realizados com todos os carros
que disputam o WEC nos dias 27 e 28 de março no Circuito de Paul Ricard, na
França), o WEC de 2015 terá início no dia 12 de abril em Silverstone (Grã
Bretanha). Todas as corridas do WEC, exceto a corrida de Le Mans, têm seis
horas de duração. O campeonato passa então para Spa (Bélgica) no dia 2 de maio
e depois para Le Mans (França) nos dias 13 e 14 de junho. A corrida em
Nürburgring (Alemanha) no dia 30 de agosto, é um novo acréscimo ao WEC, que
então deixa a Europa e se dirige a Austin, Texas (EUA) para uma corrida no dia
19 de setembro. As duas seguintes serão disputadas em Fuji (Japão) no dia 11 e
outubro e em Shanghai (China) no dia 1º de novembro. A etapa final será
realizada em Bahrain no dia 21 de novembro.
A equipe de corrida liderada por Fritz Enzinger (Áustria), Vice-Presidente da
Classe LMP1, está sediada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche em
Weissach, e conta com mais de 230 funcionários. Mais de cem desses funcionários
são engenheiros que trabalham para o Diretor Técnico Alexander Hitzinger
(Alemanha). O Diretor da equipe Andreas Seidl (Alemanha) lida com todas as
questões operacionais. “Todas as pessoas da equipe estão aguardando ansiosas
por nossa segunda temporada”, afirma Enzinger. “Testamos o novo Porsche 919
Hybrid em separado por um total de 26.675 quilômetros de prova em quatro pistas
de corrida diferentes. Agora estamos aguardando com ansiedade nos encontrarmos
com todos os pilotos do WEC da FIA durante o prólogo aqui em Paul Ricard”.
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