Lucas di Grassi já
escreveu seu nome na história do automobilismo ao vencer a primeira etapa da
Fórmula E, categoria já conhecida pelo ineditismo de colocar, em circuitos de
rua, velozes monopostos movidos a eletricidade e que vão de zero a 100 km/h em
2,5 segundos. Com o intervalo de mais de um mês entre a etapa inaugural, em
Pequim, e a prova deste final de semana em Putrajaya, na Malásia, o brasileiro
da equipe Audi ABT busca usar a experiência adquirida para manter a liderança
do campeonato.
Di Grassi, com a
vitória, soma 25 pontos diante de 18 do francês Franck Montagny e 15 do
britânico Sam Bird. "Depois de um começo como o da China, com a vitória,
foi até difícil esperar tanto tempo para entrar no carro da Fórmula E
novamente. O bom é que neste intervalo eu estive completamente concentrado no
FIA WEC e disputamos três etapas. Pelo menos agora estou chegando ao final da
maratona!", disse Lucas.
O brasileiro encara
no mês de novembro uma verdadeira maratona. Com a Audi, disptou as 6 Horas de Xangai
no dia 2; e as 6 Horas do Barein no último fim de semana; disputa agora a
segunda etapa da Fórmula E na Malásia e no dia 30 volta ao cockpit do Audi R18
e-tron quattro para as 6 Horas de São Paulo no autódromo de Interlagos.
Só de avião, nos
deslocamentos, foram mais de 90 horas de voo. E ele ainda arrumou um tempo para
disputar uma prova de triatlo com distância equivalente a meio IronMan.
"Já estava no clima de maratona, então disputei um triatlo em Dubai com
equipamento emprestado, e deu tudo certo", disse. Lucas disputou o Dubai
International Triathlon. O percurso tinha 1,9 quilômetro da prova de natação,
21,1 de corrida e 90 pedalando. Ele completou a prova em 5h37min, tendo
ingerido sete litros de líquidos durante a prova, queimando 4.836 Kcal e
eliminando no total 2,7 quilos
O circuito urbano
de Putrajaya tem 2,5 quilômetros de extensão e 12 curvas, girando no sentido
horário. "Comparado com o traçado de Pequim, é um pouco mais curto, e
parece ser mais exigente. O grande barato é que todos os circuitos são novos
para todos os pilotos, então o segredo é se adaptar o mais rápido
possível", afirmou.
"Claro que,
como piloto, o objetivo é vencer sempre, mas a Fórmula E é imprevisível. Todos
dispõem do mesmo material em mãos, a diferença nos tempos de volta é mínima e
em pistas novas cada piloto reage de uma maneira e coloca suas características
de maneira distinta e em pontos distintos do traçado. Nosso objetivo é o de
sempre: vencer. E se não for possível, então vamos para um pódio ou somar pontos
valiosos", resumiu o primeiro vencedor da história de uma competição de
carros elétricos sancionada pela FIA.
Concentração é o
ingrediente principal, de acordo com o piloto da Audi ABT. "A vitória em
Pequim é uma bela lembrança - não mais que isso. Por isso que agora estamos nos
preparando com a mesma concentração e vamos buscar outro fim de semana
impecável com o time", concluiu.
O segundo e-Prix da
temporada da Fórmula E acontece neste sábado (22), com transmissão ao vivo pelo
canal Fox Sports. Treinos livres, classificação e corrida acontecem no mesmo
dia. A largada acontece às quatro horas da madrugada de sexta (21) para sábado
(22).
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