quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fernando Calmon - Alta Roda - Preferência em evolução

Alta Roda nº812/162 – 27/11/2014

Fernando Calmon
Nos últimos 12 anos, quando as vendas anuais de veículos no Brasil subiram 140%, o perfil dos compradores mudou e, mais ainda, a segmentação de produtos. Em grande parte isso se deve ao aumento de poder aquisitivo e ao fato de que os carros subiram menos que a inflação em termos reais por qualquer que seja o indicador pesquisado. Na base do mercado os preços nominais subiram 14%, em média, enquanto os salários avançaram 32%. O segmento de entrada, de longe o mais importante, que se subdivide em três (básico, intermediário e superior), assistiu a fenômenos interessantes. 


Não é de surpreender que hoje, das vendas totais, 70% dos modelos saiam de fábrica com ar-condicionado e 60% com direção assistida. O chamado carro “pelado” nunca foi opção de ninguém e sim mero reflexo do dinheiro curto para ter acesso ao automóvel. Parece óbvio, mas alguns ainda acreditam que a indústria era a única responsável por carros sem conforto ou acabamento rústico. Recursos de conectividade eram reservados para carros maiores e caros. Agora, já estão em 25% dos básicos e em 35% dos intermediários do segmento de entrada. 

No nível de segurança veicular, a produção média local ainda está uns seis anos atrasada em relação à Europa Ocidental, mas à medida que novas arquiteturas globais cheguem e as vendas voltem a crescer a defasagem diminuirá. O ritmo será ditado, de novo, pelo poder aquisitivo ou “riqueza” dos compradores. 

Em termos de segmentação por tipo de carroceria o mercado brasileiro apontou em direção aos SUVs e a tendência vai se aprofundar porque ainda há poucos modelos (EcoSport e Duster) na categoria de SUVs compactos. A atual distribuição entre veículos de passageiros se apresenta assim: 60%, compactos (41% hatches, 18% sedãs e 1% peruas); 14%, picapes; 9%, médios; 4%, monovolumes; 1%, grandes; 10%, SUVs e 2%, outros. 

A preferência pelos utilitários esportivos tem explicações que vão da visibilidade à possibilidade de lidar melhor com piso irregular ou sem pavimentação, mas passa igualmente pela evolução financeira dos clientes da indústria. A previsão de estreia de pelos menos três novas versões compactas no próximo ano (HR-V, Renegade e 2008) e lançamentos também de SUVs médios apontam que esse tipo de carroceria representará em curto prazo 15% do mercado, à custa de sedãs e monovolumes, principalmente. 

Caminho ainda pouco claro diz respeito aos subcompactos. As famílias brasileiras decidiram ter menos filhos e, desse modo, diminuiria a exigência por porta-malas grande. Por outro lado, aumentarão as famílias que poderão adquirir um segundo carro e poderia ser um subcompacto: dimensões menores oferecem vantagens na cidade e facilidade de estacionar. Teria menor consumo de combustível (em especial frente a um SUV pequeno) e preço em conta, porém há dúvidas sobre sua aceitação nos próximos anos. 

Câmbio automático pode atrair mais interessados, pois além do maior conforto no trânsito, ganhou em eficiência energética e também se beneficiaria da folga financeira. Até preferência de cores mudou. Por décadas o branco, em um país de clima quente, ficou de lado e agora já divide a preferência com prata e preto. 

RODA VIVA 

ROMBO nas contas externas brasileiras deixa mais distante a possibilidade de voltar o livre comércio entre Brasil e México, a partir do próximo ano. As cotas de importação devem continuar e os fabricantes sabem não haver solução de curto prazo, salvo se ocorrer grande desvalorização do real, fora das previsões da maioria dos analistas. 

PREÇO é bem salgado – quase R$ 80.000, quando à venda em dezembro –, mas o Fiat 500 Abarth convence pelo conjunto. Necessidade de alterações na carroceria prejudicou um pouco a pureza de estilo. Quadro de instrumentos digital agora ficou muito bom com o fim do conflito de ponteiros. Pontos altos: motor de 167 cv/23 kgfm e suspensões não excessivamente duras. 

SAVEIRO cabine dupla comprova no dia a dia que atende a quem exige espaço maior para carga e flexibilidade para transportar no banco traseiro até três pessoas (Strada, apenas duas). Portas são as mesmas do Gol 2-portas, mais largas. Novo motor de 1,6 L/120 cv é econômico e referência em termos de suavidade de funcionamento, embora não seja o mais potente. 

ESTILO ousado, sem dúvida, o novo Jeep Cherokee tem de sobra, principalmente na parte frontal. Se vai agradar seus fãs ou atrair novos clientes, como já acontece nos EUA, é cedo para dizer no caso do Brasil. Sua mecânica está bem provada, inclusive o motor V-6 de 271 cv. Acabamento e materiais são de boa qualidade, porém há rangidos inexistentes na geração anterior. 

EURO NCAP, que faz testes de colisão, terá um sistema de pontuação dupla a partir de 2016. Admitirá certos equipamentos de segurança como opcionais, na Europa, o que permitirá a carros menores (com limitações de preço) obter cinco estrelas máximas sem as penalizações atuais. Finalmente um pingo de bom senso, que falta no Latin NCAP. 



PERFIL

   

Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).

Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               

Jeep banca o combustível do Natal até o Carnaval

A Chrysler Brasil está com uma promoção para amplificar as habituais boas vendas de fim de ano. Até 20 de dezembro, quem comprar um exemplar zero-quilômetro de qualquer modelo da linha Jeep® ou o Dodge Journey ganha, automaticamente, um cartão de combustível da Ticket Car, no valor de R$ 1.630. Esse montante será pago em três parcelas de R$ 543,34, entre dezembro e fevereiro. A data da compra a ser considerada é a mesma da emissão da nota fiscal.

“É como um presente para os compradores do nosso campeão de vendas, o Dodge Journey, e para os apaixonados clientes da marca Jeep, a mais vendida dentro do Grupo Chrysler no Brasil”, afirma Juliano Machado, diretor de Marketing da Chrysler Brasil.

Para dar um exemplo do que representa essa campanha, o cartão de combustível vai permitir ao dono de um Jeep Grand Cherokee Diesel encher o tanque 6,4 vezes - tomando como base o valor médio de R$ 2,692 do litro de diesel S10 na cidade de São Paulo entre os últimos dias 16 e 22. E como cada tanque permite a autonomia máxima de 1.433 km, será possível rodar 9.171 km sem gastar nada para abastecer.

A promoção é válida para os compradores de unidades zero-quilômetro do Dodge Journey (incluindo a recém-lançada versão R/T AWD, com tração integral) e da linha  Jeep, composta pelos modelos Compass, o novo Cherokee, Grand Cherokee (diesel ou gasolina), Wrangler e Wrangler Unlimited.


Triumph lança linha 2015 da linha 2015 da Bonneville T100 com novas cores



A linha 2015 da Triumph Bonneville T100 chega esta semana às concessionárias com duas novas opções de cores: preto com laranja (Intense Orange/Jet Black) e azul com preto (Caspian Blue/Jet Black). As duas cores anteriores – branco com dourado (Fusion White/Aurum Gold) e preto com cereja (Jet Black/Cranberry Red) também continuam disponíveis na linha 2015. 

Montada em Manaus, a motocicleta tem preço sugerido de R$ 31.490,00A Triumph Bonneville dominou as estradas durante a década de 1960. Nenhuma motocicleta atual reproduz tão fielmente o estilo e a experiência desses anos dourados como a Bonneville T100. Com suas tradicionais rodas raiadas e pintura clássica com faixa lateral em dois tons, a Bonneville T100 parece ter sido criada em 1969. Mas olhe mais de perto e você verá uma máquina moderna, transbordando com toques autênticos que somente a Triumph pode oferecer.

Externamente, seu motor de 865 cc, com cilindros paralelos, pode lembrar os clássicos motores pushrodde 650 cc, mas o propulsor com duplo comando de válvulas no cabeçote da Bonneville T100 é atualizado com uma moderna injeção de combustível. O objetivo é oferecer um funcionamento sem falhas, com elevados níveis de desempenho e confiabilidade no dia a dia. Nítidos toques retrô, como os “carburadores” que escondem os injetores de combustível, falsos tubos da haste de comando do balancim e o posicionamento da ignição fazem tributo à lenda da Bonneville. Apesar deste visual incrível, o que encanta mesmo os motociclistas mais experientes e exigentes é a pilotagem do modelo.

Gire a chave no lado esquerdo do farol, exatamente como as primeiras Bonnevilles, e curta a inesquecível trilha sonora do seu conhecido motor britânico. Gire o acelerador e pronto: este propulsor com 68 cv de potência oferece o desempenho que se espera de uma verdadeira Triumph. Estaperformance vem aliada aos garfos dianteiros de 41 mm e aos amortecedores traseiros cromados, que oferecem dirigibilidade equilibrada e uma pilotagem confortávelA Bonneville T100 vem com vários detalhes reais da década de 1960. Silenciadores Peashooter e rodas de aço raiadas (com uma roda dianteira maior, de 19 polegadas), por exemplo, garantem à T100 mais presença e o tipo de fama que somente uma “Brit Twin” pode oferecer. Alguns detalhes especiais complementam o visual típico da década de 60 da T100, como coifas de borracha do garfo, joelheiras e velocímetro, contador de giros, relógio e indicador de informações de percurso de estilo clássico instalados no guidão.

Os pneus dianteiros originais da Triumph Bonneville T100 são os Metzeler Lasertec, que utilizam composto de nova geração e oferecem conforto e controle excepcionais tanto em piso molhado quanto seco. O design da banda de rodagem permite ótima drenagem de água, além de garantir desgaste regular e alto rendimento quilométrico. Já os pneus originais traseiros da Bonneville T100 são os Metzeler ME Z2, que enfrentam qualquer tipo de clima e longas distâncias. Foram desenvolvidos para proporcionar estabilidade e controle em alta velocidade, mesmo em frenagens de emergência e com a moto carregada. O composto com grande concentração de sílica resulta em excelente aderência tanto em piso seco quanto molhado.

Nissan lança versão limitada que comemora os 45 anos do superesportivo GT-R


A Nissan apresentou oficialmente hoje a série limitada “45th Anniversary” do superesportivo Nissan GT-R, que começa a ser vendida no Japão em fevereiro. Serão fabricadas somente 45 unidades desta versão especial.

Desde o seu lançamento em 2007, o Nissan GT-R tem sido reconhecido como principal superesportivo de alto desempenho do mundo, pois incorpora o compromisso da Nissan de tornar real o lema da marca “Innovation that Excites” como nenhum outro modelo. O legado de Grand Tourer (GT) definitivo permanece nas características de um veículo de passeio confortável, com alto nível de refinamento no acabamento, enquanto sua veia de alta performance está representada no “R” (Racing) no seu nome. O caráter “multitarefa” do modelo permite ao motorista desfrutar profundamente toda a capacidade do Nissan GT-R tangenciando as curvas de uma estrada sinuosa de montanha, passeando tranquilamente em rodovias ou mesmo marcando presença em ruas de bairros residenciais.


Baseado na linha 2015 do Nissan GT-R, que possui qualidades de carros de passeio especialmente ajustadas para dar uma sensação mais madura e refinada do que seus antecessores, a série limitada “45th Anniversary” será encontrada somente na cor especial bronze “Silica”, a mesma utilizada em gerações anteriores como a Skyline GT-R M-Spec (R34 Type), que foi definida, em 2001, como o “GT-R que satisfaz o motorista maduro”. A novidade estará disponível somente com o acabamento “Premium Edition”, que contará com um emblema exclusivo na parte baixa do painel central inferior e com uma placa exclusiva no cofre do motor. A Nissan aceitará os primeiros pedidos para a novidade a partir de janeiro

A Porsche inscreve seu terceiro 919 Hybrid para a corrida de Le Mans de 2015

É com muita satisfação que a Porsche AG anuncia o registro de um terceiro Porsche 919 Hybrid para disputar a corrida de 24 horas de Le Mans (França) nos dias 13/14 de junho de 2015. Como ensaio para o evento, o carro vai disputar a corrida de seis horas de Spa-Francorchamps (Bélgica) no dia 02 de maio. Ainda não foi tomada uma decisão final sobre quais os pilotos que dirigirão este terceiro carro. Os atuais pilotos de equipe Timo Bernhard (Alemanha), Romain Dumas (França), Brendon Hartley (Nova Zelândia), Neel Jani (Suíça), Marc Lieb (Alemanha) e Mark Webber (Austrália) foram confirmados para continuar em 2015 para os dois outros carros Porsche 919 Hybrid que disputam todo o campeonato. 

Wolfgang Hatz, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, afirmou: “Em 2014 nos tornamos imediatamente competitivos com o carro de corrida mais complexo e inovador já construído pela Porsche. Até hoje já conquistamos cinco lugares no pódio, três pole positions e duas voltas com tempos recordistas em Xangai e em Bahrain. Estes são resultados excepcionais. Entretanto, este programa não gera apenas sucesso nas pistas de corridas, ele também contribui em questão de engenharia. O alvo é o desempenho mais elevado com eficiência maximizada em dimensões cada vez menores. É por isso que queremos encarar o desafio com três carros Porsche 919 Hybrid em 2015”.

Para Matthias Müller, Presidente da Diretoria da Porsche AG, esta decisão também expressa um forte compromisso para com o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) da FIA: “Nossa decisão de disputarmos a corrida com uma equipe de pilotos da Porsche na categoria LMP1 do WEC demonstrou ser a decisão certa. É isso que sentimos em todas as corridas. O programa de automobilismo altamente exigente contribui diretamente para o desenvolvimento de futuros carros esportivos de estrada. 

Para o desenvolvimento e prova de sistema híbridos futuros, você não encontrará nada mais difícil que o Campeonato Mundial de Endurance e especialmente a corrida de 24 horas de Le Mans. Isso também se aplica à recém-formada equipe LMP1 da Porsche. Mais de 230 pessoas precisaram se desenvolver juntas rapidamente para formar uma equipe forte. O fator humano não é apenas crucial para os homens ao volante, como também para todo o projeto. e isso reflete em muito a filosofia da Porsche”.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Compre um Mini e ganhe uma super bike

Para comemorar a volta do "MINI 4U“, o plano de financiamento que oferece um valor de parcela até 59% mais baixo do que no financiamento tradicional, a MINI Serviços Financeiros presenteará todos os novos clientes que financiarem, por meio do plano, um modelo MINI Countryman com uma bicicleta MINI Folding Bike Lime. A promoção terá vigência até 30/11.

O „MINI 4U“ oferece entrada e parcelas reduzidas (de 0% a 49%) de acordo com o perfil do cliente, além de parcela final que conta com a garantia de recompra do concessionário pelo valor mínimo de 50% do valor do veículo após 24 meses, de acordo com as regras estabelecidas pelo plano, e é válido para pessoas físicas e jurídicas. Com isso, o cliente pode utilizar seu MINI como entrada para um novo financiamento e continuar com as mesmas vantagens, trocando de MINI a cada dois anos. Entre os modelos elegíveis para o MINI 4U estão MINI Hatch e MINI Countryman. A lista completa pode ser acessada em: site do MINI 4U.

Exibindo o típico design e o exclusivo Go-Kart feeling da marca MINI, o Countryman é o MINI para quem precisa de espaço e flexibilidade. É o primeiro MINI com 5 portas e também com 5 lugares da história, e além de maior conforto para os ocupantes, ele também tem espaço para as bagagens. Sua carroceria com altura elevada e seu  design inspirado na clássica linguagem visual MINI são ideais para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia com atitude e estilo.

O Countryman está disponível em duas motorizações:A Cooper S, equipada com o motor 1.6 l TwinScroll Turbo, que graças a tecnologias como o Valvetronic, que controla o movimento das válvulas e substitui o corpo de borboleta, disponibiliza 184 cv de potência e 240 Nm de torque, disponíveis já à 1.800 rpm, e o fazem alcançar os 212 km/h.E a John Cooper Works, que  também é baseada no motor  1.6 l TwinScroll Turbo, mas com componentes de ainda mais alto desempenho, como válvulas revestidas em sódio, para diminuir a temperatura, filtro de ar esportivo de alto fluxo e sistema de escapamento esportivo, para elevar a potência a 218 cv e 280 Nm, que levam o Countryman até os 100km/h em apenas 7,0 s.


Novo conceito de mobilidade oferece uma experiência Porsche única

Se estiver planejando visitar a Alemanha na época das festas de final de ano, você não pode deixar de fazê-lo sem vivenciar o novo Porsche Drive, uma oportunidade única em que é possível alugar qualquer carro da linha de modelos atual do fabricante de carros esportivos de Stuttgart. Como parte de um projeto piloto chamado Porsche Drive, os clientes em potencial e fãs da marca podem ter esta oportunidade única na sede de Zuffenhausen. Os clientes podem desfrutar do fascínio da Porsche da forma que desejarem, desde uma hora até uma semana de duração. As reservas, entrega e também a devolução dos veículos são realizadas no Porsche Museum.


Com esta oferta especial do Porsche Drive, a marca Porsche está abrindo suas portas a um grupo maior de clientes em potencial. Os fãs de todo o mundo estão entusiasmados com esta nova experiência. O sonho de dirigir um Porsche uma vez na vida se tornará realidade para muitas pessoas. “O fascínio de nossos carros esportivos pode ser vivenciado diretamente com o Porsche Drive”, afirma Bernhard Maier, Diretor Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. A linha completa de modelos à disposição garante um prazer de dirigir inimitável, começando a partir de 69,00 euros (aproximadamente 85 dólares) pelo aluguel de uma hora dos carros esportivos com motor central Boxster ou Cayman, bem como do mais recente integrante da família Porsche, o Macan. Um passeio com o carro esportivo 911 pode ser feito a partir de 99,00 euros (aproximadamente 122 dólares), incluindo pulso acelerado e cem quilômetros gratuitos.

Você encontrará um representante do Porsche Drive no saguão do Porsche Museum. As reservas dos carros podem ser feita de terça-feira a domingo, das 9h00min às 18h00min, durante o horário de funcionamento do museu. Os veículos podem ser devolvidos nas segundas-feiras, das 7h00min às 12h30min. Você pode encontrar mais informações e as condições específicas para o aluguel no balcão do Porsche Drive no museu ou pelo telefone +49 (0) 711 911 27 911 ou ainda enviando um e-mail a: info@porsche-drive.de.

Toyota comemora segundo título na Copa Petrobras de Marcas

Com seis vitórias conquistadas na temporada 2014, a Toyota se sagrou a montadora campeã da Copa Petrobras de Marcas. As equipes Toyota Bassani e RZ Motorsport Toyota somaram ao longo do campeonato 531 pontos para a montadora, que assim conquistou seu segundo título na história da categoria - a primeira conquista aconteceu na temporada 2012. A Honda ficou com o vice campeonato, seguida por Ford, Chevrolet e Mitsubishi.


A última vitória da Toyota aconteceu na prova de abertura da oitava rodada do campeonato, em Goiânia, com Allam Khodair. O dono do Corolla #18 venceu em outras duas oportunidades, novamente em Goiânia e em Curitiba. 

Galid Osman, também em Goiânia, Denis Navarro no Velopark e Felipe Gama em Curitiba marcaram as demais vitórias da Toyota.

Thiago Jun Takano representou a marca na cerimônia de premiação realizada no domingo (23/11), no autódromo de Goiânia, e posou ao lado dos chefes de equipe Eduardo Bassani e Jorge Salmini.

Classificação final do campeonato:
1. Toyota - 531
2. Honda - 517
3. Ford - 361
4. Chevrolet - 330
5. Mitsubishi - 121

MARCOPOLO FORNECE ÔNIBUS PARA EMPRESAS DA ÁFRICA DO SUL

A Marcopolo vai fornecer dez novos ônibus rodoviários para a Intercape e a Greyhound, duas das principais empresas de transporte de passageiros da África do Sul. Os veículos Paradiso Double Decker 1800 (dois pisos) serão utilizados no transporte turístico e fretamento e em linhas intermunicipais e interestaduais.

Os ônibus Paradiso 1800 Double Decker possuem configurações diferenciadas para oferecer ainda mais conforto, segurança e ergonomia, além do acabamento moderno e de tecnologia embarcada. Os veículos destinados à Intercape contam com direção do lado direito (RHD), sistemas de ar-condicionado e de áudio e vídeo com aparelho de DVD, seis monitores, rádio, geladeira de 70 litros localizada junto à escada do piso superior, banheiro com pia de aço inox, três câmaras de monitoramento e preparação para aquecedor de líquidos.

Com capacidade para transportar 60 pessoas, o destaque do modelo Paradiso 1800 DD é o conforto interno dos passageiros. Concebidas em espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, as poltronas semileito possuem apoios de pernas e de pés, além de apoios de braços mais largos e macios. Contam ainda com sistema de acionamento da reclinação do encosto mais suave e prático, com cinco diferentes posições, descansa-braço central mais macio e largo e apoio para pés com sistema de catraca, que possibilita ajuste de posição de acordo com a altura do passageiro.

Os ônibus da Greyhound também possuem direção do lado direito (RHD) e configuração com 48 poltronas semileito no piso superior e 12 poltronas leito no piso inferior, sistemas de ar-condicionado e de áudio e vídeo com aparelho de DVD, cinco monitores, rádio, duas geladeiras, três câmaras de monitoramento e preparação para aquecedor de líquidos.

Os modelos Paradiso 1800 DD possuem desenho arrojado, com vidros laterais colados com ventarola e para-brisas panorâmicos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Internamente, contam com iluminação do salão de passageiros em LEDs, com luzes indiretas, que criam ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado.


Disputas da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética começam hoje

Começa a partir das 9h30 de hoje (26/11), no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), as disputas da 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. Existe a possibilidade do piloto e promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo Emerson Fittipaldi dar a bandeirada de largada. Está confirmada a participação de 48 universidades e escolas técnicas de 10 Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT) brasileiros, com 73 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.

"Está tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos estudantes também já participaram de edições anteriores. A maratona começou na segunda-feira com a vistoria, e que prosseguiu hoje (terça-feira), que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com veículos", avisa Alberto Andriolo. 



"Hoje  começa a disputa na pista e torcemos para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Andriolo.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movido por gasolina, etanol ou eletricidade.

Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação. 

Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com o Joule Meeter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.

Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (28/11), a partir das 13 horas. 

A 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 28 a 30 de novembro. 


Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:

26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa

27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa

28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez

Hamilton, Massa, Maurício e Di Grassi celebram
Temporada de F-1 termina com o segundo título de Hamilton em corrida em que Massa brilhou. Prova de Abu Dhabi marcou várias despedidas, dentro e fora dos cockpits. Em Goiânia Ricardo Maurício conquistou o tri no Brasileiro de Marcas e em Putrajaya Lucas Di Grassi assumiu a liderança do Mundial de F-E.


Uma temporada onde conquistou 11 vitórias em 19 etapas e teve em seu companheiro de equipe o maior adversário resume a campanha do inglês Lewis Hamilton rumo ao seu segundo título mundial. Tal qual na primeira ocasião, em 2008, Felipe Massa foi um dos destaques da prova: no fim de semana passado o brasileiro terminou em segundo lugar graças a uma atuação que chegou a criar expectativas de vitória depois que o carro de Nico Rosberg apresentou problemas e tirou o alemão da disputa pelo título. Em uma inversão do que aconteceu na abertura da temporada – na Austrália o inglês sequer participou da prova e Nico venceu -, Hamilton conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro e celebrar o primeiro campeão mundial da Mercedes-Benz desde o lendário Juan Manuel Fangio, em 1955.

Ano marcado por uma mudança radical no regulamento técnico da categoria, a temporada 2014 da F-1 terminou também com novidades na pontuação: a corrida de Abu Dhabi valeu pontos em dobro, decisão tomada na esperança de evitar que o título fosse decidido antes dessa etapa. O objetivo foi alcançado e os dois pilotos da Mercedes levaram a disputa até o final do ano, um dos raros pontos que contribuíram para amenizar a crise de popularidade que a categoria vive. Numa demonstração de visão ultra discutível Bernie Ecclestone, o bam-bam-bam da categoria, segue irredutível na exploração dos canais de mídia social e similares que ganham espaço mas geram pouco ou nenhum lucro.

Da mesma forma, a crise financeira que abala uma categoria que distribui cerca de U$ 1 bilhão à 10 das 11 times regularmente inscritas no campeonato também cria outro tipo de problemas. Equipes como a Force Índia – que durante a primeira fase do campeonato ficou à frente da McLaren apesar da diferença grotesca de recursos financeiros e tecnológicos -, reclamam que a distribuição de prêmios e lucros não faz jus à realidade. A falência da Marussia, a penúria que pode levar a Caterham para o mesmo caminho e as dificuldades da Force India, Lotus e Sauber corroboram essa situação. Só que os poderes da categoria optam por reduzir o número de equipes para controlar o negócio de forma mais fácil, apostando que enquanto empurram a crise com a barriga também ganham tempo para encontrar uma solução mais eficiente.

Crises, cabe lembrar, foram marcas de várias equipes, fabricantes e pilotos nesta temporada. A Red Bull praticamente ressurgiu das cinzas graças a um exuberante Daniel Ricciardo, único piloto a vencer corridas fora a dupla da Mercedes. A Ferrari amargou duas mudanças de direção, a segunda anunciada ontem, quando Maurizio Arrivabene foi confirmado como substituto de Marco Mattiacci, além do divórcio com Fernando Alonso após um relacionamento desgastado pela erosão da super esquadra montada por Luca Di Montezemolo e Jean Todt. À Renault coube engolir as críticas que recebeu do seu principal cliente, a Red Bull, pela potência inferior do motor V-6.

Nenhuma decepção parece superar a ofuscada temporada de Sebastian Vettel: após conquistar quatro títulos consecutivos o sucessor de Michael Schumacher não venceu nenhuma prova e mostrou uma irregularidade digna de pilotos menos capazes. A ver o que oferecerá ao volante da Ferrari no ano que vem. Num quadro semelhante, Felipe Massa conseguiu amenizar a marcante falta de sorte e momentos conturbados que marcaram sua temporada. Obviamente o calendário de 2015 é uma página em branco, mas o segundo lugar de Abu Dhabi tem tudo para reacender de vez a chama de piloto aguerrido, marca afetada por uma recuperação apressada após o triste episódio da mola em Hungaroring. Cabe a Williams capitalizar a ressurreição vivida em 2014 e garantir ao brasileiro condições de igualar o rendimento destacado de Valteri Bottas, ao lado de Ricciardo a grande evolução deste ano.

Novidade boa para os brasileiros, a efetivação de Felipe Nasr como piloto da Sauber deve ser analisada sob a ótica da frieza: Felipe tem uma carreira bem administrada e tem qualidades técnicas. Ainda não se sabe, porém, se a equipe suíça estará em condições de lhe oferecer um equipamento que permita continuar sua evolução. Falando em evolução, em termos de marketing a Lotus continua sendo uma das equipes mais criativas. Sem resultados que garantam espaço na mídia, o time de Enstone produziu um vídeo que até ontem (Segunda, 24) já tinha atingido mais de 400 mil visualizações: o caminhão da equipe e um F-1 da equipe arrancam lado a lado e no meio do percurso o bruto decola a partir de uma rampa e, enquanto voa alguns bons metros, o monopostos passa por baixo do transporter. Simplesmente sensacional.

Tecnicamente o ano de 2014 mostrou evolução concentrada em três pontos: a refrigeração das novas unidades de potência – como é chamado o conjunto formado pelo motor a combustão e os dois sistemas de recuperação de energia -, a instalação desses componentes para baixar o centro de gravidade e facilitar a manutenção e troca dos componentes e o fluxo aerodinâmico, notadamente na parte inferior dos carros. O resultado e todos os dados do GP de Abu Dhabi você encontra aqui.

Marcas BR: Ricardinho é tri
O paulista Ricardo Maurício garantiu domingo o tricampeonato da categoria Marcas com uma ultrapassagem sobre Vitor Meira na última volta da primeira corrida da rodada disputada em Goiânia (GO). A manobra foi fundamental para a conquista: na segunda bateria seu companheiro de equipe Vicente Orige venceu e Maurício foi obrigado a abandonar; caso terminasse em quarto lugar na bateria anterior as posições de Ricardo e Vicente – respectivamente campeão e vice -, se inverteriam. No ano que vem a categoria será disputada em datas e pistas comuns à temporada de Stock Car, o que deverá abrir espaço para novos pilotos já que vários competidores do certame de Marcas também disputam a categoria principal, caso de Ricardo Maurício, Allam Khodair, Galid Osman e Alceu Feldmann, entre outros.

Resultados da temporada: Classificação final – Pilotos: 1) Ricardo Maurício, 221; 2) Vicente Orige, 118; 3) Allam Khodair, 195; 4) Gabriel Casagrande, 182; 5) Vitor Meira, 179. Marcas: 1) Toyota, 531; 2) Honda, 517; 3) Ford, 361; 4) Chevrolet, 330; 5) Mitsubishi, 121. Equipes: 1) JLM (Honda), 426; 2) RZ Motorsport (Toyota), 374; 3) Toyota Bassani, 343; 4) Full Time Competições (Honda), 317; 5) Amir Nasr Racing (Ford), 249.

Di Grassi lidera F-E
Após duas rodadas da nova categoria reservada para veículos movidos a motores elétricos, o brasileiro Lucas DI Grassi lidera o certame graças à sua vitória em Pequim e o segundo lugar na prova disputada em Putrajaya, circuito de rua montado na capital administrativa da Malásia, cidade situada a 70 km de Kuala Lumpur, centro econômico do país asiático. O certame prossegue com duas etapas na América do Sul – dia 13 de dezembro em Punta del Leste, Uruguai, e dia 10 de janeiro em Buenos Aires, Argentina. O Brasil deveria compor esse roteiro com uma etapa a acontecer nas ruas do Rio de Janeiro; anunciada e confirmada no primeiro calendário, a data acabou sendo cancelada sem maiores explicações.WG

WEC - Piloto da Audi Tom Kristensen se despede das pistas em São Paulo

Um dos maiores nomes do esporte a motor mundial vai se aposentar. O dinamarquês Tom Kristensen, recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, disputará sua última corrida como piloto profissional neste domingo (30), em São Paulo. O dinamarquês de 47 anos venceu nove vezes a prova de longa duração mais tradicional do calendário, e na atual temporada ocupa a quarta posição no mundial de provas de endurance (WEC).

Piloto da Audi no torneio internacional, ele terá como parceiros em São Paulo o brasileiro Lucas di Grassi e o francês Loic Duval. Ao pendurar as sapatilhas, no entanto, Kristensen não abandonará por completo as pistas. Ele continuará a integrar o staff da Audi Sport, estrutura pela qual conquistou sete de seus nove triunfos em Le Mans.



"Tive o privilégio de pilotar pelo melhor time e para a fabricante de automóveis mais descolada do mundo por 15 anos", enfatizou Tom Kristensen. "Tive ótimos companheiros de equipe e trabalhei com pessoas fantásticas. Com a Audi, tive a oportunidade de conquistar muitos títulos e de vencer inúmeras corridas, além de viver momentos emocionantes e inesquecíveis. Minha série de vitórias em Le Mans não teria sido possível sem a Audi. Por tudo isso, deixar este time como piloto é difícil para mim. Mas, cedo ou tarde, este dia teria de chegar. Só posso agradecer à Audi e a todo o seu staff pelos ótimos momentos que tivemos, e dizer que estou ansioso pelo início de minhas novas atribuições para a marca e para a equipe Audi Sport", acrescentou.

Chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich contratou o dinamarquês para integrar a equipe de endurance da marca das quatro argolas no final de 1999. Com Frank Biela e Emanuele Pirro, Tom Kristensen venceu sua primeira corrida pela Audi em março de 2000, durante as 12 Horas de Sebring. Esta foi a primeira vitória da marca em uma corrida de carros de turismo. A bordo de um Audi R8, Biela, Pirro e Kristensen formaram o primeiro time de pilotos a vencer, por três vezes consecutivas, a prova de endurance mais famosa do mundo.

"Naturalmente, a aposentadoria de uma personalidade marcante como a de Tom Kristensen é uma grande perda para o Audi Sport Team Joest e para os campeonatos de endurance como um todo", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Mas entendemos sua decisão de se aposentar no auge da carreira. Tom é o último membro da geração que marcou a entrada da Audi em corridas de protótipos. Neste ano, ele disputou a temporada do FIA WEC como campeão do mundo, e mostrou que ainda é um dos melhores e mais rápidos pilotos de carros de turismo do planeta. Sentiremos falta dele como piloto, mas ele continuará a nos apoiar com sua experiência e personalidade. Estamos felizes que Tom Kristensen não apenas tenha sido, mas também continuará a ser, um membro da Audi de coração e alma", acrescentou.

Correndo pela equipe Bentley e por dois times independentes da Audi, Kristensen chegou a seis vitórias consecutivas em Le Mans - a maior sequencia de primeiras colocações já conquistada por um piloto nesta corrida. Em 2008 e em 2013, o dinamarquês subiu outras duas vezes ao alto do pódio na França, usando, respectivamente, modelos Audi R10 TDI e R18 e-tron quattro. Recordista da pista francesa e dono de nove vitórias, Tom Kristensen é o piloto mais bem sucedido na história das 24 Horas de Le Mans.

700 Renault Clio reforçam frota da Sky em todo o Brasil

A frota de veículos da SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do País, com mais de 5,6 milhões de assinantes em todo o território nacional, será reforçada com 700 Renault Clio para suporte técnico aos clientes espalhados por mais de 600 cidades em todo o Brasil. Entre os fatores decisivos para escolha do Renault Clio estão a robustez, o conforto, a economia, e a garantia de 3 anos.

“O Clio se destaca como o veículo com motor a combustão de menor consumo de combustível do Brasil (15,8 km/litro – a gasolina na estrada), segundo o Inmetro. O modelo possui classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e ainda conta com três anos de garantia integral”, destaca Alexandre Oliveira, diretor de Vendas a Empresas da Renault.


As primeiras unidades já começaram a ser entregues e a operação deverá estar concluída até o final deste ano. Os veículos Renault Clio, todos na cor vermelha, seguirão já adesivados e prontos para utilização. Eles serão aplicados em operações de instalação, prestação de serviços e suporte técnico.  A SKY, uma das maiores e mais importantes operadoras de TV por assinatura do Brasil, conta com clientes espalhados em todos os estados brasileiros.

CG 150 Start: lançamento Honda que vai agitar o mercado

A Honda traz mais uma novidade para o mercado nacional de motocicletas e apresenta a CG 150 Start, modelo que chega como versão de entrada da família 150. O objetivo é atender aos consumidores que buscam mais desempenho em relação à linha CG 125, a um preço competitivo. Com a chegada da CG Start, os modelos  CG 125 ES e ESD serão descontinuados.

A nova CG 150 Start mantém a mesma base visual e técnica da linha CG, consagrada por sua eficiência e confiabilidade. Disponível em versão única (ES) com partida elétrica, a CG 150 Start tem garantia de três anos e já está disponível em toda rede de concessionárias Honda do Brasil.

Qualidade e desempenho
A CG 150 Start utiliza o já consagrado motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, de 149,2 cm³, quatro tempos, arrefecido a ar e com comando de válvula no cabeçote. Possui injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e tecnologia FlexOne, que prioriza a economia de combustível e possibilita o abastecimento da motocicleta com gasolina ou etanol.

A potência é de 14,2 cv a 8.500 rpm com torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina); e 14,3 cv a 8.500 rpm com torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 (etanol). A transmissão é de cinco velocidades e a embreagem utiliza multidisco em banho de óleo. Na parte ciclística, a suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso e a traseira apresenta curso de 106 mm. A CG 150 Start está equipada com freios a tambor (dianteiro e traseiro) e pneus são do tipo 80/100 – 18 (dianteiro) e 90/90 – 18 (traseiro).


A nova CG 150 Start está disponível em duas cores: preta e vermelha. O preço público sugerido é de R$ 6.350,00, com base no Estado de São Paulo sem despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Etanol é mais vantajoso em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Goiás

O combustível derivado de cana de açúcar apresentou queda nos preços em Sergipe (R$ 2,50), São Paulo (R$ 1,89) e Rondônia (R$ 2,68). Goiás teve a maior taxa de aumento no mês, de 3,65%, elevando o custo do álcool de R$ 2,00 para R$ 2,10. Os preços mais altos do combustível foram registrados no Pará (R$ 2,78), Acre (R$ 2,87) e Amapá (R$ 2,90).

Segundo balanço do IPTC (Índice de Preço Ticket Car) o etanol custou, em média, R$ 2,51/L em outubro, com variação de maio a setembro de R$ 2,54 a 2,51/L.

A gasolina manteve a média observada de maio a setembro, encerrando outubro a R$ 3,11/L. Entre os estados que apresentaram melhores preços para abastecer com gasolina estão São Paulo (R$ 2,89), Paraíba (R$ 2,94), Paraná (R$ 2,96) e Sergipe (R$ 2,97).

Abaixo tabela para consulta.

Mês / 2014
Média Gasolina
Média Etanol
Diesel
GNV
Maio
3,114
2,541
2,619
1,954
Junho
3,109
2,522
2,620
1,993
Julho
3,108
2,516
2,621
1,979
Agosto
3,105
2,514
2,620
1,965
Setembro
3,110
2,513
2,623
1,980
Outubro
3,113
2,510
2,621
1,986


Para os consumidores que têm carro flex e prefere conferir caso a caso, o ideal é fazer o cálculo do combustível dividindo o preço do etanol pela gasolina. Se o resultado for menor ou até 0.70, é vantajoso abastecer com etanol. Se o resultado for maior, compensa abastecer com gasolina.

O Ticket Car consulta mais de 14 mil pontos credenciados à rede, em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Abaixo tabela para consulta em cada região.

Outros combustíveis
O Diesel e o Diesel S-10 custaram em média R$ 2,62 e R$ 2,66. Já o Gás Natural custou em média  R$ 1,98 m³.


UF
Média
Gasolina
Média
Etanol
Média
Diesel
Média
Diesel S-10
Média
GNV
AC
3,471
2,870
3,071


AL
3,033
2,611
2,482
2,499
1,992
AM
3,356
2,566
2,769
2,790

AP
3,247
2,900
2,770
3,000

BA
3,062
2,443
2,501
2,605
1,981
CE
3,066
2,528
2,573
2,613
1,998
DF
3,146
2,483
2,568


ES
3,045
2,686
2,531
2,697
1,829
GO
3,111
2,103
2,574


MA
3,084
2,664
2,516
2,525

MG
3,043
2,215
2,552
2,705
1,998
MS
3,137
2,229
2,720
2,714
2,179
MT
3,260
2,128
2,838


PA
3,311
2,780
2,762
2,775

PB
2,946
2,375
2,485
2,579
2,005
PE
2,987
2,478
2,532
2,544
1,882
PI
2,978
2,635
2,538
2,601

PR
2,968
2,021
2,478
2,546
1,944
RJ
3,181
2,540
2,551
2,669
1,823
RN
3,051
2,687
2,516
2,460
2,023
RO
3,285
2,681
2,801
2,775

RR
3,102
2,765
2,776


RS
3,019
2,489
2,511
2,608
2,220
SC
3,005
2,486
2,544
2,571
2,110
SE
2,972
2,503
2,574

1,890
SP
2,893
1,892
2,498
2,605
1,811
TO
3,138
2,335
2,508


Média Geral
3,113
2,510
2,621
2,650
1,986


Dados IPTC - Índice de Preços Ticket Car Setembro 2014