A Mercedes-Benz produziu neste mês, em sua fábrica de São
Bernardo do Campo (SP), a última unidade do extrapesado Atron 1635. Com isso,
concluiu uma longa trajetória de sucesso dos caminhões “bicudos” no Brasil,
modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca nas estradas
do País.
Para continuar atendendo com a mesma qualidade e
confiabilidade tanto os autônomos, como os frotistas, a Mercedes-Benz anuncia
que o sucessor do 1635 é o consagrado extrapesado Axor, com os cavalos
mecânicos Axor 2036 4x2 e 2536 6x2.
“O Atron concluiu sua missão com êxito. Ele é o último
representante de uma geração de caminhões com cabina semiavançada lançada há 31
anos e que deu um salto de qualidade, modernidade e eficiência no mercado
brasileiro. Entre eles, eu destaco os extrapesados LS 1935 e LS 1941,
antecessores do Axor, e os médios e semipesados de 12, 14, 16 e 23 ton de PBT,
substituídos depois pelo Atron e, hoje, pela linha Atego”, informa Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do
Brasil.
A linha de caminhões com cabina semiavançada, que seria
denominada “Atron” a partir de 2012, começou a ser comercializada no Brasil em
1989, com os médios L 1214 e L 1218 e os semipesados L 1414, L 1418 e L 1618.
Um ano depois, vieram os extrapesados LS 1935 e LS 1941 e vários outros
modelos.
O extrapesado Atron 1635 foi lançado em fevereiro de
2012. Até o mês de maio de 2020, foram emplacadas mais de 4.200 unidades no
País. A região Sudeste é a que mais compra esse Mercedes-Benz: foram mais de
2.750 unidades nesse período. A maior preferência por estado é de Minas Gerais,
com mais de 1.500 caminhões, seguido por São Paulo, com 650 unidades.
Os extrapesados Axor 2036 4x2 e 2536 6x2 substituirão o
Atron 1635 trazendo mais vantagens em desempenho e capacidade de carga para os
clientes. A começar pela força do motor OM 457 LA de 360 cv de potência (15
cavalos a mais), com 1.850 Nm de torque a 1.100 rpm (400 Nm a mais). A
capacidade máxima de tração (CMT) do Axor é de até 80.000 kg (30.000 kg a
mais). O terceiro eixo de fábrica do Axor 2536 6x2 permite plenamente as
configurações de semirreboques até 53 ton de PBTC (peso bruto total combinado).
Assim como o Atron 1635, o Axor vem equipado com caixa de
16 marchas. O destaque é que recebe o câmbio automatizado Mercedes Powershift G
280,
que oferece mais conforto ao motorista e otimiza o consumo de combustível,
reduzindo o custo operacional e aumentando a rentabilidade para o cliente.
Entre os destaques do Axor incluem-se: túnel do motor
rebaixado, banco pneumático para o motorista, volante multifuncional, tacógrafo
digital, freio a tambor para operações mistas, eixos sem redução nos cubos,
câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll, Power e
Manobra para modelos rodoviários, distribuição da força de frenagem (EBD),
sistema de controle de tração (ASR), freio ABS, retarder (opcional), auxílio de
partida em rampa (HSA), ar condicionado e climatizador, além de outros itens.
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