Fernando Calmon |
Seis maneiras de "fazer" dinheiro com seu carro
As dificuldades
financeiras surgidas com a pandemia têm destacado alternativas para quem é
proprietário de um veículo e precisa enfrentar dívidas ou enxugar seu orçamento
por perda de renda. Cerca de 70% dos veículos novos e usados são adquiridos por
financiamento, leasing e consórcio.
Nesta última modalidade há a possibilidade de converter o crédito em espécie
após 180 dias da contemplação e desde que todas as obrigações financeiras
estejam quitadas com a administradora. Para quem financia, a grande maioria,
existem mais cinco opções, de acordo com Luca Cafici, CEO da Instacarro:
- Venda o veículo para abater a dívida: “Com o dinheiro, pode-se pagar o valor
restante ao banco (evitando juros maiores), colocar o orçamento em dia e
planejar melhor sua vida financeira”, diz.
- Troque por um modelo mais em conta: “Se não dá para ficar a pé por questões
pessoais ou profissionais, utilize a mesma lógica para trocar o veículo por um
modelo mais econômico e barato. Com o ‘lucro’ obtido nessa negociação, a pessoa
pode pagar a dívida e sem o incômodo da ausência de um carro”.
- Transfira o financiamento para outra pessoa: “Também é possível transferir o
financiamento a outra pessoa desde que não haja nenhuma parcela em atraso. Isso
para quem já sabe que terá dificuldades para honrar o pagamento. A instituição
financeira precisa avaliar o perfil do novo comprador. Uma alternativa
interessante caso o automóvel continue na família, com pais herdando as dívidas
dos filhos, por exemplo.”
- Pesquise a portabilidade de crédito: “Uma alternativa é negociar o
financiamento com outro banco por meio do conceito de portabilidade de crédito.
Podem-se conseguir condições favoráveis, como juros menores, e solicitar a
migração sem custo adicional”, continua Cafici.
- Renegocie com a instituição financeira: “Tente conseguir juros mais em conta,
no número de prestações ou condições de pagamento mais vantajosas para a
situação de aperto”, finaliza.
Entre todas essas alternativas a portabilidade vem avançando. Com a Selic em
queda, as taxas de juro foram reduzidas e alguns bancos prometem um
considerável abatimento nas parcelas do financiamento.
Realidade
aumentada é grande ferramenta
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Experiências de
Realidade Aumentada (RA) têm sido cada vez mais utilizadas para oferecer uma
boa alternativa aos consumidores. Durante o período de concessionárias fechadas
foi particularmente útil baixar um aplicativo de RA para celular. Em seguida
bastava apontar o smartphone para qualquer superfície em branco para ter todos
os pormenores do modelo por fora e por dentro.
A Citroën, por exemplo, foi pioneira no Brasil na utilização da imersão para
experiência de compra. Aliado a um chatbot no Facebook Messenger, os
interessados puderam conhecer “de perto” o Citroën C4 Cactus e utilizar RA para
visualizar o carro e personalizá-lo com diferentes cores e acessórios, sem ter
que ir até uma concessionária. No Nivus também há um aplicativo de RA que
permite explorar até seu interior, de casa ou em qualquer lugar, sem
necessidade de usar os óculos de realidade virtual disponíveis nas
concessionárias e que precisam ser higienizados.
Para Marcos Trinca, executivo da More Than Real, empresa brasileira
especializada em soluções de RA, a transformação digital abalou diversos
negócios.
“Foi observando que a maior parte da jornada de compra de carros pode acontecer
via internet que diversas marcas passaram a enxergar as soluções imersivas como
estratégia para aumentar vendas. Afinal, por que não otimizar o tempo e
proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se já é possível
visualizar em tempo real o carro que deseja adquirir como se estivesse frente a
frente com ele? Já a Ford começou a usufruir dessa solução para conectar
técnicos a engenheiros, pois percebeu que isso ajudaria a agilizar o
diagnóstico de falhas e ganharia mais tempo para efetuar as reparações. A
Volkswagen divulgou recentemente que o desenvolvimento do Nivus foi 100%
digital, ao utilizar as mais avançadas tecnologias de realidade virtual, RA e
impressões 3D.” Trinca reforça que “as tecnologias imersivas têm sido grandes
aliadas para proporcionar atendimento diferenciado aos clientes. Seja pelas
redes sociais ou qualquer outro canal utilizado para vender ou gerar
engajamento, enxergo no setor automotivo um verdadeiro oceano de
oportunidades.”
Audi Q7
já em pré-venda
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Faróis de LED
Matrix, carregamento de celular por indução e assistente de estacionamento são
algumas das novidades do Audi Q7, único SUV da marca com três fileiras de
bancos para sete ocupantes. O espaço para bagagem é de excelentes 740 litros
com o rebatimento da última fileira. Além da nova grade, o SUV de maior porte
da marca (2,99 m de entre-eixos), tem distância livre do solo de 20,5 cm,
tração quatro, motor de 340 cv e 51 kgfm com assistência
híbrida leve (48 V).
Preços partem de R$ 414.990,00 na modalidade venda direta com entregas a partir
do final de agosto.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em
assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua
coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma
rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no
Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
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