A Itaipu Binacional inicia em Foz do Iguaçu, no Paraná, a
montagem dos 32 compactos 100% elétricos do modelo Renault Twizy, que fazem
parte do acordo de cooperação tecnológica assinado no ano passado entre Renault
e Itaipu.
De acordo com Margaret Groff, diretora financeira executiva
de Itaipu, “o Twizy será integrado ao sistema de mobilidade inteligente de
Itaipu. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras na área de logística. A
infraestrutura para o veículo elétrico ainda é um desafio para o Brasil e o
mundo”.
O trabalho começou no final de outubro, em uma área
especialmente preparada dentro do complexo hidrelétrico. A intenção é montar um
carro por semana."Essa é a primeira vez que um veículo Renault é montado
fora de uma fábrica da marca. Essa iniciativa demonstra, portanto, a
importância que essa parceria tem para a Renault. Acreditamos que o futuro da
mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão, e estabelecer esse
tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo", afirma Olivier
Murguet, presidente da Renault do Brasil.
A atividade mobiliza engenheiros e técnicos da matriz da
Renault, na França; da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da
fábrica da Renault em São José dos Pinhais; do Parque Tecnológico Itaipu (PTI);
e da própria binacional.
O chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de
Itaipu, Celso Novais, que é coordenador brasileiro do Programa VE, explicou que
a binacional pretende promover estudos de nacionalização dos componentes do
veículo e, no futuro, preparar fornecedores de peças para o mercado regional.
“A nossa expectativa é que encontremos pelo menos 60% dos
fornecedores [de peças] deste veículo no País. Isso é importante porque entra
numa faixa boa de nacionalização, o que faz com que o preço do carro caia
muito, além de gerar emprego e renda no Brasil”, afirmou.
O modelo de dois lugares, hoje à venda para o consumidor
final apenas na Europa, integra uma categoria automotiva especial, projetada
para uso urbano e características de um quadriciclo.
Todas as unidades montadas em Itaipu serão utilizadas
exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do
complexo hidrelétrico. Também poderão ser utilizados pelos empregados pelo
sistema de car sharing (compartilhamento).
Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi
knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente
desmontados. Na usina, o trabalho envolve a integração do sistema de tração,
bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90
peças.
Para a equipe de Itaipu envolvida no projeto, o contato com
os profissionais da Renault é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos
em tecnologia e aprimorar os projetos desenvolvidos dentro do Programa VE.
“Muitas coisas não adianta ver só no papel [em manuais]. Por isso, todos têm
sido fundamentais para dar dicas importantes sobre o carro e a montagem. É um
trabalho que está sendo muito produtivo”, destacou o engenheiro Nabor Ferreira
Cabral, da Itaipu.
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