segunda-feira, 25 de junho de 2012

Patagonia recupera-se na última perna do dia e é campeão da 1ª etapa da Mitsubishi Sailing Cup 2012

Tripulação do Patagônia
A última regata da primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup foi, sem dúvida, a mais emocionante da temporada 2012 até agora. A batalha na classe S40 entre os irmãos Mariano "Cole" Parada, do argentino Patagonia, e Guillermo Parada, do chileno Pisco Sour, durou até os metros finais da regata na Ponta das Canas, em Ilhabela (SP).Sob o céu azul da cidade litorânea, que neste domingo contou com ventos leste entre 9 e 12 nós, o Patagonia e o Pisco Sour tiveram uma luta muito acirrada durante quase toda a regata barla-sota. Na metade da segunda perna, no entanto, o veleiro argentino teve um problema e acabou caindo para a 12ª colocação, lugar que o faria perder o título. Nos últimos metros antes da linha de chegada, uma manobra bastante ousada da tripulação fez com que o barco ganhasse duas posições, conquistando assim o título com 24 pontos perdidos, um a menos que o Pisco Sour, que terminou com 25 pontos perdidos."Fizemos uma prova pensando na regra. No entanto, tivemos um problema com outro barco e o Pisco Sour conseguiu sair de nossa marcação. Nesse momento, eles ficaram muito perto de nos derrotar, mas, por sorte, conseguimos recuperar. Estamos muito felizes e é muito importante para nós conseguir essa vitória já que estamos trabalhando há muito tempo juntos", exalta o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano "Cole" Parada.

Lancer Evo

Segundo colocado na classificação Geral, o comandante do Pisco Sour, Guillermo Parada, conta que, apesar de não terem conseguido a vitória, o resultado ainda os mantém na primeira colocação do Campeonato Sul-americano de Soto 40, circuito no qual a Mitsubishi Sailing Cup faz parte."Foi uma ótima briga com o Patagonia. Mantivemos um ritmo muito bom durante toda a regata, mas, no final, faltou um pouco de velocidade no segundo barla-vento para conseguirmos ultrapassar o Movistar e o Mitsubishi Motors. Mesmo assim, dou meus parabéns a eles e fico feliz porque o nosso resultado nos mantém líderes do Campeonato Sul-Americano", lembra Guillermo.Neste sábado, o grande destaque da regata foi o veleiro Lancer Evo, que liderou durante as quatro pernas da disputa. "A vitória na regata de hoje foi o resultado do conhecimento e da experiência da nossa equipe em competições. Na largada, escolhemos uma estratégia diferente, velejando em direção à costa de Ilhabela, ao invés de irmos para a esquerda, já que acreditamos que o vento seria mais favorável. Ficamos felizes com o resultado", afirma Eduardo de Souza Ramos, comandante do veleiro e idealizador da Mitsubishi Sailing Cup.

Com os resultados do último dia, considerando um descarte, o argentino Patagonia completou as 8 regatas com 24 pontos perdidos, um a menos que o chileno Pisco Sour, com 25 pontos perdidos. Já o espanhol Iberdrola, que marcou a volta de um veleiro europeu em competições nacionais após mais de duas décadas, ficou em terceiro, com 32 pontos perdidos.

"A Mitsubishi Sailing Cup foi ótima. Conhecemos o circuito pela tradição que o mesmo tem e que foi levada pelos vários velejadores internacionais que correm aqui e também na Europa. O nível da prova é altíssimo", conta José María Torcida, comandante do veleiro espanhol. Melhor brasileiro na Mitsubishi Sailing Cup, o Crioula conseguiu um ótimo segundo lugar na regata deste domingo e somou 36 pontos perdidos no geral. "Estar entre os cinco primeiros nesse nível de competição é muito bom. Nós ainda estamos oscilando entre bons e maus resultados e nosso objetivo é ter uma boa média. Agora, treinaremos e velejaremos mais para estar mais atentos e preparados para a segunda etapa em Búzios", explica Samuel Albrecht, comandante do veleiro brasileiro.



Classe C30 
Na classe C30, o veleiro Loyal dominou toda a Mitsubishi Sailing Cup, vencendo as sete regatas disputadas. Contando com uma equipe bastante experiente comandada por Marcelo Massa, o veleiro terminou a competição com apenas 6 pontos perdidos. A segunda colocação ficou com o Barracuda, de Humberto Diniz, com 14 pontos, seguido pelo Kaikias, de Tarcisio Mattos, com 16 pontos perdidos."É bom começar ganhando. Foi nossa primeira vez na Mitsubishi Sailing Cup e apenas a segunda velejando com o barco C30. Mas ainda temos muito o que melhorar e conhecer no barco. O que fez a diferença foi nossa experiência de longo prazo como tripulação. Estamos animados para a segunda etapa", afirma o comandante Marcelo Massa.Os veleiros monotipo C30 foram as grandes novidades da terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup. Para o presidente da classe, Tarcísio Mattos, participar da competição foi uma ótima forma de incentivar o crescimento dos C30. "Foi uma maravilha participar da competição. Sem dúvida foi a melhor oportunidade que nós tivemos, principalmente para conhecer melhor os barcos. Foi uma vitrine para a classe. A tendência, a partir de agora, é crescer. Esperamos contar com seis ou sete veleiros em Búzios", conta Tarcísio, que também é comandante do Kaikias.



Classe HPE 25
Na classe HPE 25, um duelo mais do que parelho marcou a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup. Em seis regatas disputadas, os veleiros Atik, comandado por Henrique Haddad, e o Relaxa Next, de Roberto Albernaz, somaram exatamente os mesmos pontos, com os mesmo números de conquistas: três vitórias, dois segundos lugares e um terceiro lugar. No desempate, o Atik ficou na frente por ter conseguido uma melhor colocação na última regata. "Competir na HPE foi muito divertido. A classe é muito animada e vencer, para nós, foi uma grande satisfação, já que nós não sabíamos se iriamos andar entre os primeiros, já que andamos juntos em um HPE pela primeira vez dois dias antes da Mitsubishi Sailing Cup. Com certeza estaremos em Búzios", afirma Henrique Haddad, vice campeão mundial de Match Race.Apesar da segunda colocação, Roberto Albernaz comemora o resultado. "Nós andamos exatamente igual o campeonato inteiro, então isso é um motivo de orgulho muito grande para nós, porque eles tem uma equipe com velejadores muito mais treinados e experientes que nós. Foi mais do que positivo", exalta o comandante.

Ao final de seis regatas, com um descarte, o Atik fechou a Mitsubishi Sailing Cup com sete pontos perdidos, mesma pontuação do Relaxa Next. A terceira posição ficou com o Repeteco I, de Fernando Haaland, com 18 pontos perdidos, seguido pelo Ginga, de Breno Chvaicer, com 23 pontos perdidos.A Mitsubishi Sailing Cup veleja até Búzios (RJ) para a segunda etapa entre os dias 09 e 12 de agosto. As classes S40, C30 e HPE 25 voltam às raias para a decisão da temporada 2012. 

Resultados finais com um descarte:

Classe S40
1. Patagonia (ARG) - 24 Pontos Perdidos
2. Pisco Sour (CHI) - 25 pp
3. Iberdrola (ESP) - 32 pp
4. Crioula (BRA) - 36 pp
5. Mitsubishi Motors (CHI) - 36 pp
6. Lancer Evo (BRA) - 37 pp
7. Movistar (CHI) - 42 pp
8. Claro (CHI) - 45 pp
9. Carioca (BRA) - 47 pp
10. Santander (CHI) - 50 pp
11. Entel (CHI) - 53 pp
12. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 62 pp
13. Pajero / Gol - 89 pp

Classe C30
1. Loyal (BRA) - 7 Pontos Perdidos
2. Barracuda (BRA) - 14 pp
3. Kaikias (BRA) - 16 pp

HPE 25 
1. Atik (BRA) - 7 Pontos Perdidos
2. Relaxa Next (BRA) - 7 pp
3. Repeteco I (BRA) - 18 pp
4. Ginga (BRA) - 23 pp
5. Bixiga (BRA) - 25 pp
6. Fit to Fly (BRA) - 25 pp
7. Ser Glass Eternity (BRA) - 40 pp
8. Corum (BRA) - 42 pp
9. Takra (BRA) - 42 pp
10. Safo 1 (BRA) - 53 pp
11. Iansa (BRA) - 54 pp
12. Vesper III (BRA) - 56 pp
13 Ser Glass 10 Anos (BRA) - 61 pp
14. BSS (BRA) - 61 pp
15. Zoom (BRA) - 71 pp
16. Rex (BRA) - 75 pp
17. Atrevido (BRA) - 77 pp
18. Laranja (BRA) - 84 pp
19. Twister (BRA) - 85 pp
20. Xereta (BRA) - 88 pp
21. Aventura (BRA) - 110 pp

Classificação do Campeonato Sul-americano de Soto 40 
1. Pisco Sour (CHI) - 67 Pontos Perdidos
2. Lancer Evo (BRA) - 104 pp
3. Patagonia (ARG) - 105 pp
4. Claro (CHI) - 111 pp
5. Movistar (CHI) - 122 pp
6. Crioula (BRA) - 126 pp
7. Mitsubishi Motors (CHI) - 129 pp
8. Entel (CHI) - 137 pp
9. Santander (CHI) - 143 pp
10. BCI (CHI) - 192 pp
11. I-ZOD (CHI) - 195 pp
12. VTR (CHI) - 200 pp
13. Iberdrola (ESP) - 228 pp
14. Carioca (BRA) - 243 pp
15. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 258 pp
16. Pajero / Gol - 285 pp

Nenhum comentário:

Postar um comentário