quinta-feira, 23 de junho de 2016

Melhor motorista de caminhão da América Latina ganhará um Scania 0 km



Já estão abertas as inscrições para o Scania Driver Competitions (SDC). Antes conhecida como Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), a competição foi ampliada e terá a partir desta sexta edição a nomenclatura adotada na Europa e em outros países, uma padronização global para o torneio. 

Criada em 2003 na Suécia, a iniciativa chegou ao País em 2005, com o objetivo promover a sustentabilidade no setor de transporte por meio da valorização dos condutores brasileiros, que são avaliados em provas teóricas e práticas, além de receberem capacitação técnica, contribuindo com a segurança nas estradas e promovendo uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. Este ano, além do novo nome, o SDC também cresceu: terá uma inédita prova com os melhores motoristas de quatro países da América Latina. A premiação na final latino-americana será um caminhão Streamline Highline R 440 6x2. 

Estarão credenciados para a final América Latina os três melhores motoristas de caminhão do Brasil, da Argentina, do Chile e do Peru. Esses 12 profissionais estarão no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro, quando realizarão provas de habilidade ao volante do caminhão. 

Para os motoristas brasileiros as inscrições do Scania Driver Competitions vão até 31 de agosto. Todo o processo de inscrição e participação da primeira e segunda fases será feito pelo site www.scaniasdc.com.brou por aplicativo. A única forma de se inscrever é pela internet. A plataforma 100% digital segue tendência identificada nos últimos anos: o caminhoneiro está cada vez mais conectado. 

Só podem participar profissionais com carteira de habilitação categoria E. O regulamento completo está disponível no portal oficial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 771 0159. Após o cadastro ser efetivado, o motorista será avaliado por meio de uma prova que simula uma viagem online, em que serão abordados temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. Para auxílio e treinamento, o candidato terá acesso gratuito a uma biblioteca virtual, que permanecerá liberada mesmo após o fim do torneio.As semifinais e a final serão realizadas de 8 a 10 de novembro, com provas práticas ao volante dos caminhões Scania.  

A primeira fase de testes será em uma simulação de direção em viagem completa, da carga à descarga. A participação pode ser pelo site ou por aplicativo. Pelo programa, o candidato percorrerá uma estrada acompanhado por um motorista virtual chamado Pedro. Durante o trajeto, o concorrente terá de responder a 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado ele precisará de no mínimo 12 pontos. 

Na segunda fase, o profissional será novamente testado em avaliação teórica online pelo site ou por aplicativo. Mais 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado para a fase 3, o inscrito deverá estar dentro de dois requisitos: primeiro, ficar entre os melhores das fases 1 e 2; segundo, precisa escolher uma Casa Scania, dentro de uma lista já definida, para fazer a prova teórica presencial, e sua nota deverá ser suficiente dentro do ranking dos melhores daquela região da concessionária. Ou seja, quanto maior sua pontuação nas duas primeiras fases, mais chance terá de fazer a prova na Casa Scania que preferir. A fase três compõe as finais regionais com quatro horas de treinamento. Elas terão prova teórica e de checklist (na qual o competidor precisa checar todos os itens do caminhão necessários antes de ser iniciada uma viagem). Nessa etapa, serão selecionados os 60 melhores motoristas. 

Haverá dois períodos de provas (16, 17 e 18 de setembro e 7, 8 e 9 de outubro). Em cada divisão, serão dez etapas ocorrendo simultaneamente em dez cidades diferentes. Em setembro, as cidades escolhidas são: São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT), Eldorado do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO). 

Os 60 melhores da fase 3 ganharão um curso presencial “Programa Caminhão Escola Avançado” de 40 horas, ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) ou pelo Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor). 

Como referência mundial em soluções de transporte sustentável, a Scania demonstra seu compromisso e sua responsabilidade na construção de sistemas rentáveis e sustentáveis que beneficiem a todos. Para atingir esse objetivo, as habilidades e a atitude do motorista são fundamentais. “O Scania Driver Competitions também põe em pauta o tema da sustentabilidade. Para produzir um ciclo sustentável no transporte, a Scania acredita numa tríade formada por veículo, motorista e serviços disponibilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário