sexta-feira, 3 de julho de 2020

FCA brilha no Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power nos EUA


A Dodge fez história com seu desempenho no Estudo de Qualidade Inicial 2020 da J.D. Power (IQS na sigla em inglês). A marca empatou com outra empresa no primeiro lugar entre 31 concorrentes, tornando-se a primeira marca norte-americana a alcançar o topo no respeitado levantamento realizado há 34 anos nos Estados Unidos e que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade. A marca de desempenho da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) saltou sete posições em relação aos resultados do ano passado.

A marca Ram seguiu de perto, subindo para o terceiro lugar – um enorme salto em relação à 21ª colocação obtida em 2019. A principal causa foi a recente renovação da linha de picapes, como a nova geração da 1500 e a modernização da família Heavy Duty, da qual faz parte a 2500 vandida no Brasil. 

Entre 75 fábricas nas Américas, a planta de Toluca, no México (onde é feito o Dodge Journey e o Jeep Compass para a América do Norte), ganhou o Gold Award pela qualidade de manufatura. Por sua vez, a unidade de Belvidere, nos EUA (berço do Jeep Cherokee, conquistou o Bronze Award. Dessa forma, o desempenho geral da FCA subiu cinco posições, chegando ao quarto lugar entre as 15 empresas avaliadas pela J.D. Power.

É a primeira vez na história do estudo que a FCA superou a média da indústria. A J.D. Power usa como parâmetro o número de problemas relatados a cada 100 veículos. Com 153 ocorrências, a FCA teve 13 a menos que a média da indústria e 10 a menos que o concorrente mais próximo.

Para completar, a marca Jeep saltou seis posições no IQS, conquistando o 11º lugar – a melhor posição de todos os tempos no estudo anual, que analisa o  desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade.

Abraciclo lança novo site mais ágil e moderno


Desde o dia 1º de julho, está no ar o novo site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Desenvolvido pela agência Ideia Ideal sob a supervisão da entidade, o novo site conta com layout mais moderno, seguro e dinâmico e permite que o usuário tenha, a partir da página inicial, acesso a todas as informações da Abraciclo. Além disso, possui interface integrada e ajustável e funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets e computadores. Outra novidade é a área de podcasts, preparada para trazer áudios com análise dos executivos da entidade sobre o desempenho do setor de Duas Rodas, entre outros temas relevantes.

Totalmente repaginado, o novo site reúne o que há de mais moderno em tecnologia digital para garantir ao usuário uma navegação mais ágil e intuitiva. Exemplo disso está nos dados do setor, que agora passam a ser apresentados por meio de gráficos e sem a necessidade de baixar os arquivos para ter acesso às informações.

A página inicial possui dez abas: Abraciclo, Associados, Dados do Setor, Imprensa, Mídia, Downloads, Legislação, Contato e Acesso Exclusivo. O site poderá ser acessado nas versões em português, inglês e espanhol. Com cerca de 3.000 acessos mensais, o portal da Abraciclo tem como principais públicos profissionais do setor, jornalistas, empresários e estudantes de graduação.

Entre já e conheça em detalhe o novo site da Abraciclo pelo linkwww.abraciclo.com.br

Marcopolo e Mercedes-Benz fornecem quase 600 novos ônibus sistema Red, do Chile


A Marcopolo, em parceria com a Mercedes-Benz, concluiu a entrega de 240 novos ônibus para o sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago, o Red Mobilidad. Os veículos, todos do modelo Torino Low Entry Articulado, com chassi MBB 0500 UA Euro 6, já estão sendo utilizados pelos operadores Metbus e STP.

Com este fornecimento, a Marcopolo e a Mercedes-Benz completam quase 600 novos ônibus fornecidos desde o final de 2018, o que
reforça a liderança das marcas no sistema de transporte chileno.

Desde a mudança do sistema para Red Mobilidad, a Marcopolo já forneceu 740 veículos, sendo 582 unidades em parceria com a Mercedes-Benz. 

Com 18.600mm de comprimento, capacidade para 152 passageiros e piso baixo, os veículos possuem sistema de ar-condicionado Valeo CC640, portas USB, cabine separada para o motorista em nova versão, para garantir ainda mais segurança durante a operação, vidros colados e poltronas estofadas do modelo City Estofada, proporcionando mais conforto para os usuários.

Para garantir total acessibilidade, os ônibus possuem rampa de acesso ao salão e os mais modernos equipamentos eletrônicos
disponíveis, como sistemas de comunicação e de áudio e vídeo, preparação para GPS, preparação para monitor interno de vídeo no salão de passageiros e alto falantes.

Os veículos Torino Low Entry Articulado incorporam a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.

Ford Ranger assume a liderança do seguimento de picapes médias


A Ford Ranger registrou dois marcos importantes em junho: tornou-se a líder do segmento de picapes médias, com 1.736 unidades, e atingiu a maior participação de mercado da sua história, de 24,6%. As vendas da picape da Ford vem crescendo desde o lançamento da linha 2020, com inovações que foram muito bem recebidas pelos consumidores.

Nas versões intermediárias, onde mantém uma folgada dianteira, a Ranger reforçou ainda mais a sua liderança em junho, chegando a mais de 50% das vendas com os modelos XLS. Como principais vantagens, a Ranger XLS oferece desempenho robusto e nível superior de equipamentos, com o menor custo de posse e o maior valor de revenda da categoria.

Nas versões topo de linha, a Ranger ficou com 15,4% de participação com as versões XLT e Limited, que combinam a performance do motor 3.2, tecnologias exclusivas de condução semiautônoma e o que há de mais avançado em conforto e segurança. A nova Ranger Storm, que tem recebido ótimas avaliações tanto por parte dos especialistas como dos consumidores, também colaborou para o sucesso da linha.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Coluna do FERNANDO CALMON


Fernando Calmon
Strada será líder cada vez mais 
Picapes são veículos comerciais e, assim, costumam mudar pouco. A Fiat lidera há 20 anos o segmento e chegou a hora de evoluir inclusive em razão da legislação de segurança. E o fez com grande competência na segunda geração da Strada. Não é a primeira compacta com cabine dupla, quatro portas e cinco ocupantes (a Renault Duster Oroch é de 2015). No entanto, criou um veículo novo de para-choque a para-choque e pretende ampliar o seu uso em lazer de 5% para 25% das vendas.

Inspiração estilística na picape média Toro deu bom resultado. Dimensões principais tiveram poucas alterações. O espaço interno aumentou, em especial no banco traseiro, adequado para dois adultos e uma criança. As portas traseiras abrem-se num ótimo ângulo de 80 graus. Houve ganho no volume da caçamba (não tanto na cabine dupla), agora com tampa bem leve de manusear. O peso em ordem de marcha não aumentou e a carga útil subiu 20 kg.

A nova Strada ganhou em ângulo de entrada e distância livre ao solo, o que faz diferença no uso para trabalho. Ergonomia melhorou e recebeu elementos do Uno e Mobi. Central multimídia de 7 pol. é a primeira que permite conexão sem fio com qualquer tipo de celular (iOS ou Android). Além do obrigatório controle de estabilidade há quatro airbags de série. Grande evolução na dirigibilidade e no desempenho graças à direção eletroassistida apenas quando utiliza o motor Firefly de 1,3 L e 109 cv (etanol). São 21 cv a mais que o veterano de 1,4 L, ainda oferecido nas versões de entrada com direção hidráulica.

Preços começam em R$ 63.590 para a cabine Plus (estendida) e vão a R$ 79.900, cabine dupla, que inclui faróis de LED. Para a Strada faltam apenas sete anos para se igualar ao VW Gol, modelo que permaneceu líder por mais tempo.

NIVUS INFLAMA SEGMENTO DOS SUVS COMPACTOS
Um dos lançamentos mais aguardados do ano foi muito bem planejado. A Volkswagen o dividiu em várias etapas até a revelação do preço na semana passada. O Nivus traz apenas duas versões: Comfortline, R$ 85.890, e Highline, R$ 98.290. As três primeiras revisões (R$ 1.600) são grátis. Só há um pacote de opcionais para a Comfortline por R$ 3.520: central multimídia VW Play, controle de velocidade adaptativo (ACC, em inglês), frenagem autônoma de emergência (AEB, em inglês) e volante em couro.

Primeiro SUV cupê compacto projetado no Brasil, o estilo é um dos pontos altos, inclusive bem diferente do seu irmão de segmento o T-Cross, a começar pelo número de janelas laterais: três contra duas. O T-Cross já andou disputando em alguns meses a liderança com o Jeep Renegade, o mais vendido ao longo de 2019.

O Nivus é um produto até certo ponto sofisticado. Pode ser guiado com alguma esportividade mesmo com o vão livre do solo aumentado em quase 3 cm em relação ao Polo, que usa a mesma arquitetura. A posição ao volante não é tão alta como a do T-Cross e outros 13 concorrentes. Oferece porta-malas de 415 litros, volume próximo aos do Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Com o motor turbo de 1 L e 128 cv (etanol), câmbio automático de 6 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 10 s, perde para o Chevrolet Tracker, que tem 1,2 L e 133 cv. A VW, no entanto, deixará reservado o motor de 1,4 L e 150 cv para o T-Cross, o que faz todo o sentido. Embora não seja o modelo de menor consumo, o tanque de 52 litros permite autonomia, pelo ciclo de aferição Inmetro, de 556 km (urbano) e 686 km (rodoviário) com gasolina.

A central multimídia VW Play é uma das melhores do mercado pelo tamanho (10,1 pol.), qualidade da tela e aplicativos incluídos. Conexão sem fio só para Apple Car Play, o Android Auto exige cabo. O Nivus deve tirar mercado do T-Cross, mas a soma dos dois produtos talvez leve a VW a liderar o segmento.

ESTILO E PORTA-MALAS DESTACAM-SE NO ARRIZO 6
Um sedã de silhueta no estilo fastback, coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,28 e maior porta-malas do segmento (570 litros). Assim é o Arrizo 6, da Caoa Chery, em versão única e completa por preço competitivo de R$ 108.750. À exceção do comprimento maior (4,67 m) e altura (irrisórios 6 mm de diferença), distância entre-eixos, largura, conjunto de motor (1,5 L turboflex de 150 cv, sem injeção direta) e câmbio CVT de 9 marchas são os mesmos do Arrizo 5, porém o novo modelo tem estilo bem atraente. Entre os concorrentes estão Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e VW Jetta.

Destacam-se saídas de ar-condicionado horizontais bem largas e estreitas com comando eletrônico duplo, incluindo também o banco traseiro. Há duas portas USB dianteiras, uma traseira e tomada de 12 volts. Sistema multimídia de 9 pol. tem conexão direta com Apple CarPlay, mas Android Auto exige programa de espelhamento. Câmeras com visão de 360° e indicador de fadiga são de série.

Manteve o freio de estacionamento elétrico e função de autoacionamento bastante útil no dia a dia. A coluna de direção tem regulagem de altura, mas não de distância. Diferença de peso de apenas 8 kg em relação ao Arrizo 5 garante o mesmo bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,98 s, de acordo com a fabricante.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmofernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


Novo Goodyear Eagle Touring: Compostos avançados e alta tecnologia


A Goodyear, uma das empresas de pneus mais reconhecidas e com mais de 120 anos de experiencia, lança o Eagle Touring, um pneu de alto desempenho que oferece perfeito equilíbrio entre o desempenho máximo, a esportividade e a confiabilidade. O Eagle Touring foi escolhido pelos fabricantes de automóveis como Equipamento Original (EO) por ser um pneu de alto desempenho que melhor atende às necessidades cada vez mais especificas e sofisticadas da indústria automotiva.

O Eagle Touring traz a experiência e o conhecimento da equipe de especialistas da Goodyear que utilizou as recentes tecnologias de engenharia para fabricar um pneu com os compostos mais avançados e inovadores, permitindo, assim, diferenciais importantes para os motoristas:
• Excelente tração no seco e molhado;
• Dirigibilidade e conforto excepcionais
• Baixo consumo de combustível

Benefícios e características que diferenciam o Eagle Touring:
- Banda de rolamento aperfeiçoada
O Eagle Touring conta com um desenho otimizado que permite uma excelente dirigibilidade e mais silêncio na rodagem.
- Economia de combustível
Graças ao composto inovador de sua banda, o Eagle Touring permite grande eficiência, maximizando a baixa resistência ao rolamento e oferecendo economia de combustível.

O Eagle Touring responde perfeitamente às necessidades dos proprietários de veículos esportivos, que buscam por excelente dirigibilidade na hora da condução e, ao mesmo tempo, respostas rápidas para a frenagem, tornando as viagens diárias mais agradáveis e seguras para o motorista e a família.

O novo Eagle Touring está sendo produzido na América Latina e foi projetado com base nas características das estradas e rodovias da região e já está disponível em todos os distribuidores Goodyear.

E-Jet de número 1.600 da Embraer é entregue à Helvetic Airways


A Embraer celebrou a entrega do seu E-Jet de número 1.600, do modelo E190-E2. A Helvetic Airways, da Suíça, recebeu a histórica aeronave. Companhias aéreas e empresas de leasing de mais de 50 países adicionaram os E-Jets da Embraer às suas frotas desde que a primeira geração destes jatos entrou em serviço, em 2004. A extremamente eficiente segunda geração da família de E-Jets, os E-Jets E2, entrou em operação em 2018. 
A Helvetic Airways está atualmente em transição de uma frota da primeira geração de E-Jets para os E-Jets E2. A companhia aérea recebeu o primeiro E190-E2 em outubro de 2019 e desde então adicionou mais quatro unidades como parte de seu programa de renovação de frota. A Helvetic configurou suas aeronaves com 110 assentos de classe única em rotas domésticas e internacionais. A companhia aérea tem pedidos firmes para 12 jatos E190-E2 e direitos de compra para outros 12 aviões do mesmo modelo, com direitos de conversão para o E195-E2, elevando o total potencial de pedidos para 24 aeronaves E2. 
Por quase duas décadas, a inovadora família de E-Jets da Embraer tem transformado a aviação comercial. Esta é a linha de jatos de passageiros de maior sucesso da indústria projetada especificamente para o segmento de 70 a 150 assentos. O programa registrou mais de 1.900 pedidos até hoje, de mais de 100 clientes. Mais de 80 companhias aéreas voam atualmente com E-Jets da Embraer. A frota global de E-Jets acumula mais de 30 milhões de horas de voo, com uma taxa média de conclusão de missão de 99,9%. Os versáteis aviões estão voando com companhias aéreas regionais, de baixo custo e tradicionais. 
O E190-E2 é um dos três modelos da segunda geração da família de E-Jets. Comparado ao E190 de primeira geração, o E190-E2 consome 17,3% menos combustível. Isso coloca os E-Jets E2 como a família de aeronave de corredor único mais eficiente do mercado

Honda convoca os proprietários dos modelos Civic, Accord, CR-V e Odyssey para substituição definitiva do insuflador do Airbag do motorista


A Honda Automóveis do Brasil, pautada pelo seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários dos automóveis relacionados a seguir a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para realizar a substituição definitiva do insuflador do airbag do motorista, de forma gratuita.

Em caso de colisão primordialmente frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que o acionamento do sistema de airbag é esperado, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador e, eventualmente, ocasionar a projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Em outras situações, a bolsa do airbag pode não ser inflada com eficiência, perdendo a sua funcionalidade. Em casos extremos, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.


A substituição do item é gratuita e deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca a partir do dia 10 de julho.

Importante: Esse comunicado se aplica aos veículos Civic modelo 1996 a 2000, Accord modelo 1997 a 1999, CR-V modelo 1997 a 2000 e Odyssey modelo 1997.

A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h - horário de Brasília).

Para conferir os endereços das concessionárias Honda, acesse www.honda.com.br/concessionarias.


Case IH ganha Prêmio Top Brands Quality


A Case IH, marca da CNH Industrial, recebeu o prêmio Top Brands Quality nos quesitos confiabilidade e tecnologia. Promovido pela Revista Rural, o prêmio é o resultado de uma pesquisa na qual o produtor tem a oportunidade de avaliar e dar notas a empresas do setor pela qualidade do trabalho oferecido por elas.

“Estamos muito felizes com o resultado da pesquisa. Essas duas características estão presentes em toda a trajetória da marca. A confiabilidade que o produtor tem em nossas máquinas nos impulsiona a continuar entregando equipamentos e soluções, cada vez mais tecnológicas, eficientes e de alta performance para que ele consiga obter sua melhor performance em campo”, ressalta Eduardo Penha, Diretor de Marketing Comercial da Case IH.

Referência de mercado, a Case IH está há 178 anos presente na vida do produtor rural. Ao longo dos anos, todas as inovações que a Case IH trouxe para o mundo nasceram de uma visão simples: a de tornar o futuro da agricultura sempre melhor. Isso significa que as soluções buscam atender às necessidades práticas dos agricultores de todo o mundo. E é por isso que, todos os equipamentos da Case IH são projetados para cultivar de forma mais eficaz, plantar com mais precisão e colher de forma mais eficiente, sempre de maneira confiável e duradoura.

Igor Fraga, Bicampeão mundial de corridas virtuais, estreia na Fórmula 3 FIA


Patrocinado por um jogo de corridas virtuais, o Gran Turismo, e adotado pelo programa de jovens promessas de uma das principais equipes da Fórmula 1, a Red Bull. O mineiro Igor Fraga dará neste final de semana mais um passo em sua trajetória singular. Ele estreará na Fórmula 3 FIA, a principal do mundo e também a versão atualizada do campeonato que levou ícones como Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost diretamente para a Fórmula 1.  A rodada dupla que abre o campeonato será disputada no próximo final de semana (4 e 5/7), em Spielberg, na Áustria.

Oriundo de uma família da classe média do interior de Minas Gerais, Fraga foi no último final de semana mencionado pelo diretor de negócios digitais da Fórmula 1, Julian Tan, como um nome que vem sendo monitorado pela categoria, justamente por sua trajetória no mundo virtual. “De fato, nós temos acompanhado a história do Igor crescendo como piloto. Eu diria, um futuro astro brasileiro. Temos um projeto rumo à Fórmula 1. Três ou quatro anos atrás nós não imaginávamos que alguém poderia ir do virtual para um carro de Fórmula 3”, destacou Julian Tan no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, em entrevista ao repórter Marcelo Courrege. Segundo o diretor da F-1, o interesse da categoria é mercadológico: “Através de pesquisas qualitativas nós já tínhamos evidências de pessoas que dizem: passamos a acompanhar a Fórmula 1 por causa das corridas virtuais”.

Retrospecto 2019 – Em 2020 o brasileiro de 21 anos defenderá a equipe Charouz Racing System, que ainda tenta se firmar na categoria. O time da República Checa obteve como melhores resultados apenas dois sétimos lugares
em 2019. As maiores forças daquela temporada, no entanto, foram a italiana Prema Racing, que registrou oito vitórias em 16 provas, e a britânica Hitech Racing, com quatro vitórias. As demais corridas foram vencidas pela francesa Art Grand Prix, a suíça Jenzer Motorsport, a italiana Trident e a alemã HWA Racelab, que contará com o brasileiro Enzo Fittipaldi. As quatro com uma vitória cada.

A pista de Spielberg, conhecida como Red Bull Ring, foi palco da primeira das quatro vitórias de Igor no Campeonato Europeu Regional de Fórmula 3, em 2019 – categoria imediatamente anterior à Fórmula 3 FIA. “É uma pista da qual tenho boas memórias, mas na F-3 FIA o contexto é totalmente outro. Teremos um ano de muito trabalho contra equipes tradicionais e fortes do automobilismo mundial. Mas estamos confiantes de que vamos alcançar bons resultados dentro das nossas perspectivas”, resumiu Igor Fraga. “Apesar da sua importância, a Fórmula 3 FIA é ao mesmo tempo uma categoria-vitrine e uma escola. E neste
primeiro ano minha maior meta será aprender ao máximo. Eventuais bons resultados serão consequência disso. Meus concorrentes são os melhores pilotos de F-3 do mundo, então sei que será uma temporada muito competitiva em todos os níveis”, continua o piloto patrocinado pelo game Gran Turismo.

Mais veloz do mundo – A campanha de Igor Fraga continua também no mundo virtual. Em junho o piloto mineiro voltou a surpreender ao vencer o desafio mundial contra o relógio em homenagem ao centenário da Mazda. A competição envolveu competidores de dezenas de países, que durante quinze dias tentaram estabelecer a melhor marca para ficar com o título de piloto mais rápido do mundo. Além disso, Fraga também segue em busca do terceiro título de campeão mundial, competindo pela equipe Honda na plataforma Gran Turismo.

Guilherme Samaia faz sua estreia na Fórmula 2


Guilherme Samaia é um dos três brasileiros que iniciam na Áustria, neste final de semana, o caminho rumo ao sonho da Fórmula 1. O paulistano de 23 anos fará sua estreia na Fórmula 2, categoria de acesso ao topo do automobilismo mundial. Competindo pela espanhola Campos Racing, o campeão de 2017 da Fórmula 3 Brasil – que também tem o título de 2015 da classe Light - terá o inglês Jack Aitken como companheiro de equipe e terá em Felipe Drugovich e Pedro Piquet os compatriotas representando as cores brasileiras em uma das categorias mais difíceis do mundo.

O momento da estreia chega após muita ansiedade. O último contato dos competidores da categoria se deu no dia 2 de março no Barein durante os treinos coletivos da F2. Logo depois, a pandemia mundial do coronavírus
colocou os planos de todos os eventos em espera, e mesmo com as restrições sendo gradualmente relaxadas em algumas localidades da Europa, o evento no Red Bull Ring neste final de semana seguirá critérios rígidos de distanciamento social e higiene – o evento é suporte da Fórmula 1, que também abre a temporada na mesma pista, e sem público.

Para Samaia, a espera foi muito maior que o tempo imposto pela pandemia. “A Campos havia me oferecido uma vaga no ano passado, para estrear justamente na Áustria, mas preferimos esperar o momento certo. E finalmente, esse momento chegou. Não vejo a hora de acelerar”, disse o piloto de 23 anos.

Ano de estreia é também de adaptação, segundo Guilherme. Para ele, o salto da Fórmula 3, com carros de 230 cavalos de potência, para o F2, de 620 cavalos e motor turbo, é maior do que da própria F2 para a F1. “É tudo diferente: a carga aerodinâmica do Fórmula 2 é absurdamente maior, o contorno de curva é muito mais rápido, a potência, o poder de frenagem. Na F2 tem também outro fator importantíssimo que é a administração do consumo dos pneus, que varia
muito durante a corrida. É um mundo diferente e nos testes do Barein eu pude me adaptar muito bem. Agora tem a questão de otimizar tudo e não perder tempo, porque a programação do final de semana é bem curta”, afirmou.

De fato, a F2 tem no final de semana apenas um treino livre de 45 minutos na sexta-feira e a classificação de meia hora; no sábado (3) acontece a chamada Feature Race, que é a corrida longa, com uma hora de duração. No domingo (4), invertem-se os oito primeiros colocados da prova no grid para a Sprint Race (ou corrida curta) de 45 minutos.

PROGRAMAÇÃO F2 – RED BULL RING (ÁUSTRIA)*
Sexta-feira (2 de julho)
Treino Livre: 7h55 – 8h40
Classificação: 12h00 – 12h30
Sábado (3 de julho)
Corrida 1 (feature race): 11h45 – 12h45
Domingo (4 de julho)
Corrida 2 (sprint race): 6h10 – 6h55
*Horários de Brasília

quarta-feira, 1 de julho de 2020

CAIQUE FERREIRA É O NOVO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO REGIÃO AMÉRICAS DA RENAULT


Renault anuncia a nomeação de Caique Ferreira como diretor de comunicação região Américas, em substituição a Stephane Guilbaud que retorna à França. Caique se reportará a Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente sênior e presidente região Américas. O executivo mantém a função de diretor de comunicação da Renault do Brasil reportando-se a Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.


“Fico muito feliz com mais esse desafio de, junto com os times de comunicação dos países, continuar contribuindo para o fortalecimento da imagem da Renault em mercados tão importantes e tradicionais para a marca”, afirma Caique Ferreira.

Caique tem 53 anos e é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG e em gestão pela Fundação Dom Cabral. Está há nove anos na Renault do Brasil e há mais de 25 anos atuando no setor automotivo, tendo passado por diversas funções nas áreas de pós-venda, logística e desenvolvimento de produto.

Na mesma ocasião, Fernanda Stocco assume a gerência de comunicação, passando a ser responsável pela assessoria de imprensa da Renault do Brasil. A executiva segue responsável pela comunicação interna.

Há três anos na Renault do Brasil atuando com gerente de comunicação interna, Fernanda possui experiências anteriores na área de comunicação em multinacionais dos segmentos de telecomunicações e tecnologia.

As mudanças são válidas a partir de hoje, primeiro de julho de 2020.

Hyundai vende 600 unidades do HB20 para locadora Ouro Verde

A Hyundai Motor Brasil (HMB) fechou a venda de 600 unidades da linha HB20 Nova Geração para a Ouro Verde, com aplicação no segmento de aluguel corporativo de veículos. O primeiro lote, de 480 carros, será entregue até o fim deste mês. As unidades restantes serão fornecidas conforme programação com a locadora.

A maior parte das 600 unidades de HB20 será empregada para a renovação de frotas já atendidas pela Ouro Verde. Fundada há 47 anos, a empresa está dedicada mais fortemente a serviços de terceirização e gestão de frota desde 2011. Ano passado, teve 100% de seu capital social adquirido pela gigante canadense Brookfield Asset Management.

Na Hyundai, as vendas de grandes volumes para empresas, como locadoras, são sempre acordadas com a rede de concessionários e a sua associação, a ABRAHY. Dentro do planejamento, são consideradas a receita de manutenção dos veículos para as concessionárias e a proteção do valor de revenda dos carros quando retornam ao mercado, uma vez que a garantia dos veículos da marca é de cinco anos.

Cobrec lança pastilhas de freio cerâmicas para motocicletas


Produzida com matérias-primas e fórmulas inovadoras, além de exigentes processos de fabricação, a linha Racing Extreme é a primeira pastilha de freio para motocicletas de alta performance desenvolvida no Brasil com tecnologia em cerâmica. Entre as principais vantagens do material estão maior durabilidade, baixo desgaste de discos de freio, excelente estabilidade e capacidade de suportar altas temperaturas e condições severas sem perder a eficiência de frenagem, proporcionando mais performance e segurança aos motociclistas.

A pastilha Racing Extreme foi desenvolvida pela TMD Friction, contando com
profissionais especializados das equipes de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Japão, sendo também a primeira do portfólio global da empresa. 

A composição e processos inovadores resultaram em um produto diferenciado e mais seguro. Destinado a motocicletas superesportivas dos estilos speed, naked, big trail (de alta cilindradas) e off-road (para todo tipo de terreno utilizadas por praticantes de motocross, supercross, enduro e street), o material com tecnologia em cerâmica promove excelente estabilidade de atrito em elevadas temperaturas, reduzindo a possibilidade de perda de eficiência dos freios devido ao superaquecimento. 

Mercedes-Benz encerra produção do Atron 1635 e apresenta o Axor como seu sucessor


A Mercedes-Benz produziu neste mês, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a última unidade do extrapesado Atron 1635. Com isso, concluiu uma longa trajetória de sucesso dos caminhões “bicudos” no Brasil, modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca nas estradas do País.

Para continuar atendendo com a mesma qualidade e confiabilidade tanto os autônomos, como os frotistas, a Mercedes-Benz anuncia que o sucessor do 1635 é o consagrado extrapesado Axor, com os cavalos mecânicos Axor 2036 4x2 e 2536 6x2. 

O Atron concluiu sua missão com êxito. Ele é o último representante de uma geração de caminhões com cabina semiavançada lançada há 31 anos e que deu um salto de qualidade, modernidade e eficiência no mercado brasileiro. Entre eles, eu destaco os extrapesados LS 1935 e LS 1941, antecessores do Axor, e os médios e semipesados de 12, 14, 16 e 23 ton de PBT, substituídos depois pelo Atron e, hoje, pela linha Atego”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A linha de caminhões com cabina semiavançada, que seria denominada “Atron” a partir de 2012, começou a ser comercializada no Brasil em 1989, com os médios L 1214 e L 1218 e os semipesados L 1414, L 1418 e L 1618. Um ano depois, vieram os extrapesados LS 1935 e LS 1941 e vários outros modelos.

O extrapesado Atron 1635 foi lançado em fevereiro de 2012. Até o mês de maio de 2020, foram emplacadas mais de 4.200 unidades no País. A região Sudeste é a que mais compra esse Mercedes-Benz: foram mais de 2.750 unidades nesse período. A maior preferência por estado é de Minas Gerais, com mais de 1.500 caminhões, seguido por São Paulo, com 650 unidades.

Os extrapesados Axor 2036 4x2 e 2536 6x2 substituirão o Atron 1635 trazendo mais vantagens em desempenho e capacidade de carga para os clientes. A começar pela força do motor OM 457 LA de 360 cv de potência (15 cavalos a mais), com 1.850 Nm de torque a 1.100 rpm (400 Nm a mais). A capacidade máxima de tração (CMT) do Axor é de até 80.000 kg (30.000 kg a mais). O terceiro eixo de fábrica do Axor 2536 6x2 permite plenamente as configurações de semirreboques até 53 ton de PBTC (peso bruto total combinado).

Assim como o Atron 1635, o Axor vem equipado com caixa de 16 marchas. O destaque é que recebe o câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280,
que oferece mais conforto ao motorista e otimiza o consumo de combustível, reduzindo o custo operacional e aumentando a rentabilidade para o cliente.

Entre os destaques do Axor incluem-se: túnel do motor rebaixado, banco pneumático para o motorista, volante multifuncional, tacógrafo digital, freio a tambor para operações mistas, eixos sem redução nos cubos, câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários, distribuição da força de frenagem (EBD), sistema de controle de tração (ASR), freio ABS, retarder (opcional), auxílio de partida em rampa (HSA), ar condicionado e climatizador, além de outros itens.

Pedro Piquet começa sua primeira temporada na Fórmula 2 em Spielberg, na Áustria



Depois de uma espera de quase quatro meses devido à pandemia de coronavírus, Pedro Piquet finalmente fará sua estreia na Fórmula 2, no próximo fim de semana, na rodada dupla que abre o campeonato no circuito de Spielberg, na Áustria. O brasiliense, que completa 22 anos neste sábado, representará a equipe Charouz.

Bicampeão da Fórmula 3 Brasil em 2014 e 2015, Pedro disputou a F3 Europeia nos dois anos seguintes. Em 2018, passou para a GP3, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.
Conquistou duas vitórias em pistas das mais tradicionais do automobilismo, em Silverstone (Inglaterra) e Monza (Itália), e foi o sexto no campeonato.

Na temporada de 2019, Piquet disputou a Fórmula 3, novo nome da GP3, e venceu em outro circuito dos mais desafiadores do mundo, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. O quinto lugar na tabela, com outros dois pódios, credenciou o brasiliense a dar o último salto antes da passagem para a Fórmula 1.

Em dezembro do ano passado, Pedro fez os primeiros testes pela Charouz com um carro da F2, em Abu Dhabi, e foi o oitavo entre 22 pilotos, superando as marcas de competidores mais experientes, como Luca Ghiotto, Artem Markelov, Giuliano Alesi e Mick Schumacher.

Com a curva descendente do Covid-19 na Europa, o calendário da F2 foi remanejado, e, por enquanto, as etapas da categoria seguem as da F1, com duas rodadas (de duas corridas cada) na Áustria, mais uma na Hungria, outras duas na Inglaterra, e uma etapa na Espanha, Bélgica e Itália. As corridas fora da Europa ainda serão confirmadas.

Apesar dos ajustes no calendário, o formato dos fins de semana da Fórmula 2 será idêntico ao dos anos anteriores. Serão disputados um treino livre, uma classificação e duas corridas, uma mais longa (sábado) e outra mais curta
(domingo) com grid invertido entre os oito primeiros da prova anterior.
No lado técnico, a temporada 2020 terá uma grande novidade: a estreia dos pneus Pirelli para rodas de aro 18, cinco polegadas maiores do que as de aro 13 utilizadas até o último ano. A expectativa é que os carros sejam um pouco mais velozes com a menor quantidade de borracha nos pneus.

No mais, os chassis Dallara e motores Mecachrome serão os mesmos do ano passado, com algumas modificações na aerodinâmica do carro, sobretudo no assoalho, e nas suspensões para receber os novos pneus.

O que disse Pedro Piquet:

"Começamos a temporada no próximo fim de semana depois do adiamento pela pandemia de coronavírus. Estou muito animado para voltar às pistas e à competição. É tudo muito novo para nós ainda, com esse regulamento dos pneus aro 18, então será um grande desafio para todos. Mas temos uma base boa do Bahrein, no começo do ano, e vamos lá. Será um grande aprendizado, é uma categoria bem diferente do que eu era acostumado, mas quero sempre andar melhor a cada corrida, sempre evoluindo. Quero ter fins de semana limpos e marcar muitos pontos."

Calendário*

4 e 5 de julho - Spielberg (Áustria)
11 e 12 de julho - Spielberg (Áustria)
18 e 19 de julho - Hungaroring (Hungria)
1º e 2 de agosto - Silverstone (Inglaterra)
8 e 9 de agosto - Silverstone (Inglaterra)
15 e 16 de agosto - Barcelona (Espanha)
29 e 30 de agosto - Spa-Francorchamps (Bélgica)
5 e 6 de setembro - Monza (Itália)

*provas fora da Europa ainda sem confirmação

VOLKSWAGEN ENTREGA 146 ÔNIBUS AO CAMINHO DA ESCOLA EM PORTO VELHO


A VW Caminhões e Ônibus acaba de entregar 146 novos ônibus ao programa Caminho da Escola para a Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, no Norte do país. Os veículos fazem parte da licitação conquistada pela montadora para venda de 3.600 Volksbus a prefeituras e Estados em todo o Brasil. Toda a frota é composta pelos Volksbus 15.190 ODR ORE3 (Ônibus Rural Escolar), com capacidade para atender a 59 alunos. Cerca de 5.300 estudantes, de quarenta escolas diferentes, poderão utilizar o transporte em rotas rurais. As entregas foram feitas pela concessionária VW Buriti Caminhões e Ônibus.

Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), que retomou suas operações parcialmente em 27 de abril.

Os veículos Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da escola. O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH
Way, tração 4x2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar e aumenta a transparência das aquisições.

Cinco curiosidades que fazem do Ford Edge ST um carro fora de série



O Ford Edge ST é um utilitário esportivo premium que impressiona tanto pelo porte e esportividade quanto pela tecnologia embarcada.

Primeiro SUV no mundo a ostentar a grife ST (Sport Technologies), da Ford Performance, o Edge ST foi projetado para combinar o melhor de dois mundos: o desempenho de um esportivo com o conforto, espaço e segurança de um utilitário.

Seu motor V6 2.7 EcoBoost, com duplo turbo, gera 335 cv de potência e 54,4 kgfm de torque, com tração inteligente nas quatro rodas e suspensão com ajuste ST. O câmbio automático de oito velocidades inclui o modo Sport (S), que além de tornar as respostas do acelerador mais afiadas permite que o ronco do motor seja ouvido
na cabine – quebrando o incrível silêncio interno para aumentar a emoção.

Na parte de segurança, além de oito airbags e vários recursos de assistência ao motorista, o Edge ST traz uma câmera de visão 180° na grade dianteira. Muito útil na saída de garagens, ela traz tranquilidade especialmente para quem tem crianças pequenas e animais.

Na cabine, junto com a central multimídia SYNC 3 e o som premium da Bang & Olufsen, outro mimo é o carregador sem fio para celular. Basta apoiar o aparelho no console para não ter de se preocupar com o nível da bateria.

A tecnologia é voltada também para o conforto. O porta-malas do Edge ST tem um sensor que permite abrir e fechar a tampa sem usar as mãos, o “hands free liftgate”. Basta um movimento do pé sob o para-choque traseiro, de posse da chave com sensor, para abrir e fechar a tampa – uma grande ajuda quando se está com as mãos ocupadas com bagagem.