sábado, 24 de outubro de 2015

Em Cascavel, líderes da Truck usam restritor pela última vez no ano

O restritor de potência, que atinge diretamente os três primeiros colocados na classificação geral da Fórmula Truck, está com seus dias contados. Pelo menos nesta temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Leandro Totti, o líder, Paulo Salustiano, o segundo colocado, e Felipe Giaffone, o terceiro, usarão pela última vez no próximo dia 8 de novembro em Cascavel, Oeste do Paraná, onde acontece o Grande Prêmio Bridgestone Bandg, a penúltima prova de 2015. 

Desde a segunda corrida do ano, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os três primeiros colocados enfrentam o fantasma do restritor, criado para equilibrar mais as disputas. Os líderes na classificação geral participam de treinos e corridas com um anel de ferro, posicionado na entrada de ar do turbo e que reduz a potência dos motores dos caminhões. Todos os outros pilotos utilizam a abertura máxima, de 80 milímetros.

Leandro Totti (Volkswagen Constellation) desembarca em Cascavel como líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Ele tem 303 pontos e será o que mais vai sentir o uso do anel, pois usa o restritor com a menor entrada de ar: 74 milímetros, e perde algo em torno de 70 cavalos. Paulo Salustiano é o vice-líder - 287 pontos na tabela - e utiliza uma entrada de ar com 76mm, o que provoca perda de cerca de 50 HP. 

Quem, pelo menos em tese, sentirá menos problemas nos 3.058 metros da veloz e técnica pista de Cascavel onde será realizado o Grande Prêmio Bridgestone Bandg será o terceiro na classificação geral, Felipe Giaffone, que tem 264 pontos, usa o restritor de 78 milímetros e deixa de utilizar aproximadamente 30 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Todos os outros pilotos, posicionados do quarto lugar em diante, têm uma entrada de ar de 80 milímetros e utilizam toda a força de mais mil HP dos propulsores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário