A Nissan e a
Endesa, empresa espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração
e distribuição de energia elétrica, oficializaram um acordo para a
comercialização do revolucionário sistema de gestão de rede de energia elétrica
V2G, que permite que os proprietários dos modelos Nissan e-NV200e LEAF possam
vender a energia das baterias dos veículos de volta à rede de distribuição. O
sistema foi preparado para melhorar a flexibilidade da rede de eletricidade e
também aumentar a utilização de energias renováveis.
O novo sistema
permite o gerenciamento mais inteligente da energia por meio de um carregador
bidirecional, que pode carregar e descarregar a bateria dos carros da Nissan de
acordo com a demanda. A unidade do V2G pode ser alimentada a partir do
fornecimento normal de energia elétrica e de painéis solares ou turbinas
eólicas instaladas na propriedade do usuário do veículo.
Graças ao novo
sistema, um condutor de um modelo 100% elétrico, como o Nissan LEAF ou e-NV200,
este último produzido na fábrica da marca em Barcelona, será capaz, por
exemplo, de recarregar seu veículo durante os períodos de baixa demanda, nos
quais as tarifas de energia elétrica são mais baratas, e depois vender de volta
à rede durante os períodos de pico a um preço mais elevado.
As duas empresas
vão trabalhar juntas para tornar comercialmente viável a tecnologia. “A Nissan
irá cooperar com a Endesa para aumentar ainda mais o apelo dos veículos 100%
elétricos na Espanha e em outros países, adicionando ainda mais benefícios aos
proprietários. A capacidade de vender energia à rede significará uma vantagem
extra aos nossos clientes, que é ganhar dinheiro vendendo a energia. Além
disso, ele já economiza ao usar um carro que dispensa o abastecimento com
combustível fóssil. A nova tecnologia V2G significa que os elétricos podem
ajudar a tornar a oferta de energia elétrica mais inteligente e sustentável”,
afirma Marco Toro, diretor da Nissan Ibérica.
Os veículos
elétricos têm capacidade para armazenar entre 10 e 100 kWh de energia elétrica
e, muitas vezes, ficam muito tempo estacionados. Sistemas como o V2G podem ter
papel central na transformação dos sistemas de energia. “Graças a esta
tecnologia os veículos elétricos passarão a fazer parte do sistema elétrico,
introduzindo uma nova capacidade de armazenamento e demonstrando que a energia
contida em um veículo elétrico pode ser usada para outros fins além da
mobilidade“, diz José Bogas, diretor presidente da Endesa.
Como a
eletricidade é tradicionalmente impossível de se armazenar em larga escala,
muito do que é produzido pode se perder caso não haja demanda naquele momento.
A energia gerada a partir dos parques eólicos, especialmente à noite, por
exemplo, nem sempre é necessária para a rede. Com a adoção do sistema V2G, a
Nissan e a Endesa vão incentivar o uso desta energia durante a noite para
equilibrar melhor a rede e aumentar a adoção de energias renováveis.
A gestão de
energia é uma das partes mais importantes do desenvolvimento de cidades
inteligentes em todo o mundo, com a melhor otimização da produção, distribuição
e uso entre produtores e consumidores. O acordo da Nissan com a Endesa inclui
outras áreas de ação conjunta, como o estudo da possível reutilização de
baterias dos veículos elétricos para que, no fim da vida, ela possa continuar a
ser utilizada em situações menos intensivas e a concepção e avaliação de
ofertas inovadoras de pacotes de energia e mobilidade elétrica, tanto para o
segmento residencial (B2C) quanto empresarial (B2B).
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