sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Instituto Renault: quatro anos promovendo a responsabilidade social

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da Renault do Brasil, completa quatro anos de importantes realizações. Focado no desenvolvimento social, educação, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental, o Instituto já promoveu e apoiou ações em que foram investidos mais de R$ 20 milhões e beneficiadas mais de 300 mil pessoas.

“Nós, do Instituto Renault, acreditamos que um dos nossos papéis como empresa é contribuir para a geração de oportunidades e desenvolvimento das comunidades, bem como promover ações de preservação do planeta”, destaca Alain Tissier, Presidente do Instituto Renault.

Nestes quatro anos de atuação, o Instituto vem intensificando sua participação em diversos projetos em várias regiões. Entre eles, destaca-se Projeto Associação Borda Viva, cujas atividades estão voltadas à comunidade do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nas proximidades das instalações do Complexo industrial Ayrton Senna, que vive em situação de vulnerabilidade social.

A responsável pela Associação Borda Viva, Rosali de Fatima já foi homenageadas pela ONU por seu engajamento em ações focadas nos “Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio”. A Associação Borda Viva desenvolve diferentes atividades para os públicos infantil, jovem e adulto. Um exemplo é a Cozinha Comunitária, que atende 45mil crianças em idade escolar por ano com refeições diárias.

A Casa da Costura é outra importante atividade, à qual estão ligadas dezenas de famílias. Através deste projeto são produzidos e vendidos, pelas próprias moradoras da comunidade, sacolas, pastas e brindes feitos a partir de materiais  reciclados, além de outros produtos, como  telas de proteção anti-granizo utilizadas na cobertura dos pátios de veículos da Renault.

Em relação à educação para o trânsito, o projeto “O Transito e Eu”, lançado em 2012, contempla todas as escolas municipais de São José dos Pinhais e Quatro Barras. Através desse projeto serão formadas cerca de 7 mil crianças em 2014. Os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, com o uso, por exemplo, de uma mini pista, construída em parceria com a Concessionária Ecovia, que simula todas as situações reais do trânsito das cidades.

O Instituto Renault se consolida também como protagonista e forte apoiador das causas pela redução de acidentes no trânsito através da promoção de Open Foruns, Programas de Conscientização nas Universidades e apoio à Campanhas Educativas no estado e também no nível federal (DENTRAN).


Os projetos Renault Experience e Desafio Renault Experience (concurso anual) são atividades que visam o fortalecimento das relações entre a Renault e as Universidades. Seu objetivo é contribuir com a formação acadêmica dos alunos através do compartilhamento do conhecimento prático dos profissionais da Renault nas áreas de engenharia, design, comunicação e administração.  Mais de 40 universidades e 35 mil alunos já participaram dos projetos Renault Experience e Desafio Renault Experience em vários estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário