A Mitsubishi Sailing Cup abriu a temporada 2012 em Ilhabela, litoral de São Paulo, nesta quinta (21). Na primeira etapa do campeonato exclusivo de veleiros monotipos, que reúne os mais modernos barcos do mundo, quem levou a melhor foi o veleiro argentino Patagonia, na classe S40, e o brasileiro Loyal, na C30."O dia foi imprevisível. Todas as tripulações têm um nível muito alto, então é muito positivo conseguir esse resultado. Aproveitamos bem as regatas, porque não sabemos o que o amanhã nos reserva. Além disso, é muito importante, logo no começo da competição, chegar nas primeiras colocações", comenta o hexacampeão mundial e tático do Patagonia, Mariano "Cole" Parada.Em um dia com céu nublado e com ventos sul de 15 a 18 nós, os veleiros iniciaram as provas às 12h30. Cruzando o litoral da belíssima Ponta das Canas, conhecida por ser um reduto de esportes aquáticos e com vista para Caraguá e Ubatuba, os competidores precisaram de muita técnica e trabalho em equipe durante as três regatas dos dia, sendo as duas primeiras com quatro pernas e a última com cinco.
A primeira regata na classe S40, que este ano conta pontos para o Campeonato Sul-Americano, foi vencida pelo veleiro Espanhol Iberdrola, comandado por Jose María Torcida. Campeão da MedCup 2011 na classe S40, o veleiro mostrou seu cartão de visita na disputa que marcou o retorno de um barco europeu às competições brasileiras após mais de 20 anos. "O veleiro espanhol Iberdrola velejou muito bem, como era de se esperar, já que a tripulação é muito acertada. Inclusive, eles ganharam uma competição no último fim de semana, na Europa. Então estavam mais aquecidos do que todos. Sem dúvida, eles mostraram o alto nível que têm", afirma Eduardo de Souza Ramos, comandante do veleiro brasileiro Lancer Evo e idealizador da Mitsubishi Sailing Cup.
Na segunda regata, quem tomou a dianteira foi o argentino Patagonia. Após a 2ª colocação na primeira prova, o veleiro conseguiu ultrapassar o espanhol Iberdrola. "Não há rivais diretos na prova. O segredo é tentar sempre fazer o melhor, já que a raia é muito competitiva e todos têm chances", explica o tático do veleiro argentino, Mariano "Cole" Parada.Na terceira e última regata desta quinta na classe S40, destaque para um duelo intenso entre o Patagonia e o chileno Pisco Sour, marcado pela disputa dos irmãos Parada: Guillermo é o comandante do Pisco Sour, enquanto Mariano o tático do Patagonia. No final, apenas alguns metros separaram os dois, sendo que o veleiro chileno levou a melhor."Uma competição não pode ser vencida no primeiro dia, mas você pode perdê-la na estreia. Se você não consegue bons resultados nas três primeiras regatas, fica muito complicado. Então, nossa estratégia foi conseguir boas colocações e nos manter na briga. E nós conseguimos, efetivamente, fazer isso", conta Guillermo.
Com a somatória de todas as regatas, quem lidera a Mitsubishi Sailing Cup é o veleiro argentino Patagonia, com 5 pontos perdidos. A competição, no entanto, está mais do que acirrada, principalmente entre as diferentes nacionalidades: no segundo lugar está o chileno Pisco Sour, com 10 pontos perdidos, seguido pelo espanhol Iberdrola, com 12 pontos perdidos. O melhor brasileiro na competição é o Crioula, na 4ª colocação, com 15 pontos perdidos.
Classe C30
Grande novidade na 3ª temporada da competição, a classe C30 contou a supremacia do veleiro Loyal. O barco do comandante Marcelo Massa foi o melhor do dia, após vencer a as três regatas da Mitsubishi Sailing Cup, e lidera a competição. O Barracuda, de Humberto Diniz, e o Kaikais, de Tarcisio Mattos, estão na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Classe HPE 25
As disputas da classe HPE, considerada um fenômeno na vela de oceano brasileira pelo número de adeptos, serão realizadas a partir de sábado (23).
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