sábado, 15 de novembro de 2014

Desempenho global do setor automotivo - Setembro 2014

A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente em setembro de 2014. A China mantém a liderança e ultrapassando a marca de 15 milhões de veículos vendidos de janeiro a setembro de 2014, representando um crescimento de 9,2% no acumulado e 8,5% no mês de setembro se comparado ao mesmo período de 2013.  Os EUA seguem em 2º lugar, ao  apresentar alta nas vendas de 9,2% no mês de referência. O Japão mantém a 3ª colocação ainda com tendência de queda de 1,2% no mês, mas aumento de 5,8% na soma dos nove primeiros meses.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Como acontece todo ano, as vendas de veículos na Grã-Bretanha aumentam no mês de setembro devido ao período de renovação das licenças dos veículos. Mesmo assim, se compararmos com o mesmo período de 2013, o país apresentou um crescimento de 6,5% no mês.

O Brasil segue na 5ª posição no ranking de vendas mensal mesmo apresentando retração nas vendas de 3,9% em comparação a 2013. A Alemanha, agora na 6ª colocação, obteve alta de 5,6% nas vendas de setembro.

A Índia ficou em 7º lugar neste mês com 252.205 veículos vendidos. Na 8ª colocação está a Rússia com retração expressiva de 20,3%  nas vendas de setembro e 13,1% no acumulado de janeiro a setembro em relação ao ano passado. Em 9º lugar ficou a França com crescimento de 7,6% no mês. Nas duas últimas posições, estão o Canadá e a Coreia do Sul, ambas apresentando significativo aumento de 12,5% e 12,0%, em comparação ao mesmo período do ano passado, respectivamente.


 * Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros

*carros e comerciais leves
*** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia


Desempenho das marcas
A Toyota mantém a liderança no ranking mensal por marcas com alta de 3,3% em relação ao mesmo período de 2013. Logo em seguida está a Volkswagen com leve queda de 0,9%.

A Ford ocupa o 3º lugar praticamente estável com queda de 0,1% de veículos vendidos em setembro se comparado ao ano passado. 



*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário