Augusto Farfus fechou com
um bom desempenho sua participação na Macau GT Cup 2014, prova que foi
realizada na manhã deste domingo (16 de novembro) no lendário Circuito da Guia.
Único piloto brasileiro inscrito para fazer parte do cronograma deste fim de semana
na ex-colônia portuguesa, Farfus terminou a corrida em quinto lugar depois de
ter largado em oitavo. Mais que o resultado em si, o curitibano de 31 anos
aprovou a nova experiência obtida em Macau neste seu retorno à pista após
quatro anos e, com o acúmulo de conhecimento adquirido durante os últimos dias,
Augusto acredita que a BMW poderá voltar em 2015 ainda mais forte e com
possibilidades reais de vitória.
A Macau GT Cup 2014
marcou o início de um envolvimento maior da equipe de fábrica da BMW na prova.
A montadora bávara convidou dois dos seus principais pilotos para encabeçar o
projeto no Circuito da Guia: além do brasileiro, a BMW trouxe da Alemanha o
atual campeão do DTM, Marco Wittmann. Ambos correram com modelos BMW Z4 GT3 da
equipe asiática AAI Motorsports.
Durante os treinos
livres e a sessão classificatória, Farfus sempre mostrou bom desempenho e andou
entre os dez primeiros colocados. Na tomada de tempos, o piloto brasileiro
obteve o oitavo lugar no grid de largada. Ciente da falta de experiência do seu
conjunto, Augusto traçou como meta ganhar o máximo possível de posições na
prova, o que acabou acontecendo.
Logo na largada,
Farfus conquistou duas colocações e subiu para sexto lugar. Daí em diante, o
paranaense teve pela frente o neozelandês Earl Bamber, da Porsche. Com ótimo
ritmo de corrida e depois de muitas voltas a pressionar o adversário, Augusto
fez a ultrapassagem na Curva do Hotel Lisboa, já na fase final da prova,
assumindo a quinta colocação, posição em que finalizou a disputa após 12
voltas.
Farfus terminou
atrás apenas dos carros de fábrica da Mercedes e da Audi, ambas com muito mais
experiência na Macau GT Cup. Levando em conta que 2014 foi um ano de
aprendizado para todos da sua equipe e da BMW na prova, Augusto considerou o
quinto lugar como uma vitória. O triunfo neste domingo coube ao alemão Maro
Engel, da Mercedes. Apesar da pista bastante estreita em alguns pontos e do
alto número de competidores (31 carros), não houve nenhum incidente durante a
prova.
De volta à Europa,
Augusto volta seu foco para a temporada 2015 do DTM. O piloto terá pela frente
uma sessão de testes programada para dezembro antes das férias de fim de ano.
Augusto Farfus:
"Foi um grande
fim de semana para nós. Tivemos uma nova experiência e um aprendizado muito
grande aqui em Macau. Nosso ritmo de corrida foi acima do esperado, terminamos
só atrás dos dois carros de fábrica da Mercedes e da Audi. Considerando que é
nosso primeiro ano na Macau GT Cup, enquanto a maioria do grid já tem muito
mais experiência, esse quinto tem gosto de vitória. Valeu muito pelo
aprendizado e pelas informações que coletamos com a equipe sobre o carro e os
pneus Yokohama que usamos em Macau. Enfim, todos fizeram um trabalho fantástico
aqui, então volto para casa bastante satisfeito."
Macau GT Cup 2014, Circuito da Guia, final:
1.Maro Engel,
Mercedes-Benz SLS AMG GT3, 12 voltas, 28min22s871
2.Renger Van der
Zande, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +1s223
3.Edoardo Mortara,
Audi R8 LMS Ultra, +6s623
4.Laurens Vanthoor,
Audi R8 LMS Ultra, +8s353
5.Augusto Farfus, BMW Z4 GT3, +18s915
6.Rui Águas,
Ferrari 458 Italia GT3, +28s070
7.Marco Wittmann,
BMW Z4 GT3, +30s033
8.Earl Bamber,
Porsche GT3 R, +37s387
9.Darryl OYoung, Aston
Martin Vantage GT3, +40s354
10.Jean-Karl
Vernay, Bentley Continental GT3, +40s553
11.Katsumasa Chyo,
Nissan GT-R Nismo GT3, +41s084
12.Massimiliano
Wiser, Aston Martin Vantage GT3, +41s774
13.André Couto,
Ferrari 458 Italia GT3, +42s619
14.Takeshi
Tsuchiya, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +49s294
15.Keita Sawa,
Lamborghini Gallardo GT3 FLII, +51s122
16.Carlo Van Dam,
Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +53s920
17.Pasin Lathouras,
Ferrari 458 Italia GT3, +54s123
18.Liu Xu, Ferrari
458 Italia GT3, +1min21s706
19.Danny Watts,
McLaren MP4-12C GT3, +1min44s790
20.Adderly Fong,
Audi R8 LMS Ultra, +1min51s406
21.Mok Weng Sun,
Ferrari 458 Italia GT3, +2min00s848
22.Dilantha
Malagamuwa, Lamborghini LP560 FL2, +2min20s421
23.Philip Ma, Audi
R8 LMS Ultra, +2min20s925
24.Jeffrey Lee,
Audi R8 LMS Ultra, +2min27s512
25.Richard Meins,
McLaren MP4-12C GT3, +1 volta
26.Frank Yu, Aston
Martin Vantage GT3, +1 volta
27.Francis Tjia,
Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
28.Wayne Shen,
Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
29.John Shen,
Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
30.Rodolfo Ávila,
Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
31.Jacky Yeung,
Audi R8 LMS Cup, +1 volta
Nenhum comentário:
Postar um comentário