Realizada a cada dois anos, a corrida “Le Mans Classic” é, sem dúvida, um dos mais importantes eventos de colecionadores de carros antigos. Na edição deste ano, que acontecerá de 6 a 8 de julho, são esperados mais de 400 veículos e mais de 100.000 expectadores.A divisão Renault Classic estará presente no evento com três carros oficiais conduzidos por pilotos de renome, além de importantes personalidades, dentre as quais Carlos Tavares, Vice-Presidente Mundial de Operações da Renault:
- 1 Alpine M65 : Alain Serpaggi / Richard Meaden (Reino Unido) / Carlos Tavares
- 1 Alpine Renault A 110 1300 : Michel Leclère / Jean-Pierre Prévost
- 1 Renault Alpine A442 B, campeão em 1978 : Jean Ragnotti / Carlos Tavares
Além destes 3 carros, vários outros modelos Alpine – M63, M64, A210 e A220 – também estarão presentes no grid de largada da “Le Mans Classic”.
Durante o evento, o carro-conceito Renault Alpine A110-50, apresentado durante o último Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, estreará no circuito de Le Mans. Paralelamente, no espaço “Clube Renault”, mais de 300 modelos Alpine e esportivos Renault estarão reunidos.Neste ano, em que o legendário modelo Alpine-Renault A110 faz 50 anos, nada mais justo de que comemorar essa data em grande estilo, com uma presença massiva destes modelos na edição de 2012 do “Le Mans Classic”.
É por isso que 3 veículos oficiais estarão largando nas categorias 4, 5 e 6:
Categoria 4 (carros dos anos 1962 a 1965): Alpine M65
- Esta será a segunda vez consecutiva que o modelo Alpine M65, da divisão Renault Classic, participará da corrida “Le Mans Classic”.
- A primeira aparição do Alpine M65 nas 24 Horas de Le Mans foi em 1965, pilotado pela dupla Mauro Bianchi / Henri Grandsire.
- Este modelo também esteve presente na largada da edição de 1966, pilotado pela dupla nórdica Pauli Toivonen / Bengt Jansson
- Neste ano, ele será pilotado por Alain Serpaggi / Richard Meaden (Reino Unido) / Carlos Tavares.
Categoria 5 (carros dos anos 1966 a 1971): Alpine-Renault A110 1300
- Estes dois modelos Renault Alpine fazem parte dos legendários carros da década de 60. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1962, o Alpine A110 se tornou uma lenda graças ao seu sucesso em eventos esportivos, que culminou com o título do Campeonato Mundial de Rali, em 1973 (com uma histórica tripla vitória no Rali de Monte Carlo)
- Esta versão 1300 do Alpine surgiu em 1966. Equipada com o motor do R8 Gordini (1296 cm3 – 115 cv), alcançava a velocidade máxima de 215 km/h
- Em 2012, para comemorar o 50º aniversário do A110, a divisão Renault Classic destinou um modelo Alpine 1300 para a dupla de pilotos Michel Leclère / Jean-Pierre Prévost, idêntica àquelas que competiram em 1968 com os pilotos Bernard Collomb / François Lacarrau e Maurice Nusbaumer / Joseph Bourdon.
Categoria 6 (carros dos anos 1972 a 1979): Renault-Alpine A442 B
- Este Alpine é, de todos, o mais célebre, por ter vencido as 24 Horas de Le Mans em 1978, pilotado pela dupla Didier Pironi / Jean-Pierre Jaussaud, encerrando uma história iniciada cinco anos antes. Esta marcante vitória foi completada pelo 4º lugar da equipe Jean Ragnotti / Guy Fréquelin / José Dolhem, que estavam pilotando outro A442.
- Equipado com um motor Renault-Gordini 2.0 l turbo de 6 cilindros em V de mais de 500 cv, este carro atingia 350 km/h na reta de Hunaudières.
De volta à terra de sua grande façanha, o modelo Renault-Alpine A442 B será pilotado por Jean Ragnotti e Carlos Tavares.E para fechar esta grande festa do Alpine com “chave de ouro”, o carro conceito Alpine A110-50 será exposto no espaço “Clube Renault”, além de ser pilotado por Carlos Tavares no desfile de supercarros - que será realizado no dia 7 de julho -, no evento de abertura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário