quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, completa 55 anos e inicia fase de globalização tecnológica

A fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha e sede da empresa no País, completa hoje, 18 de novembro, 55 anos. Ao mesmo tempo em que faz aniversário, a unidade supera o marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos. Em suas três fábricas de automóveis e comerciais leves, a Volkswagen do Brasil já produziu 21,5 milhões de unidades em seus 61 anos de história no País.

Em sua trajetória de sucesso, a unidade já fabricou grandes ícones da marca, como o Fusca e a Kombi, além de modelos que introduziram novos padrões de tecnologia e qualidade, como Passat, Santana, Polo, Gol e Nova Saveiro. Seguindo a sua vocação em inovar, a Anchieta recebe agora infraestrutura e instalações para produzir o Novo Jetta no primeiro semestre de 2015.

Fábrica Anchieta
Durante a inauguração, em 18 de novembro de 1959, a unidade foi o cenário do que seria identificada como a "certidão de nascimento" do setor automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), conta com uma área total de 1,6 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.

“A fábrica Anchieta é um marco não somente para a Volkswagen, já que foi a primeira fábrica da marca no mundo fora da Alemanha, mas para a indústria nacional e para a história deste País”, destaca o diretor da fábrica, Frank Sowade. Ainda segundo o executivo, a unidade está preparada para atender com excelência e qualidade a produção do Novo Jetta.A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Gol, Polo, Polo Sedan e todas as versões da linha Saveiro (cabines simples, estendida e dupla).

Sustentabilidade
Na Anchieta é realizada uma parceria com a SABESP, para o fornecimento de água industrial que recicla 840 mil m3 de água por ano, suficientes para encher 224 piscinas olímpicas. Após tratamento dos efluentes industriais, todo o esgoto da fábrica, inclusive o doméstico, é enviado para um coletor específico da SABESP, que fica conectado à unidade. Esses efluentes são enviados à Estação de Tratamento de Efluentes do ABC, localizado na região de São Caetano do Sul, onde recebe um novo tratamento. A SABESP, então, retorna esses efluentes a processos industriais da região.

Em todas as unidades produtoras de veículos da Volkswagen do Brasil (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais), 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade para assegurar a qualidade da vedação. A água utilizada no teste é filtrada e recirculada para buscar o aproveitamento máximo do recurso.

A fábrica desenvolveu ainda um projeto que reaproveita 22 mil litros de água industrial mensalmente. Durante o processo de resfriamento dos compressores, a água fria entra em contato com o equipamento, que está superaquecido, e com o choque térmico a umidade presente no ar muda para o estado líquido, formando pequenas gotas na parte externa do equipamento, que são direcionadas para a caixa de resfriamento e passam por um processo de filtragem para serem novamente utilizadas nos processos industriais.

Exportação
Os modelos fabricados na Anchieta também são exportados para diversos países e continentes. No período de janeiro a outubro deste ano, já foram exportados 36.221 veículos, em sua maioria os modelos Gol e Saveiro Cabine Simples e Estendida, para países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Entre 2013 e 2014, foram exportadas 176 unidades da Kombi Last Edition que seguiram para a Ásia, Europa e Oceania.

Anchieta em números
1,6 milhão m2 de área total e 970 mil m2 de área construída
Mais de 13 milhões de veículos produzidos em 55 anos

Aproximadamente 13.600 empregados

Nenhum comentário:

Postar um comentário