segunda-feira, 2 de março de 2015

Scania fornece a mais eficiente tecnologia em combustíveis alternativos, mostra estudo

Quando comparado a outros veículos movidos a biocombustíveis (metano/diesel e hibrido elétrico-diesel), os caminhões Scania a bioetanol ED95 se destacam como a melhor solução para reduzir a emissão de CO2. Esse foi o resultado apontado pelo Projeto “Caminhão Limpo” – iniciativa promovida pela Prefeitura de Estocolmo que colocou 50 veículos operando nas ruas da capital sueca, naquele que se tornou um dos maiores testes de eficiência de combustíveis alternativos já realizados no mundo.

“Isso reforça nosso posicionamento global em direção de um transporte sustentável, bem como comprova que estamos no caminho certo para reduzir em 50% a emissão de gás carbônico por tonelada transportada até 2020”, diz Per Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

O Projeto “Caminhão Limpo” teve inicio em 2010 e contou com a participação de distribuidores de combustível e empresas de transporte. O objetivo era apresentar resultados concretos na redução de emissões, além de agilizar e facilitar a introdução de caminhões com tecnologias ambientalmente corretas. No caso dos caminhões Scania bioetanol, o parceiro foi a Kyl-och Frysexpressen, que realiza a entrega de produtos frescos e alimentos para os varejistas da região.

De acordo com os testes, o Scania bioetanol trouxe quase 70% de redução de CO2, enquanto o hibrido elétrico-diesel, de 10 a 30%, e o metano/diesel, 50% de redução  – e, quando todo o processo de produção do ED95 foi considerado, a redução chegou a mais de 90%. “Das opções que existem atualmente, simplesmente não há razão para olharmos para outras soluções”, diz o diretor da Kyl-och Frysexpressen, Robert Barkensjö.

Segundo Barkensjö, não há diferença para condução e operação dos veículos com bioetanol se comparados ao caminhão a diesel. “Quais são os pré-requisitos para a operação com bioetanol? Nenhum, além do fato de que você precisa de uma licença para veículos pesados.”


A Scania oferece uma ampla gama de veículos pesados com combustíveis renováveis, incluindo biogás, bioetanol e biodiesel. O ED95 é um combustível à base de etanol adaptado para motores a diesel que consiste em 95% de etanol puro e aditivo promovedor de ignição, lubrificante e protetor contra corrosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário