O crescimento e consolidação da economia brasileira nos últimos tempos propiciaram uma expressiva ampliação nas vendas de motocicletas de média-alta cilindrada, embora a categoria continuasse dividida em apenas dois segmentos (Naked e Super Sport). As atenções ficaram voltadas a esse mercado potencial, especialmente a uma fatia que ainda não havia sido atendida, composta por motociclistas amantes da esportividade de uma RR e o conforto de uma naked. Surge, então, um novo nicho no segmento das Super Esportivas, o retorno do estilo “F”. Este conceito remete à palavra Fun que, em inglês, significa diversão. Com isso, as principais características são pilotagem fácil, estilo esportivo e alta tecnologia, aliada ao conforto e um preço mais acessível.E pensando neste importante nicho que a Honda apresenta o seu mais recente lançamento: a nova CBR 600F. O modelo, que será produzido em Manaus (AM) nas versões Standard e C-ABS, chega para atender às expectativas do consumidor que prioriza uma motocicleta estradeira, esportiva e de alta performance.
A CBR 600F 2012 segue o ideal de suas antecessoras, com um design sintonizado com as tendências das Super Sports e qualidade de uma legítima Honda. Mantendo-se fiel ao conceito original do projeto CBR - ser acessível e compensadora a um grande número de usuários. Entre as suas principais características está o motor DOHC de 599,3 cm³, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido, compacto e extremamente leve, com injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O resultado é uma motocicleta de ótimo custo x benefício. Freios a disco na roda dianteira e pistão duplo (versão standard), oferecem uma frenagem potente e segura. Já a versão com o sistema de freios C-ABS, que combina a tecnologia ABS de três pistões, possibilita uma parada segura em qualquer condição externa. Todos esses detalhes, alinhados ao design esportivo, resultaram em uma motocicleta equilibrada e potente.
Motor potente e prático para utilização diária
Derivado da CB 600F Hornet, o motor de 4 cilindros em linha DOHC (Double Over Head Camshaft) e 16 válvulas foi redimensionado para proporcionar maior potência e respostas rápidas na aceleração. Instalado em um quadro de alumínio fundido, é leve e compacto. A potência alcança 102 cv a 12.000 rpm e o torque máximo chega a 6,53 kgf.m a 10.500 rpm. O sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) opera com sensor de oxigênio no sistema de escapamento da CBR 600F. Este mecanismo tem a função de manter a relação ar / combustível em ponto ideal para uma combustão limpa e com emissão reduzida de poluentes. Seu catalisador de alta precisão auxilia na eliminação das emissões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono. Tecnologia de última geração que foi projetada para o menor impacto ao meio ambiente possível.
A suspensão dianteira da CBR 600F é do tipo garfo telescópico invertido com ajustes de carga da mola e ação do amortecedor, com 41mm de diâmetro e 120mm de curso. Já a traseira, do tipo monochoque, possui 128 mm de curso e sete regulagens de pré-carga da mola.
São características que permitem grande segurança e absorvem, sem esforço, as irregularidades do solo, assegurando grande conforto e comodidade ao piloto e garupa. A distância entre os eixos do modelo é uma das mais curtas da categoria, com 1,437 mm, fato que assegura grande estabilidade tanto nas altas quanto nas baixas velocidades, aliás, uma das principais características da CBR 600F. Seus pneus são semelhantes aos utilizados nas super esportivas, do tipo 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Um dos principais diferenciais está no conjunto de freios. A versão standard, conta com discos duplos dianteiros flutuantes de 296 mm e cáliper de dois pistões. Na traseira, disco simples de 240 mm com cáliper de pistão simples. Já a versão com freios Combined ABS (C-ABS) possui na dianteira discos duplos dianteiros flutuantes de 296 mm, com cáliper de três pistões. Na traseira, disco simples de 240 mm com cáliper de pistão simples. O sistema, que é sinônimo de segurança sobre duas rodas, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permite manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário