quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Hispano Suiza retorna na onda da eletromobilidade


Hispano Suiza, a histórica marca de carros propriedade por quatro gerações da família Suqué Mateu, apresentará em Genebra um supercarro 100% elétrico fabricado em Barcelona. A marca da família Hispano Suiza volta a fabricar carros de prestígio em escala global.

Hispano Suiza Fábrica de Automóviles S.A. foi fundada em Barcelona em 1904 por Damián Mateu com o apoio do diretor técnico e engenheiro Marc Birkigt, também sócio da empresa. Graças a um modelo empresarial moderno, muito entusiasmo e imaginação, eles iniciaram o que se tornaria uma empresa líder em tecnologia automotiva e de aviação, que se concentrava muito em inovação, investimento e desenvolvimento.Em 1920, a nacionalização do governo francês da divisão de motores de aviação na França levou à criação da Société Française Hispano Suiza, S.A., que em 1968 foi adquirida pela Snecma, parte do grupo francês Safrán.

Em 2000, a Hispano Suiza assinou um contrato de transferência de marca com a Mazel Engineering para construir um protótipo, o supercarro de luxo de dois lugares HS21, que nasceu em Genebra no mesmo ano. Os modelos K8 e HS21-GTS, ambos evoluções do primeiro, foram apresentados em 2001 e 2002.

Desde sua fundação, quatro gerações da família Suqué Mateu têm incessantemente preservado e injetado ímpeto e dinamismo na marca da família e dedicado grandes esforços para manter viva essa grande herança. Damián Mateu, bisavô do atual presidente, fundou a empresa, e seu filho Miguel Mateu continuou seu projeto, criando carros de prestígio e de alta gama. Após sua morte, sua filha Carmen Mateu foi nomeada presidente e continuou o trabalho de seu pai através de uma série de atividades diferentes destinadas a manter viva a essência da marca.

A fundação do Club Hispano Suiza, em 2002, é apenas um exemplo dessa intensa atividade, que alcançou um de seus principais objetivos: perpetuar a marca por meio de eventos como exposições, conferências, publicação de livros, revistas, artigos de pesquisa, participação em corridas, etc.

Hoje, Miguel Suqué Mateu, bisneto do fundador e atual presidente da Hispano Suiza Fábrica de Automóviles S.A., fala sobre: "O sucesso na realização de um sonho que tivemos durante anos, ver mais uma vez a Hispano Suiza na estrada, no mundo todo." E acrescenta: "Em 1900, quando a Hispano Suiza começou, construiu o primeiro carro elétrico do mundo, mas o protótipo nunca foi fabricado industrialmente. Agora, 119 anos depois, em março de 2019, a Hispano Suiza tem seu primeiro carro 100% elétrico, com grande desempenho e fabricado em Barcelona, o que é a realização do sonho do meu bisavô."

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário