sábado, 15 de julho de 2017

Por que os mapas são essenciais para a mobilidade autônoma?

Quando pensamos em veículos autônomos, imaginamos (ainda) um futuro distante, no qual o motorista só precisa apertar um botão no painel antes de estender as pernas e ver o cenário passar. 

Entretanto, por trás de toda a tecnologia envolvida, há um sistema integrado em pleno funcionamento e que já está presente, de diversas formas, nos automóveis de algumas montadoras – entre elas Audi, BMW e Mercedes-Benz – que usam a plataforma integrada da HERE Technologies.

Dentro desse sistema, os mapas desempenham um papel fundamental para a mobilidade autônoma. Em primeiro lugar, os veículos terão de assimilar completamente o ambiente que os cerca e despertar a total segurança e confiança dos ocupantes dos veículos, dos demais veículos e dos pedestres.

Para isso, os carros são abastecidos em tempo real com milhões de dados, de modo a identificar desde objetos móveis e imóveis no caminho até os diferentes níveis da rodovia, placas, sinalizações, limites de velocidade e pontos de interesse, antecipando as manobras do veículo e o seu comportamento dinâmico em relação a uma determinada via.

Enquanto um motorista normal pode ter um obstáculo para a leitura da placa, um carro autônomo, por outro lado, pode identificar o conteúdo e mapear com antecedência todos os limites de velocidade de uma viagem de longa distância, planejando dessa forma o melhor momento para realizar frenagens e acelerações, por exemplo, contribuindo para o fluxo de veículos e para uma viagem mais segura, confortável e previsível.

Ou seja, os mapas podem ser considerados o “cérebro” dos veículos autônomos, responsáveis pela a orientação do carro pela via, o que inclui a realização de curvas ou redução da velocidade até a frenagem nos semáforos, paradas para reabastecer o combustível, manter distância segura do veículo dianteiro e traseiro, ou simplesmente manter velocidade de cruzeiro.

Dispositivos da HERE Technologies

O mapa digital em alta definição - HD Live Map da HERE ajuda o veículo a realizar a leitura antecipada da via, por meio de uma base de dados na nuvem e de sensores que fornecem uma posição precisa do veículo. 

O protocolo padrão SENSORIS, também desenvolvido pela HERE, padroniza a comunicação entre os veículos, permitindo aos carros conectados à plataforma a visibilidade uns dos outros, recebendo as informações dos veículos ao redor para antecipar os movimentos, tomar decisões cada mais inteligentes e melhorar o fluxo do trânsito. Nesse ano, os carros da BMW já começaram a colaborar com a Plataforma de Localização Aberta da HERE (OLP), compartilhando dados coletados durante o trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário