Começa a partir das 9h30 de hoje (26/11), no
Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), as disputas da 11ª
Maratona Universitária de Eficiência Energética. Existe a possibilidade do
piloto e promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo Emerson Fittipaldi dar a
bandeirada de largada. Está confirmada a participação de 48 universidades e
escolas técnicas de 10 Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT)
brasileiros, com 73 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e
professores de cursos de engenharia.
"Está tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento
e muitos estudantes também já participaram de edições anteriores. A maratona
começou na segunda-feira com a vistoria, e que prosseguiu hoje (terça-feira),
que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos,
como deve ser em qualquer evento com veículos", avisa Alberto Andriolo.
"Hoje começa a disputa na pista e
torcemos para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa
Andriolo.
A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece
o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia
criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movido por gasolina,
etanol ou eletricidade.
Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com
exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha
das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos
o consumo com o Joule Meeter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é
aquele que percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.
Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel
externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas
seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do
protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo
movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor
marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville
(Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de
14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São
Paulo.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na
sexta-feira (28/11), a partir das 13 horas.
A 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le
Mans 6 Horas de São Paulo, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance -
FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 28 a 30 de novembro.
Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa
27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa
28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário