sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Nissan desenvolve lava-rápido em miniatura para garantir qualidade e durabilidade da pintura automotiva



No Centro Tecnológico da Nissan América do Norte, em Michigan, um curioso equipamento cumpre uma função bastante especial. Com tamanho e formato de uma pipoqueira, um lava-rápido em miniatura é equipado com uma escova giratória que contém cerdas vibratórias azuis. Apesar de o funcionamento ser divertido de observar, a máquina é altamente especializada, permitindo que os engenheiros testem amostras de tinta para garantir que a pintura externa dos veículos Nissan seja capaz de enfrentar as condições severas impostas pela lavagem automática.

Muito antes de um modelo da Nissan chegar ao pátio da concessionária, os engenheiros da marca asseguram que cada cor de carroceria disponível vai continuar a ter um aspecto excelente, mesmo se o cliente submeter o seu 370Z ou Altima aos rigores de uma lavagem automática.

Para imitar um ciclo de lavagem automática, o lava-rápido em miniatura da Nissan gira a escova a aproximadamente 180 rpm. Enquanto jatos potentes esguicham água, as cerdas se chocam bruscamente contra a amostra de pintura. Já a "Poeira de Testes do Arizona" imita as condições de abrasão e aspereza enfrentadas em condições reais.

No vídeo, um modelo em escala 1:16 de um 370Z foi criado apenas para fins de ilustração. Em um teste real, a tinta da Nissan é aplicada em placas retangulares, como a amostra na cor amarela que aparece nas fotos. Estas são posicionadas no lava-rápido em miniatura e testadas inúmeras vezes, para garantir que o acabamento da carroceria tenha durabilidade e qualidade premium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário