A Ford apresentou
nos Estados Unidos o Mustang Mach-E 1400 elétrico, protótipo desenvolvido pela
Ford Performance em parceria com a RTR Vehicles para mostrar o potencial de
desempenho da propulsão elétrica.
Seguindo os
passos do Mustang Cobra Jet 1400 elétrico, o Mustang Mach-E 1400 deve gerar
mais de 1.400 cv de potência com seus sete motores e bateria de ultra-alto
desempenho. Além de estrear em
breve na Nascar, ele está pronto para competir
em qualquer tipo de pista, incluindo arrancada e drifting.
O Mustang Mach-E
1400 serve também como banco de ensaio para novos materiais. O capô é feito de
um composto de fibras orgânicas, uma opção leve à fibra de carbono usada no
restante do veículo.
O Mustang Mach-E
1400 é o resultado de 10.000 horas de desenvolvimento da Ford Performance e da
RTR para preencher a lacuna entre o que um veículo elétrico pode fazer e o que
os clientes acreditam que ele pode fazer.
O Mustang Mach-E
1400 tem sete motores – cinco a mais que o Mustang Mach-E GT. Três são
acoplados ao diferencial dianteiro e quatro à traseira, no estilo panqueca, com
um único eixo de transmissão. Este conjunto permite ajustar o carro para todo
tipo de prova, desde drifting e arrancada a corridas de alta velocidade.
O chassi e o trem
de força são configurados para testar diferentes layouts e seus efeitos no
consumo e desempenho, incluindo tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas.
A potência pode ser direcionada totalmente para a frente ou a traseira, ou
dividida. A “downforce” será de mais de 1.000 kg a 270 km/h.
A bateria de 56,8
kWh é composta por células de níquel-manganês-cobalto, para ultra-alto
desempenho e alta taxa de descarga. Durante o carregamento, a bateria é
resfriada por um líquido de refrigeração dielétrico.
Um impulsionador
eletrônico de freio permite que a frenagem regenerativa seja combinada com o
ABS e controle de estabilidade para otimizar o sistema de frenagem. O Mustang
Mach-E 1400 possui freios Brembo, como o Mustang GT4 de corrida, e um freio de
mão hidráulico projetado para drifting, que permite desligar a energia dos
motores traseiros.
A Ford está
investindo mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos em todo o mundo,
incluindo o Mustang Mach-E elétrico, que chega ao mercado norte-americano no
final deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário