Os testes realizados no E-bus, primeiro ônibus
elétrico brasileiro movido 100% a baterias, mostram que o veículo consumiu 82%
menos energia do que um ônibus movido a diesel utilizado como “sombra”. A
vantagem foi verificada no consumo específico por tonelada. O E-bus é resultado
da parceria da Eletra com as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi
Corporation.
Durante seis meses (março a agosto de 2014), o
E-bus transportou passageiros no Corredor ABD da EMTU, na Região Metropolitana
de São Paulo, acompanhado por um “veículo sombra” movido a diesel. Os testes
transformaram os gastos de combustível em kWh e
comprovaram ainda que o sistema de frenagem foi responsável pelo suprimento
médio de 33% da carga utilizada pelo veículo (confira abaixo funcionamento
do sistema).
O consumo médio de energia no percurso de 23,6
quilômetros (ida e volta) foi de 58 kWh, gasto similar ao de dez chuveiros
elétricos ligados durante 1 hora. Em termos financeiros, o custo com energia
por tonelada do E-bus foi 56% inferior ao custo do “sombra”. “O relatório
aponta que esses dados estão sujeitos às flutuações de preços do mercado, mas
as vantagens do E-bus são indiscutíveis. A emissão de poluentes é zero”,
ressalta Iêda Maria Oliveira, gerente
comercial da Eletra.
O relatório dos testes mostra ainda que sob
condições semelhantes, o E-bus apresentou melhor eficiência energética (em kWh/km).
Ele consumiu 72% menos energia para percorrer a mesma distância, ainda que com
peso médio em operação de 9.175 kg superior ao do sombra.
O veículo tem emissão zero de gases poluentes e a
energia vem de um conjunto de 14 baterias, que precisa de apenas 3 horas para
recarga total, garantindo autonomia operacional de 200 km. O veículo conta
ainda com um sistema de recarga rápida, que pode ser feito em 5 minutos,
oferecendo mais 11 km de autonomia.
Configurações
O E-bus foi produzido com chassi
Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG. O ônibus é um
veículo articulado, dispõe de ar condicionado e tem capacidade para 126 passageiros.
A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela
Mitsubishi Heavy Industries. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico
de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela
Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias
das duas empresas, Eletra e Mitsubishi Heavy
Industries.
Frenagem Regenerativa
Conhecido como “frenagem regenerativa” ou “KERS
(Kinetic Energy Recovery System – Sistema de Recuperação de Energia
Cinética), como ficou conhecido na Fórmula 1, o sistema utilizado nos veículos
da Eletra permite que quando o freio é acionado, o motor elétrico vire um
gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e
armazenada no banco de baterias.
Dados Operacionais:
Km percorrido
21.081km
Média Km/mês
3.513,5 km
Tempo de operação
1.099 horas
Velocidade
média 19
km/h
Número de
viagens
801
Número de
viagens/dia 7
Passageiros transportados
94.314
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