sábado, 26 de julho de 2014

Toyota i-Road será integrado ao sistema de transporte da cidade de Grenoble, na França

A Toyota vai disponibilizar 70 modelos i-Road e COMS, veículos elétricos ultra-compactos da marca, para o serviço de transporte público da cidade de Grenoble, na França. Por um período de três anos, as unidades poderão ser alugadas nas mais de 30 estações de recarga, localizadas próximas às áreas de parada do sistema de transporte público da cidade. Os carros devem iniciar a operação no mês de outubro deste ano.

A iniciativa é uma parceria entre a Toyota, a administração da cidade francesa, a EDF, quem desenvolveu e gerencia os terminais de recarga, e Citélib, responsável pelo sistema de empréstimos da frota local ao transporte público.

Para aumentar a interatividade, o Citélib contará com um sistema de navegação multimodal com a tecnologia Ha:mo, da Toyota. Para o usuário, o maior benefício está na possibilidade de planejar a rota antes de sair de casa. Por meio de um aplicativo, o passageiro visualiza o local e a quantidade de i-Roads disponíveis, efetua a reserva e paga pelo aluguel. O aplicativo também mostra o status do tráfego e as condições do transporte público.

O projeto também sustenta uma interconectividade com outras meios de transportes (bondes, ônibus e trens) e incentiva um novo tipo de mobilidade com o uso dos veículos compactos.
A medida deve diminuir o tempo total de deslocamento e contribuir com a redução dos congestionamentos, influenciando, diretamente, na qualidade do ar no centro da cidade.

Grenoble
A cidade situada próximo aos Alpes franceses tem direcionado esforços para entrar na rota da inovação tecnológica no que se refere a mobilidade urbana.Sob a chancela de Smart City (Cidade Inteligente, em português), Grenoble foi a segunda cidade francesa a reintroduzir os bondes elétricos em seus sistema, em 1987. Segundo dados oficiais, só no ano passado 78 milhões de pessoas utilizaram os transportes públicos da cidade.

Outros modelos mais sustentáveis têm adquirido cada vez mais espaço nas ruas de Grenoble. Exemplo disso são as cerca de cinco mil bicicletas que podem circular nos mais de 320 quilômetros de ciclovia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário