Depois de uma
espera de quase quatro meses devido à pandemia de coronavírus, Pedro Piquet
finalmente fará sua estreia na Fórmula 2, no próximo fim de semana, na rodada
dupla que abre o campeonato no circuito de Spielberg, na Áustria. O
brasiliense, que completa 22 anos neste sábado, representará a equipe Charouz.
Bicampeão da
Fórmula 3 Brasil em 2014 e 2015, Pedro disputou a F3 Europeia nos dois anos
seguintes. Em 2018, passou para a GP3, uma das categorias de acesso à Fórmula
1.
Conquistou duas vitórias em pistas das mais tradicionais do automobilismo,
em Silverstone (Inglaterra) e Monza (Itália), e foi o sexto no campeonato.
Na temporada de
2019, Piquet disputou a Fórmula 3, novo nome da GP3, e venceu em outro circuito
dos mais desafiadores do mundo, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. O quinto
lugar na tabela, com outros dois pódios, credenciou o brasiliense a dar o
último salto antes da passagem para a Fórmula 1.
Em dezembro do
ano passado, Pedro fez os primeiros testes pela Charouz com um carro da F2, em
Abu Dhabi, e foi o oitavo entre 22 pilotos, superando as marcas de competidores
mais experientes, como Luca Ghiotto, Artem Markelov, Giuliano Alesi e Mick
Schumacher.
Com a curva
descendente do Covid-19 na Europa, o calendário da F2 foi remanejado, e, por
enquanto, as etapas da categoria seguem as da F1, com duas rodadas (de duas
corridas cada) na Áustria, mais uma na Hungria, outras duas na Inglaterra, e
uma etapa na Espanha, Bélgica e Itália. As corridas fora da Europa ainda serão
confirmadas.
Apesar dos
ajustes no calendário, o formato dos fins de semana da Fórmula 2 será idêntico
ao dos anos anteriores. Serão disputados um treino livre, uma classificação e
duas corridas, uma mais longa (sábado) e outra mais curta
(domingo) com grid
invertido entre os oito primeiros da prova anterior.
No lado técnico,
a temporada 2020 terá uma grande novidade: a estreia dos pneus Pirelli para
rodas de aro 18, cinco polegadas maiores do que as de aro 13 utilizadas até o
último ano. A expectativa é que os carros sejam um pouco mais velozes com a
menor quantidade de borracha nos pneus.
No mais, os
chassis Dallara e motores Mecachrome serão os mesmos do ano passado, com
algumas modificações na aerodinâmica do carro, sobretudo no assoalho, e nas
suspensões para receber os novos pneus.
O que disse Pedro Piquet:
"Começamos a
temporada no próximo fim de semana depois do adiamento pela pandemia de
coronavírus. Estou muito animado para voltar às pistas e à competição. É tudo
muito novo para nós ainda, com esse regulamento dos pneus aro 18, então será um
grande desafio para todos. Mas temos uma base boa do Bahrein, no começo do ano,
e vamos lá. Será um grande aprendizado, é uma categoria bem diferente do que eu
era acostumado, mas quero sempre andar melhor a cada corrida, sempre evoluindo.
Quero ter fins de semana limpos e marcar muitos pontos."
Calendário*
4 e 5 de julho -
Spielberg (Áustria)
11 e 12 de julho - Spielberg (Áustria)
18 e 19 de julho - Hungaroring (Hungria)
1º e 2 de agosto - Silverstone (Inglaterra)
8 e 9 de agosto - Silverstone (Inglaterra)
15 e 16 de agosto - Barcelona (Espanha)
29 e 30 de agosto - Spa-Francorchamps (Bélgica)
5 e 6 de setembro - Monza (Itália)
*provas
fora da Europa ainda sem confirmação
Nenhum comentário:
Postar um comentário