sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GARRETT TURBINA MOTOR FPT CURSOR 13 DA SCUDERIA IVECO PARA A FÓRMULA TRUCK 2012



Os caminhões Iveco Stralis da Scuderia Iveco vão estrear nos campeonatos brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck, que começam no próximo dia 4 de março, no Velopark, em Nova Santa Rita, RS, com o motor Iveco FPT Cursor 13 alimentado por turbo Garrett. O novo turbo é resultado de um trabalho entre a Iveco e a Honeywell Turbo Technologies realizado ao longo do ano passado para proporcionar retomadas mais rápidas nas acelerações de saída de curva sem comprometer o desempenho do motor em altas rotações.

A parceria teve o objetivo de ampliar o potencial dos caminhões em todas as pistas dos campeonatos, especialmente em circuitos mistos, com curvas de baixa velocidade que exigem elevado torque do motor para retomadas mais eficientes. Com esse equipamento, os pilotos Beto Monteiro e Valmir Hisgué Benavides esperam manter o processo de evolução gradativa da equipe nos dois campeonatos e lutar pelos títulos deste ano.

Marcelo Sakurai, engenheiro de motores da Scuderia Iveco, salienta que a parceria com a Honeywell teve o objetivo de desenvolver um turbocompressor específico para os caminhões de corrida, atendendo às necessidades de performance características dessa aplicação. “Desejávamos maior velocidade em retomadas e a Honeywell encontrou a solução adequada com a vantagem adicional de harmonizar torque e potência e melhorar o desempenho global dos veículos”, salientou.

De acordo com Sakurai o novo turbo melhorou muito a retomada do motor Iveco FTP Cursor 13, uma das prioridades, mas o trabalho conjunto permitiu acentuar as acelerações e até ampliar a velocidade final dos veículos. Outro resultado importante foi a robustez do turbo Garrett que demonstrou durabilidade e confiabilidade na pista ao longo de toda a fase de testes preliminares para as corridas. “E podemos melhorar ainda mais porque o programa de desenvolvimento continuará ao longo do ano”, acrescenta.

Com seis cilindros em linha, 13 litros, quatro válvulas por cilindros, unidades injetoras para cada cilindro e potência em torno de 1.200 cv, o motor Iveco FPT Cursor 13 é considerado o melhor da categoria em circuitos de alta velocidade. O programa resultou em evolução em todos os sentidos por intermédio de um trabalho de engenharia que envolveu rotor e carcaça quente, até encontrar uma configuração adequada às características de torque e potência do motor.

Mais nova equipe da Fórmula Truck, a Scuderia Iveco começou a participar das provas em 2008, enquanto as demais já tinham mais de dez anos de experiência. Sakurai reconhece que foi um começo de aprendizado e de evolução gradativa e que na terceira temporada, em 2010, a Scuderia Iveco obteve a primeira vitória, com Beto Monteiro na pista gaúcha do Velopark, a mesma que abrirá a temporada deste ano.

Para ele, embora os números não ajudem, em 2011 a equipe atingiu o melhor desempenho, porque chegou ao terço final das provas com um caminhão realmente competitivo.

“Essa permanente evolução é resultado de um trabalho de pesquisa, como esse realizado com a Honeywell. E de uma equipe que trabalha unida envolvendo montadora, preparadora, chefe de equipe, mecânicos e pilotos, que discutem os problemas, sugerem melhorias e participam das decisões. O segredo é união e muito diálogo”, acrescenta Sakurai. E finaliza que todos respeitam os concorrentes, mas que 2012 será o melhor ano da Scuderia Iveco na Fórmula Truck.



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