quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Coluna do Borracha - Já fizeram o cabelo, falta a barba e o bigode

A MotoGP e a Fórmula 1 já conhecem as equipes campeãs do ano

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com, motogp.com

Pelo menos uma parte do assunto já está resolvido, as duas principais equipes das categorias de 2 e 4 rodas já tem o título de campeãs do ano: a Yamaha na MotoGP e a Mercedes na Fórmula 1. É a vitória da competência e do trabalho duro, elas que são referência para as outras.


Quem chegou primeiro foi a japonesa Yamaha em Motegi, no Japão, casa da rival Honda, que por sinal, deu um show na pista com o improvável Dani Pedrosa. A corrida com chuva dava o favoritismo para as motos azuis, mas, e sempre tem um mas, nem Lorenzo nem Rossi conseguiram parar o espanhol da equipe laranja.


Com a pista molhada, todo mundo partiu de pneu de chuva, claro que o Lorenzo se lançou como um alucinado na ponta, tentando abrir o máximo que conseguisse, afinal, atrás dele vinha o Valentino. Ele até que conseguiu abrir bastante, mas o preço que pagou foi muito caro.


Mais comedido, Rossi controlou a corrida, não abusou do equipamento e, quando o Pedrosa começou chegar chegando, ele nem disputou. O Dani estava na verdade enlouquecido e a sua moto parece que nem gastava os pneus, ele praticamente engoliu o Valentino e partiu pra cima do Jorge, quando chegou, passou e deu tchauzinho.


Pior pro Lorenzo que havia detonado seus pneus, viu a vitória escapar e, por maiores que sejam os pecados, assistiu o Rossi ultrapassá-lo e também se mandar. Ficou ruim, chegou em terceiro com gosto de derrota, deixou o italiano abrir mais 3 pontos e pode ter complicado a vida, afinal de contas, faltam três corridas para o fim do campeonato, se ele ganhar todas e o Valentino chegar em segundo, dançou nenê.


No fim de semana tem mais, agora na Austrália, aí sim vai ficar desenhado como será a final do campeonato de pilotos. Eu ainda acredito no Rossi, o Lorenzo não tem estomago nem cabeça para administrar e não errar e na verdade eu acredito que a disputa vai até a última etapa em Valencia, mas é MotoGP meu amigo, tudo pode acontecer e o negócio é conferir a corrida australiana na madrugada.


Já na Fórmula 1, os alemães fecharam o campeonato de equipes na Rússia, mais precisamente em Sochi, uma pista de rua com cara de autódromo e com todas as pegadinhas que são típicas neste tipo de traçado. Claro que as Mercedes mandaram no fim de semana, claro que a disputa era entre Hamilton e Rosberg, evidente que o Vettel ia se meter no meio, lógico que o Bottas ia fazer uma corrida de gente grande e que o Felipe Nasr ia se destacar. Tudo dentro do script, mas só o Lewis confirmou o favoritismo e o Nasr pontuou novamente com a Sauber.


Acontece que o improvável aconteceu, parece mentira, mas o acelerador do carro do alemão quebrou e ele teve que abandonar. Meu amigo, faltando poucas etapas para o fim do campeonato e você zera? Aí já é ser cagado demais! Pior que isso é que o Vettel chegou em segundo e acabou se tornando vice no campeonato. Pode acontecer uma merda maior?


Pode! O boca de litro do Kimi, enlouquecido que estava para tentar pelo menos chegar ao pódio com o companheiro, tentou fazer uma ultrapassagem de maluco, jogou o carro pra cima do Bottas e tirou o compatriota da corrida. Mas justo o Valtteri, que esse ano já foi muito sacaneado pela equipe e apesar de tudo ainda está na frente do Zacarias, iria conquistar o terceiro lugar, mas com a batida ambos acabaram facilitando a vida pro mexicano Perez.


Com isso, o campeonato ficou mais decidido ainda em favor do inglês, que agora nem precisa mais ganhar nenhuma corrida, está com 66 pontos à frente do Vettel e 73 do Rosberg, com 100 ainda em jogo. Como eu disse nas minhas últimas colunas, para mim o campeonato fecha no GP do México e a corrida do Brasil passa a não valer absolutamente nada em termos de porra nenhuma.


Na corrida russa, onde as disputas ficaram com o pessoal do fundão, a coisa mais interessante foram os bonés da Pirelli, lembrando a famosa ushanka, um chapéu típico das regiões mais frias da Rússia e que pode ou não ter orelheiras. Um boné, aliás, bem propício para a ocasião, afinal a Mercedes e o Lewis colocaram um iceberg na cabeça da concorrência.


Eu volto na semana que vêm!

Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv

Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv

Nenhum comentário:

Postar um comentário