terça-feira, 23 de outubro de 2018

Honda CRF 250F 2019: a nova campeã das trilhas


A Honda traz mais uma novidade para o segmento off-road. Sucesso absoluto no Brasil, a linha CRF nacional passa a ter mais um produto para ampliar as opções dos amantes do esporte a motor e lazer nos finais de semana. 

A Honda CRF 250F é uma evolução da motocicleta off-road de maior sucesso vendida no Brasil, a CRF 230F, com a qual compartilha apenas a filosofia de projeto e, obviamente, o prestigioso logotipo estampado no tanque. Nascida de um projeto inédito, a CRF 250F se vale de um motor que é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação ao motor da CRF 230F.

Para fazer frente a este significativo incremento de performance a arquitetura do chassi foi alvo de criativas soluções, capazes de conciliar incomparável maneabilidade com a robustez esperada de uma Honda off-road.

No âmbito das suspensões o desenvolvimento seguiu a mesma premissa, preservando curso elevado mas com estrutura mais reforçada. Na dianteira o diâmetro dos tubos é de 41mm (37mm na CRF 230F), cifra adequada para a suportar o importante acréscimo de potência.

Também o sistema de freios recebeu o devido incremento de eficiência: o disco dianteiro tipo wave está associado a um cáliper de pistão duplo enquanto que na traseira o disco, também tipo wave, conta com cáliper de pistão simples.

Apresentada ao mercado em 2006, a Honda CRF 230F imediatamente se tornou a motocicleta favorita dos praticantes do off-road. Considerada uma das responsáveis pela democratização da modalidade no Brasil, ela representava a essência de tudo aquilo que os praticantes do trail, enduro, rali e até mesmo motocross buscavam: uma moto simples mas eficiente, que não exigia nenhuma modificação pois vinha pronta de fábrica, características que se preservam até hoje comprovando a competência de seu projeto.

A alma da CRF 250F é um moderno motor monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI. A potência máxima de 22,2 cv surge a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. A entrega linear da potência e torque em todas as condições de uso proporciona uma dirigibilidade superior e efetiva facilidade da gestão do acelerador.

Um eficaz sistema elétrico proporciona ao motor da Honda CRF 250F extrema confiabilidade da partida elétrica, capaz de garantir uso frequente, algo fundamental para uma motocicleta direcionada à pratica do off-road.

Outro fator de adequação da CRF 250F é a transmissão de cinco velocidades, que promove uma melhor utilização da força do motor sem exigir frequentes trocas de marcha, facilitando assim a pilotagem.

O chassi tipo berço duplo fechado é inédito e teve seu desenho inspirado nas CRF de competição. Construído com tubos de aço de elevada especificação, surpreende pela inovadora arquitetura: em vez de um único tubo superior, a CRF 250F conta com dois tubos paralelos que da coluna de direção descem rumo ao ponto de fixação da balança traseira.

O sistema de frenagem se vale de um disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo enquanto atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Especial cuidado foi dedicado ao correto ajuste da potência dos freios, em especial do traseiro, uma vez que no uso off-road a frenagem deve conciliar potência com sensibilidade exata, permitindo assim a mais eficaz desaceleração sem risco de perda de controle.

Completa a cena ciclística a adoção de pneus inéditos, os modernos Pirelli Scorpion XC, que oferecem maior capacidade de aderência por conta do desenho da banda de rodagem, no qual a disposição dos blocos, mais concentrada, favorece a tração, aderência em curvas e menores espaços de frenagem.

Como não poderia deixar de ser, a CRF 250F teve seu design totalmente inspirado nas motocicletas de alta performance off-road da Honda, entre as quais se destaca a CRF 450R.

Nela, como na novíssima CRF 250F, as partes plásticas têm que, necessariamente, atender à eficiência que é esperada de uma off-road. A CRF 250F impressiona pela agilidade de suas formas e agressividade dos grafismos.

Principais características da nova Honda CRF 250F
- motor SOHC de 4 válvulas por cilindro (potência/torque 20% maiores)*
- sistema de injeção PGM-FI ajustado para uso em off-road 
- chassi inédito proporcionando maior robustez e maneabilidade
- suspensões aperfeiçoadas e reforçadas
- freio a disco em ambas rodas
- pneus Pirelli Scorpion XC
- relação peso-potência de 4,9kg/cv (5,3kg/cv na CRF 230F) 
- peso seco de 114 kg
- design inspirado na CRF 450R

*quando comparado à CRF 230F

Disponível em toda rede de concessionários Honda à partir de novembro, a CRF 250F será disponibilizada em versão única na cor vermelha e tem preço público sugerido de R$ 14.990,00. A CRF 230F, porta de entrada no segmento off-road, permanece sem alterações em sua versão 2019 e continua sendo oferecida em versão única na cor vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário